DestaqueEspecial Eleições 2022Política

Eleições no Brasil e o segundo turno

No domingo 2 de outubro, os brasileiros foram às urnas escolherem seus representantes. A votação começou pontualmente às 8 da manhã, em todo território brasileiro, pela primeira vez a votação aconteceu no mesmo horário de norte a sul do Brasil.

Eleições 2022 no Brasil
Eleições 2022 no Brasil. (Foto: Reprodução/Yahoo)

Nas embaixadas também houve votação, somente para presidente.
Os principais candidatos à presidência aproveitaram a manhã de domingo para votar. O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro chegou ao Rio de Janeiro para votar acompanhado do filho e se pronunciou após seu voto:


Tanta gente nas ruas nos apoiando, infelizmente não viram na imprensa. Faz parte da regra do jogo. O que vale é o Datapovo. Eleições limpas? Sem nenhum problema. Que vença o melhor”.
O candidato Lula chegou para votar em Santo Bernardo , acompanhado do seu candidato a vice e também se pronunciou após seu voto:
“Há quatro anos, eu não pude votar porque tinha sido vítima de uma mentira nesse país. Estou votando com a minha total liberdade e com a possibilidade de voltar a ser presidente da República. Essa é a eleição mais importante para mim.”


A Candidata Simone Tebet também aproveitou a manhã para votar em Campo Grande, e se pronunciou também:
Hoje, a democracia se fortalece, é o povo na rua legitimamente escolhendo aquele e aquela que têm que ser os seus candidatos que vão representá-lo, não só como candidatos e futuros presidentes da República, mas também senadores, deputados federais, deputados estaduais e governadores”


O candidato Ciro Gomes votou em Fortaleza e também se pronunciou após o voto:
“Eu pretendo parar por aqui, por uma circunstância: se eu ganhar, eu troco minha reeleição pela eleição de forma que o país precisa ter, que foi jogado na lata do lixo em troca de um projeto de poder para o país. E se eu não vencer, eu quero ajudar a juventude a pensar coisas sem a suspeição de uma candidatura”

Alexandre de Moraes se pronuncia nas eleições


O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral o ministro Alexandre de Moraes afirmou, que o primeiro turno das eleições foi pacífico em todo país. Moraes se pronunciou:
“As eleições realmente foram tranquilas, seguras. A população compareceu, votou sem confusão, sem violência. Este ano houve um acompanhamento maciço de todas as entidades fiscalizadoras, e isso levou a população um sentimento de mais confiança, porque passou a conhecer intimamente etapa por etapa das urnas, da verificação, da legitimidade da votação eletrônica.”

Presidente do TSE Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes no TSE. (Foto: Reprodução/TSE)


“Nessa eleição houve o menor índice de votos brancos e nulos, e Moraes também falou sobre isso:
Aproximadamente 7,5 milhões de pessoas compareceram a mais para votar em candidatos, deixando de votar nulo e em branco. Talvez porque é uma eleição acirrada, mais polarizada. Isso pode ter sido um dos motivos concorrentes para que tenham ocorrido filas.

Leia também: Despedida de Federer do tênis

É diferente uma pessoa anular o voto, votar em branco do que escolher as cinco opções, leva um tempo a mais. É um dado interessantíssimo, porque representa uma maior participação efetiva na escolha dos dirigentes do país”,

Lula se pronuncia sobre as eleições e o segundo turno no Brasil

Após o fim da votação e a apuração das urnas, com um segundo turno confirmado, os dois candidatos que irão para a disputa falaram sobre.

5G é liberado pela Anatel em mais sete capitais: Eleições no Brasil e o segundo turno


Lula falou para as horda de apoiadores em São Paulo:
“Eu disse que toda eleição eu quero ganhar no primeiro turno. Mas nem sempre é possível. Eu sempre achei que íamos ganhar essas eleições, e nós vamos ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação. Vai ser importante para a gente fazer um debate tête-à-tête com o atual presidente da República”

Bolsonaro fala sobre o segundo turno

Já o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro falou direto do Palácio da Alvorada:
“Vencemos a mentira no dia de hoje das pesquisas E vamos mostrar agora melhor à população brasileira, especialmente à classe mais afetada pela política do melhor ficar em casa e a economia a gente vê depois”


Na segunda feira, dia 3 de outubro os candidatos que disputam o segundo turno, começaram a buscar apoio dos candidatos perdedores e eleitos pelo Brasil.
Jair Bolsonaro tem o apoio do governador eleito de Minas Gerais Zena, do candidato perdedor do governo de São Paulo Rodrigo Garcia e do Senador eleito Sergio Moro.

Eleições no Brasil 2022
Eleições no Brasil 2022. (Foto: Reprodução/CNN)


Sergio Moro postou em seu Twitter:
“Lula não é uma opção eleitoral, com seu governo marcado pela corrupção da democracia. Contra o projeto de poder do PT, declaro, no segundo turno, meu apoio a Bolsonaro.”
O governador de São Paulo e candidato perdedor Rodrigo Garcia disse:
“Com muita honra, declaro meu apoio ao presidente Bolsonaro. Não quero o PT em São Paulo, muito menos para o Brasil. Meu apoio incondicional e meu trabalho neste segundo turno são para que o presidente Jair Bolsonaro possa se reeleger.”


O governador reeleito Zema também declarou apoio à Jair Bolsonaro;
Sabemos que, no passado, o PT foi uma grande tragédia em MG”. Foi uma das gestões mais desastrosas que o Estado já teve. Como sou mineiro e senti na pele esse desastre, tenho a obrigação de combater um governo que causou danos enormes não só ao Estado, mas também a cidades grandes, como Uberlândia e Pouso Alegre, que tiveram tragédias nas gestões do PT.”


Já o candidato Lula tem o apoio do ex adversário Ciro Gomes, da bancada do PDT e da bancada do Cidadania
Ciro Gomes declarou seu apoio dizendo:
Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste aos brasileiros duas opções que, a meu ver, são insatisfatórias.”

Bancada do PDT declara apoio

A bancada do PDT também declarou seu apoio, com as palavras de Carlos Lupi:
“Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que reste aos brasileiros duas opções que, a meu ver, são insatisfatórias.”
A bancada do Cidadania também declarou seu apoio pelas palavras de Roberto Freire:
“Encaminhei à Executiva Nacional, que se reúne nesta terça-feira, às 12 horas, posicionamento a favor de que o partido declare apoio a Lula no segundo turno”, escreveu, em nota oficial. O apoio foi formalizado nesta terça-feira.”
Os candidatos podem fazer campanha até o dia 29 de outubro, o segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *