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Comércio mineiro projeta recuperação nas vendas para segundo semestre, aponta pesquisa da Fecomércio MG 

O Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, divulgou os resultados da pesquisa que traça o cenário empresarial para o segundo semestre de 2025, com base em entrevistas com empresas do comércio varejista em todas as regiões de estado. O levantamento revela um clima de otimismo crescente entre os empresários, impulsionado principalmente pela expectativa de melhora nas vendas em datas comemorativas estratégicas, como o Natal, o Dia dos Pais e a Black Friday.

De acordo com o estudo, 74,7% dos empresários acreditam que as vendas no segundo semestre serão melhores do que no primeiro. Esse sentimento positivo é sustentado por uma série de fatores, incluindo a sazonalidade típica do segundo semestre, investimentos planejados em propaganda, promoções e atendimento diferenciado, além de uma expectativa geral de aquecimento do comércio. “A percepção de melhora é resultado de uma conjunção de fatores, como a adaptação das empresas às novas dinâmicas de consumo, a aposta em estratégias de divulgação e a tradição de maior movimentação comercial nas datas comemorativas do segundo semestre”, explica a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

Segundo a pesquisa, 51,4% das empresas pretendem investir em divulgação e propaganda, 34,6% apostarão em promoções, enquanto 30% destacam o atendimento diferenciado como principal estratégia para conquistar o consumidor. Para Gabriela Martins, “esses dados mostram uma maior maturidade do setor, que vem apostando não apenas em preços, mas também na experiência do cliente e no relacionamento com o público”.

O estudo também revela que 59% dos empresários consideram o Natal como a data mais importante para o desempenho do segundo semestre, seguido pelo Dia dos Pais (21,1%), Black Friday (17,7%) e Dia das Crianças (16,2%). A forma de pagamento que deverá se destacar no período é o cartão de crédito parcelado, apontado por 48,9% dos entrevistados, seguido pelo Pix (30%).

Apesar do otimismo, há desafios a serem enfrentados. Entre os empresários que não acreditam em melhora, os principais entraves citados são o preço elevado dos produtos (32,2%), a concorrência desleal (13%), a mudança de governo e o momento econômico do país, ambos também com 13%.  “Embora a maioria esteja confiante, é preciso atenção a questões como inflação, crédito restrito e o poder de compra ainda fragilizado de parte da população. Esses fatores podem limitar o crescimento esperado”, alerta Gabriela Martins. “Mais do que nunca, o comércio precisa combinar planejamento estratégico com agilidade para responder às mudanças do mercado”, completa. O levantamento mostra ainda que, comparado ao mesmo período de 2024, 36,1% das empresas registraram aumento nas vendas no primeiro semestre de 2025, enquanto 38,8% disseram que os resultados foram iguais ao segundo semestre do ano passado.

A pesquisa da Fecomércio MG, realizada entre os dias 23 e 27 de junho de 2025, teve amostragem representativa e margem de erro de 5%, com 95% de nível de confiança. Os dados oferecem não apenas um termômetro do comércio mineiro, mas também um guia prático para as empresas se prepararem para um dos períodos mais decisivos do ano. “Estamos diante de um semestre que pode marcar a consolidação da recuperação econômica do varejo mineiro, desde que os empresários estejam atentos às oportunidades e às vulnerabilidades do cenário atual”, conclui Gabriela Martins.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.  

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