Educação

Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas

O projeto de lei prevê a inclusão de educação financeira na grade escolar do Rio Grande do Sul. A PL foi aprovada na terça-feira passada (7) na Assembléia Administrativa, e durante a votação, a deputada federal Luciana Genro (PSOL) foi criticada pelo seu posicionamento contrário.

“Ridículo porque o problema das finanças das famílias cujos filhos estudam em escola pública não é de educação financeira, é de falta de dinheiro. O salário das pessoas não chega até o final do mês, então elas são obrigadas a se endividar para sobreviver, para comprar um botijão de gás, para comprar o arroz e o feijão” , declarou durante a votação.

PL
Luciana Genro (PSOL) é deputada federal do Rio Grande do Sul e foi contra a PL (Foto: Reprodução/Twitter)
Caso Henry Borel: Dr Jairinho é interrogado: Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas

Ainda nas redes sociais, a deputada compartilhou o trecho de sua decisão e adicionou mais críticas.

“Seria realmente constrangedor e embaraçoso para um professor e uma professora tentar ensinar uma criança que vive em uma família pobre a administrar suas finanças a ponto de não se endividar. Então eu sinto muito, mas não posso dar meu voto favorável a esse absurdo”, alegou.

A reação na internet foi imediata e a deputada tem sofrido críticas. A influencer Nathália Rodrigues, mais conhecida nas redes como Nath Finanças, foi uma das pessoas que discordam do posicionamento da deputada federal.

“Discordo respeitosamente, Luciana. Educação financeira ajuda a população de baixa renda a não cair nas armadilhas, principalmente com os grande bancos. Educação financeira não é pra se conformar com o sistema e sim questioná-lo. Se você tiver disponibilidade pra gente bater um papo seria ótimo te contar o quanto foi importante educação financeira para as pessoas que consomem meu conteúdo. Saíram das dívidas, diminuíram no cartão de crédito e deixaram de pagar tarifas abusivas de bancos. Só chamar na dm (mensagem direta)“, postou a influenciadora via Twitter.

PL
Nathália Rodrigues, mais conhecidas como Nath Finanças, respondeu a deputada nas redes. (Foto:Reprodução/Carta Capital)
Região de Donbass sob ataque e civis em perigo: Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas

Ao que a deputada respondeu, afirmando que sofre ataques de eleitores do presidente Jair Bolsonaro e que entrará em contato com a influencer.

“Oi, Nath! Obrigada pelo comentário respeitoso, diferente dos bolsonaristas e liberais que me atacam. Vamos conversar, te mando uma DM. Quero te contar sobre o contexto do projeto e a situação das escolas públicas gaúchas. Não sou contra a educação financeira, mas sim este PL” escreveu a deputada.

PL 231/2015 do Rio Grande do Sul

O projeto de lei tem como base a inclusão da obrigatoriedade da Educação Financeira na grade curricular nas escolas do Rio Grande do Sul. E foi aprovado com 34 votos favoráveis e seis contrários. 

Foi apresentado pela primeira vez em 2015 e passou três anos tramitando nas comissões de Educação e de Constituição e Justiça.

As últimas vagas para copa estão preenchidas.: Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas

Um comentário sobre “Deputada é contra PL de educação financeira e sofre críticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *