Cine Graciano: Programação de janeiro
Exibição de O Último Episódio, de Maurílio Martins; Mostra Mumia voltada para o público infantil e sessões comentadas com diretores integram agenda de janeiro
O Cine Graciano, iniciativa da Filme de Rua, abre 2026 com uma programação especial e gratuita para o período de férias. Entre os destaques estão as sessões comentadas dos filmes Abre Alas, com a diretora Ursula Rösele, na próxima terça-feira (13/01), às 19h; Entre Vênus e Marte, com a diretora Cris Ventura, na quinta-feira (15/01), às 19h; e O Último Episódio, que contará com a presença do diretor Maurílio Martins, no dia 22/01, também às 19h. Após as exibições, o público poderá participar de conversas sobre os processos criativos e os temas abordados nas obras.
A programação ainda dá ênfase à Sessão da Tarde nas quintas-feiras (22 e 29/01), às 15h, voltada ao público infantil. Nessas datas, o Cine Graciano recebe dois conjuntos filmísticos da Mostra MUMIA – Mostra Udigrudi Mundial de Animação.
Sobre o Cine Graciano – A Sala Cine Graciano foi inaugurada em novembro de 2025 e leva no nome uma homenagem a Hugo Graciano, um dos jovens com trajetória marcante junto à Filme de Rua, participante do coletivo desde o seu início, e que partiu em março de 2024, com apenas 26 anos. Conhecido por sua persistência, alegria, amizade e criatividade, ele atuou como artista, criador e mobilizador da Filme de Rua. Com uma trajetória de muitas vidas em transformação, filmes premiados e experimentações de produção, a Filme de Rua, com a sala Cine Graciano, amplia o acesso à cultura na cidade, promovendo o circuito não comercial de exibições em BH e fortalecendo a rede de proteção e valorização das camadas mais esquecidas e invisibilizadas da sociedade brasileira.
Serviço
Cine Gracino: programação de janeiro
Rua Itapecerica, 468, Lagoinha
Entrada gratuita (sem retirada de ingressos. é só chegar!)
Informações: instagram.com/filmederua
13/01 (terça-feira) – 19h
Sessão comentada pela diretora do filme Ursula Rösele
Abre Alas
De Ursula Rösele, documentário, Brasil (Minas Gerais), 2025, 109′ | 12 anos
Sinopse: Um encontro com sete mulheres entre 53 e 85 anos acerca do que calaram na vida. O filme se passa em um único cenário, no qual, além de conversar sobre suas histórias, elas vivenciam performances criadas a partir de seus depoimentos.
15/01 (quinta-feira) – 15h Sessão da Tarde
Mostra Jackson Abacatu
*indicação livre, não especificamente voltada para infâncias
Ketz
De Jackson Abacatu, animação, 2016, 0’50”
Sinopse: Quando gatos e jazz se encontram.
Controle de Tráfego
De Jackson Abacatu, experimental, 2021, 7’28”
Sinopse: A evolução da humanidade é diretamente proporcional à evolução dos carros?
O Homem que Pintava Músicas
De Jackson Abacatu, animação (técnica mista), 2013, 15’20”
Sinopse: Qual será o som de uma mancha vermelha? E do amarelo com um pouquinho
de cinza? Existe uma trilha sonora das montanhas, ou a música do mar?
Svaiz
De Diego Akel, Leo Ribeiro, Felipe Thiroux, Adriane Puresa, David Mussel, Anna Thereza Menezes, Alexandre Bersot, Jackson Abacatu e Ronaldo Oliveira, Brasil, 2012/2015, 9’9″
Sinopse: Sviaz é uma livre adaptação do conto do escritor russo, Daniil Kharms. O curta foi produzido de forma coletiva, onde os diferentes estilos dos animadores complementam a ideia original de narrações desconexas dentro do trabalho de Kharms. A história gira em torno das desventuras de um violinista nas ruas do bairro de Santa Teresa.
15/01 (quinta-feira) – 19h
Sessão comentada pela diretora do filme, Cris Ventura, e pela atriz Ed Marte. Mediação: a confirmar.
Entre Vênus e Marte
De Cris Ventura, 61′ | 12 anos
Sinopse: Ed Marte, após séculos de hibernação em sua cápsula, ressurge na cidade de Belo Horizonte com a missão de resgatar a princesa Nickary e buscar aliades na luta da superação da normatividade binária, para isso contará com a ajuda e poderes da mestra Freddona, acompanhada de sua amiga Suvaca e seu droide Trekinho.
20.01 (terça-feira) – 19h
Longa Contemporâneo Cinema Mineiro
Tudo O Que Você Podia Ser
De Ricardo Alves Jr., ficção, 2023, 83′ | 16 anos
Sinopse: É o último dia de Aisha em Belo Horizonte. Acompanhamos a despedida na companhia de suas melhores amigas: Bramma, Igui e Will. Por meio do cotidiano e dos encontros entre as personagens, o filme tece um retrato afetuoso sobre a família que se escolhe constituir através do valor da amizade.
22/01 (quinta-feira) – 15h Sessão da Tarde
Mostra Mumia – Sessão Infantil 1 (voltada para infâncias)
Florescer
De Jéssica Andrade, Yasmin Tiana e João Elias, animação, Brasil, 2025, 6’35” | 10 anos
Sinopse: Em uma casa mergulhada em silêncio, duas irmãs descobrem que o luto não habita apenas pessoas, mas os espaços que elas deixam para trás.
Trago em mim todos os sonhos do mundo
De Rodrigo Vulcano e Lucas Lima, animação, SP, 2024, 13′ | Livre
Sinopse: Estelinha é uma menina que muda de personalidade durante o dia e tem que lidar com seus muitos eus, assim como Fernando Pessoa.
Âmago-açu
De Diego Dill, fantasia, 2025, 11’30” | Livre
Sinopse: Uma singular criatura tem sua vida transformada ao ser perseguida por um ser gigantesco. Esse fato a transporta para um mundo misterioso, onde conhecerá a verdade sobre si mesma.
Comadre Florzinha
De Rai Diniz e Carlos Mosca, animação, Brasil, 2025, 10′
Sinopse: Laís é uma menina sonhadora, filha de Iara, uma sereia que se tornou humana. Ela tem um livro que guarda o título de posse da floresta verde. Comadre Florzinha, sua madrinha, precisa desse título para salvar sua floresta.
Fotossíntese
De Rodrigo do Viveiro, animação, fantasia e drama, 6’33”
Sinopse: Brotinho é uma semente que nasce diferente dos outros Brotinhos. Enquanto todos os outros seres grama crescem e ganham formas robustas de árvores, os Troncos Árvores, Brotinho demora para alcançar suas modificações e acaba sofrendo bullying dos seres grama ao seu redor. Porém, quando sua transformação acontece, agora o Tronquinho Florido entenderá o motivo de ser diferente dos outros.
22/01 (quinta-feira) – 19h
Sessão comentada pelo diretor do filme, Maurílio Martins.
Mediação: a confirmar.
O Último Episódio
De Maurílio Martins, ficção, Brasil (Minas Gerais), 2025, 112′
Sinopse: Erik, um garoto de 13 anos, tem uma paixão platônica por Sheila e, para se aproximar dela, diz ter em casa uma fita com o lendário “último episódio” do desenho Caverna do Dragão. Com a ajuda de seus amigos, precisa inventar uma saída para a enrascada em que se meteu, vivendo uma intensa história de amadurecimento.
27/01 (terça-feira) – 19h
Curtas Contemporâneos Cinema Nacional
Procura-se Irenice
De Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça, documentário, Brasil, 2016, 25′ | 12 anos
Sinopse:O resgate de uma personagem silenciada. “Procura-se Irenice” é a busca por uma atleta esquecida. O encontro com uma história apagada pela ditadura.
Forrando a Vastidão
De Higor Gomes, ficção, drama, MG, 2021, 15’29”
Sinopse: Lia se prepara para o futuro. Seja lá qual for.
Ser Feliz no Vão
De Lucas H. Rossi dos Santos, 2020, 12′, Rio de Janeiro | 14 anos
Sinopse: Um ensaio preto sobre trens, praias e ocupação de espaço.
29/01 (quinta-feira) – 15h Sessão da Tarde
Mostra Mumia – Sessão Infantil 2 (voltada para infâncias)
Seu vô e a baleia
De Mariana Elisabetsky, animação, SP, 2024, 13′
Sinopse: Após a perda do seu querido avô, o jovem Mundinho encontra a baleia de quem o velho pescador sempre falava. Enquanto ela repousa ao seu lado na praia, dia após dia, Mundinho elabora sobre a morte do avô com a ajuda de um grande amigo.
Eu e o boi, o boi e eu
De Jane Carmen Oliveira, animação, Minas Gerais, 2024, 5’44”
Sinopse: Uma menina, amedrontada após escutar o relato da mãe sobre o temido Boi da Manta, tem sua primeira experiência na festa pedroleopoldense, que culmina no encontro com o Boi. Após o estranhamento inicial, o medo se esvai e dá lugar ao fascínio, ao reconhecimento e à admiração por essa criatura, e pela festa do Boi da Manta como um todo.
O Enigma do Tempo
De Anderson Lister, animação, SP, 2024, 11′ | Livre
Sinopse: Lupi mal pode esperar para comer os deliciosos figos que crescem na Figueira, mas o amadurecimento das frutas é demorado. Quando fica sabendo sobre a lenda de um antigo artefato chamado Chronokairo, que, diz a lenda, pode controlar o tempo, Lupi se anima para usá-lo e, assim, comer as frutas mais rápido. Ela convence Baduki a se aventurarem por uma parte não-explorada do mapa a fim de procurar pelo lendário artefato. No caminho, Baduki vê coisas impressionantes que o fazem se perguntar: se o artefato existir, será que acelerar o tempo é mesmo uma boa ideia?
Quintal
De Mariana Netto, animação, BA, 2022, 15′
Sinopse: Diadorim é uma menina sonhadora, e Riobaldo, um alegre passarinho azul. Em um terreno abandonado, aparentemente esquecido pela cidade grande, eles buscam juntos se libertar das limitações impostas pelo cotidiano. Inspirado na obra de Manoel de Barros.
Ernesto e Oscar
De Fabio Belotte
29/01 (quinta-feira) – 19h
Longa Contemporâneo Cinema Nacional
Neirud
De Fernanda Faya, documentário, 72 min (aproximadamente)
Sinopse: Neirud morreu sem deixar vestígios de seu passado. Confrontando segredos de família, a cineasta reconstrói a vida de sua enigmática tia, que foi lutadora circense em uma trupe feminina clandestina nos anos 60 e descobre uma história de amor que transformará o papel de Neirud em sua própria família.

