Conheça o grupo A da copa do Catar
A copa do mundo de 2022 está cada vez mais perto, faltando pouco mais de 3 meses para copa, o Notícias Seria Brasil, vai ter uma série de matérias sobre os países que irão participar dessa evento histórico, a primeira a ser realizada nos emirado Árabes e a primeira a ser realizada no inverno.
A apresentação dos países participantes irá ser por grupos. O primeiro serão os países do Grupo A.
Catar
País sede da copa do mundo, e irá fazer sua estreia em copas. Seu primeiro jogo oficial foi em 27 de março de 1970, nesse jogo perdeu de 2×1 para o Bahrein
Sua primeira aparição em eliminatórias, foi em 1975, para a copa da Ásia, não conseguiram um bom resultado. No ano seguinte em 1976 ficaram em terceiro lugar na copa do golfo.
leia também: Acordo de cereais prejudicado por ataque russo a porto na Ucrânia
A seleção atual que vai disputar a copa, tem como técnico o espanhol Félix Sanchez, que já deu ao Catar o título da copa da Ásia em 2019, onde venceu a forte seleção japonesa. Foi o país convidado para disputar a copa América em 2019, onde terminou em décimo lugar. Foi também o país convidado para disputa da Concacaf em 2021 e chegou a ser semifinalista da competição.
O maior destaque da seleção catariana é:
Almoez Ali, é o artilheiro da seleção do Catar com 14 gols. Ele foi o principal nome do titulo da copa da Ásia, em 2019. Foi o artilheiro do torneio com 9 gols (com gol de todos os estilos, cabeça, bicicleta, calcanhar..).
Equador também está na copa
Se classificou diretamente para copa pelas Eliminatórias Sul-Americanas, onde ficou em quarto lugar, ficando à frente de seleções tradicionais da América do Sul como Chile e Colômbia.
Seu primeiro mundial foi em 2002, onde foi uma das sensações das eliminatórias em 99, na copa de 2002 foi eliminado logo na primeira fase, vencendo apenas um jogo e marcando apenas 2 gols.
Voltou a participar do mundial em 2006 e 2014, tendo seu melhor resultado em 2006 onde se classificou para as oitavas de final e foi eliminado.
Seu time atual é dirigido pelo argentino Gustavo Alfaro, um dos grande responsáveis pela Classificação equatoriana, pois mudou o jeito que a seleção jogava.
Entre seus destaques de jogadores estão:
O zagueiro Arboleda que atua no futebol brasileiro pelo São Paulo. Enner Valência que é o artilheiro tanto do seu clube no futebol turco (Fenerbache). Mais um zagueiro é destaque, Pervis Estupiñán que joga no futebol espanhol pelo Villareal.
Senegal
O Senegal se classificou para copa em dois jogos dramáticos contra o Egito. Ele perdeu o primeiro jogo por 1-0 em seu estádio diante de sua torcida. Foi até o Egito e venceu por 1-0, e a classificação foi disputada nos pênaltis. Onde Mané bateu o pênalti decisivo da vaga na copa.
A primeira copa que participou foi a de 2002, e passou pela fase de grupos em segundo lugar. Só foi eliminado nas quartas de final e acabou em sétimo lugar.
Participou da Copa da Rússia em 2018 mas foi eliminada na primeira fase. Sua terceira participação em copas.
Leia também: Pequenos gênios no quadro do programa Domingão
O time que vai para Copa é dirigido por Aliou Cissé, que vai embalado para copa, após vencer a Copa Africana de Nações, com uma boa vitória sobre o Egito. É uma seleção forte do grupo A.
São destaques da seleção senegalesa:
O ex craque do Liverpool e atualmente joga no Bayern de Munique Sadio Mané, que é um dos artilheiros da Seleção e um dos pilares da seleção senegalesa.
Outro craque fica no gol, Édouard Mendy, que joga no Chelsea, um exímio pegador de pênaltis.
Holanda
A Holanda se classificou direto para copa, liderando seu grupo que ainda tinha Turquia e Noruega. É uma das principais seleções da atualidade.
Sua primeira participação em copas foi em 1934 onde foi eliminada na primeira fase e 1938 que foi eliminada logo na primeira fase. Após essas participações a Holanda sumiu do mapa do futebol e só voltou a dar o ar da graça na década de 70, com sua seleção que enchia os olhos, 74 e 78 ficou com o vice campeonato. Na década de 80 não conseguiu se classificar para as copas.
Nos anos 90, participou da Copa de 1990 onde caiu nas oitavas, em 94 seguiu até as quartas de final, sua melhor colocação na década de 90, foi na copa de 98 o de terminou em quarto lugar.
Para copa de 2002 não se classificou, e chegou apenas até as oitavas na copa de 2006.
Suas melhores participações em copas foram em 2010 e 2014, onde obteve respectivamente o vice campeonato e o terceiro lugar. Não se classificou para copa da Rússia em 2018.
A seleção para a copa do Catar é treinada pelo técnico Loius Van Gaal que promoveu uma renovação na seleção holandesa.
Entre os jogadores estão os destaques:
O meio campista Frenkie de Jong que atualmente joga no Barcelona dono de passes milimétricos e certeiros a grande maioria das vezes. E o zagueiro Virgil Van Dijk que é um dos líderes da equipe, foi eleito o melhor jogador da UEFA pelo seu desempenho na temporada 18-19.
A Holanda é a grande favorita do grupo A, mas fica a pergunta: Será que teremos alguma zebra nesse grupo?