Começa a IX cúpula das Américas
Entre os dias 6 a 10 de junho, em Los Angeles na Califórnia, não houve convite para Cuba, Nicarágua e Venezuela, o país cede é quem atribuí os convites para os países.

A IX cúpula das Américas tem previsão de reunir 30 países das Américas, mas haverá boicotes após veto da participação de alguns países. A justificativa para não participação de Cuba, Nicarágua e Venezuela foi a que esses países não são nações democráticas, e essa justificava levou o presidente Mexicano Andrés Manuel López Obrador a boicotar a cúpula, Bolívia, Honduras, Guatemala e o bloco caribenho que é composto por 15 países não confirmaram presença ainda.

A cúpula se baseia em cinco pilares das discussões que são:
- Saúde e Resiliência nas Américas
- Futuro Verde
- Aceleração da transição para energia limpa
- Transformação Digital
- Governança Democrática
A programação oficial da cúpula começa no dia 8:
Quarta feira 8 de junho
– Reunião Ministerial do Grupo de Revisão de Implementação da Cúpula: com objetivo de rever as decisões tomadas nas cúpulas antigas.
– Cerimônia inaugural da Cúpula das Américas: é oferecido por Joe e Jill Biden.
Quinta Feira 9 de junho
– Sessão de abertura do Plenário de líderes.
– Jantar dos líderes
– recepção dos líderes
– recepção dos delegados
Na cúpula Biden quer recuperar as relações com os países latinos, após Trump manter por anos a política de “EUA em primeiro lugar”.

Um dos temas que serão discutidos será a participação da China na economia latina, pois há anos ela é uma das principais parceiras econômicas, Biden quer Washington como parceiro econômico dos latinos, para reforçar a proximidade das cadeias de suprimentos, médicos e energia limpa.
Pingback: ColorMag | Bolsonaro é condenado a pagar indenização