Economia e Negócios

CDL-Iguatu comemora 60 anos de fundação em noite de emoção e homenagens

Uma noite memorável digna de entrar para a história marcou as comemorações dos 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Iguatu, no seu Jubileu de Diamante. O evento realizado no Imperium Paulista, bairro Fomento, reuniu diretores lojistas, lideranças do movimento cedelista do Ceará, autoridades constituídas e outros agentes públicos, além de empresários e representantes de empresas locais que foram homenageadas, por ocasião dos 60 anos da entidade, pelo legado de cada uma no comércio.

A FCDL/CE foi representada pelo vice-presidente Antônio Alves Pereira e os diretores distritais Erialdo Miranda, Rogério Aguiar, Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, Francisco Bento de Souza, também presidente do Sindilojas, sistema Fecomércio. Presidentes de CDLs: Adailson Queiroz, Boa Viagem; Maria May de Morais, Várzea Alegre; Zenilda de Sena, Juazeiro do Norte; Francisco Láercio Teles Braga, Crato; Júnior Pedrosa, Senador Pompeu. O deputado estadual Marcos Sobreira e o presidente da Câmara de Vereadores de Iguatu, Diêgo Felipe, representaram o poder público constituído.

Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, presidente da CDL de Iguatu, recebeu homenagem das entidades representativas da sociedade civil: Rotary Club Iguatu, Rotary Planalto, OAB-Seccional Iguatu, Senac, Sociedade Espírita de Iguatu, Diocese, Loja Maçônica Deus e Liberdade nº 10, Loja Maçônica Acácia Centro Sul, Loja Maçônica Dr. Manoel Carlos de Gouveia, Loja Maçônica Nova Redentora Iguatuense, Lions Clube, Sesc, Sindilojas, União Artística Iguatuense, Lions Clube de Iguatu Centro, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Associação Comercial, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

Éder Ryan Batista apresentou documento com o manifesto das entidades. “No ano em que a CDL de Iguatu celebra 60 anos de fundação, registramos o reconhecimento ao trabalho realizado em favor do fortalecimento do comércio, do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”, diz o documento. De acordo com as entidades, o presidente Dedé Duquesa exerce importante papel de liderança sempre lutando em defesa do associativismo, com inovação e valorização dos lojistas, sendo um homem de visão, diálogo e compromisso comunitário.

Kaoma Pereira, presidente do Rotary Club, foi convidado para falar em nome das demais entidades. “Que esta data seja mais que uma comemoração, e que a CDL continue sendo um pilar de desenvolvimento, com o espírito de união e serviços, guiando nossas ações em prol de uma cidade mais próspera e solidária”.

Troféu Telha de Ouro

Após o momento cívico com a execução dos hinos do Brasil, do município e da Nação Lojista, foram entregues cincos comendas para empresas homenageadas e um exemplar do troféu ‘Telha de Ouro’ à família de Wilson Holanda Lima Verde.

Ótica Joia, DIBESA, Casa Lafaiete, COMASA e Zulmira Modas, todas empresas longevas no varejo de Iguatu foram homenageadas e seus representantes convidados ao palco para receberem comenda decorativa. O escritor e historiador Wilson Holanda Lima Verde (in memoriam) também figurou entre as homenagens da noite pela sua valorosa contribuição nos registros da história e da memória de Iguatu. Há 10 anos, em 2015, quando a CDL completou 50 anos, foi o jornalista e memorialista quem escreveu o livro do cinquentenário da entidade. Wilson Maia Lima Verde e Zuíla Maria Maia Lima Verde Ferreira, filhos de Wilson Lima Verde, subiram juntos ao palco para receber o troféu ‘Telha de Ouro’.

Ótica Joia, fundada pelo empresário Antônio de Queiroz Neto (in memoriam), foi representada pela filha Gabrielle. Dibesa, fundada por Sebastião Alves Sobreira (in memoriam), foi representa pelos irmãos Júnior e Silvio Sobreira. COMASA, fundada por Valdeci Vieira Diniz (in memoriam), foi representada por João Alves de Oliveira, que recebeu a comenda em nome da família. Francisco Cézar Cavalcante, sobrinho de Valdeci Vieira, não pôde estar presente por motivo de viagem. Casa Lafaiete, fundada por José Lafaiete Costa, foi representada pelo filho José Lafaiete Costa Filho e as irmãs Laborênia, Austácia e Hilauba Costa. A empresária Zulmira Correira Lima recebeu a comenda em homenagem à sua empresa Zulmira Modas, que coincidentemente neste ano de 2025 completou 60 anos.

Antes de cada homenageado e/ou representante subir ao palco para receber a homenagem, foi exibido um vídeo com depoimento sobre trajetória da empresa, a importância da CDL e sua atuação no comércio, a mensagem para os 60 anos da entidade e que conselho cada um deixaria para os jovens empresários que estão iniciando hoje no mercado.

Legado

O presidente da CDL, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, em seu pronunciamento lembrou a noite histórica para a sociedade lojista citando o fundador da entidade, Adauto Rolim, primeiro presidente em 1965. “Estamos celebrando a força de uma entidade que nasceu do espírito empreendedor, da união e coragem de homens e mulheres que acreditaram no potencial desta cidade”, frisou. Dedé Duquesa lembrou também Edvane Matias, saudosa memória, o presidente que foi um divisor de águas como homem de visão que transformou, modernizou e alavancou a CDL para um novo patamar de crescimento e desenvolvimento, tendo como maior projeto a construção da sede própria da entidade no antigo Cine Alvorada.

O presidente citou os grandes projetos da CDL, como os eventos voltados para fortalecimento do comércio, qualificação dos empresários e seus colaboradores, as participações com as maiores caravanas nas convenções nacionais e estaduais, as campanhas de incentivo às vendas em datas comemorativas, a missão Conexões em parceria com a Escola de Empreendedores e os desafios que sempre estarão no caminho para serem superados e com eles agregar aprendizado. “Celebrar 60 anos é olhar para trás com gratidão, mas principalmente olhar para frente com responsabilidade e esperança, certos de que a CDL continuará sendo um pilar importante para o desenvolvimento socioeconômico de Iguatu”, ressaltou.

Dedé Duquesa agradeceu a todos os parceiros de jornada, as entidades como FCDL/CE, CNDL, instituições, poder público e principalmente aos diretores da CDL, pelo trabalho em conjunto e a soma de forças para sempre empreender e continuar trilhando pela rota do desenvolvimento. “Vamos seguir juntos, pois é sabido que nunca farei nada sozinho, todos os nossos resultados e conquistas é fruto de um trabalho a muitas mãos”, lembrou.

Para finalizar o presidente agradeceu também a homenagem dispensada a sua pessoa e à CDL, pelas entidades, poder público e instituições de Iguatu, reafirmando o seu compromisso de zelar sempre pelo associativismo e a construção de uma entidade forte, unida e parceira da sociedade, buscando participar e cooperar no debate e nas ações que apontam para resolução dos problemas, visando construir um legado cada vez mais forte em defesa de uma cidade saudável e próspera para todos.

Fábio Carneirinho e Luís Fidélis

Durante o evento foi servido coquetel para todos os convidados e no final das homenagens a CDL, como entidade anfitriã das comemorações de 60 anos, presentou o público com atrações artísticas, para ilustrar o evento, o show ‘Nordestinamente Clássicos’, com Fábio Carneirinho e Luís Fidélis, ambos interpretando músicas ao som do piano tocado por Carneirinho, resgatando grandes sucessos de composições dos dois músicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *