CFBM cria canal de denúncias para mulheres vítimas de assédio
No mês da Mulher, a Câmara da Mulher Biomédica, criada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), lançará, no dia 13, um canal específico com o objetivo de apoiar as mulheres biomédicas vítimas de abusos e assédios em seus ambientes de trabalho. Será um espaço onde as práticas poderão ser denunciadas de forma segura para a profissional. O canal contará com o apoio de advogadas voluntárias que prestarão esclarecimentos jurídicos acerca das providências a serem tomadas pelas biomédicas.
De acordo com o levantamento da startup de aconselhamento jurídico Forum Hurb, cerca de 18,3% das mulheres já sofreram assédio sexual no trabalho, percentual cinco vezes maior que o dos homens, que corresponde a 3,4%. Já o assédio moral, mais de 30% das mulheres relatam já terem sofrido esse tipo de violência, enquanto para os homens apenas 22% relatam o abuso.
Dentre os pilares da Câmara da Mulher Biomédica está o combate a esse tipo de violência. De acordo com a coordenadora da Câmara e conselheira do CFBM, Dra. Janaína Naumann, as mulheres já são impactadas pela dupla e às vezes tripla jornada de trabalho e ainda, por vezes, se submetem a um ambiente de trabalho hostil, seja pela necessidade ou pela falta de esclarecimentos.
A conselheira do CFBM reforça ainda que a bandeira contra o assédio deve ser hasteada por todas as mulheres que vivenciam ou não esse tipo de conduta. “O assédio moral ou sexual no ambiente profissional é uma batalha que tem que ser enfrentada não só pelas mulheres que são acometidas por esse tipo de violência, mas também por aquelas que tem uma posição privilegiada frente a isso. O assédio precisa ser combatido, disparou.
Canal de Denúncias
As mulheres biomédicas que tiverem interesse em buscar esclarecimentos jurídicos acerca das situações vivenciadas no ambiente de trabalho poderão buscar apoio – anônimo ou não – no site camaradamulherbiomedica.com.br , por meio de um formulário próprio. Mesmo as denúncias identificadas serão mantidas sob sigilo.
O lançamento do Canal da Mulher Biomédica acontecerá nesta quarta-feira, a partir das 14h, na sede do Conselho Federal de Biomedicina, em Brasília. O evento, que também abordará os direitos trabalhistas das biomédicas e o autocuidado feminino, é gratuito e terá transmissão ao vivo pelo canal do CFBM no youtube.
Para mais informações, visite camaradamulherbiomedica.com.br.