Uncategorized

CCBB BH celebra a cultura paraense neste final de semana, com atividades gratuitas que reúnem arte, dança e sabores típicos amazônicos

Ações acontecem nos dias 19 e 20 de julho e incluem rodas de carimbó, degustação de comidas típicas paraenses, além de visita mediada e bate-papo com a curadora da exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, Sissa Aneleh

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) promove, nos dias 19 e 20 de julho (sábado e domingo), uma série de atividades gratuitas que convidam o público mineiro a mergulhar na riqueza da cultura paraense. As ações dialogam com a exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, em cartaz no Pátio e nas Galerias do 3º Andar até 28 de julho, e têm como objetivo ampliar a conexão entre as expressões artísticas do Norte do país e os olhares do Sudeste.

Ao longo do fim de semana, haverá rodas de carimbó com o grupo Flores de Minas, degustação de iguarias típicas do Pará com o restaurante Flor de Jambu, além de visita mediada e bate-papo com a curadora da mostra, Sissa Aneleh.

Culinária típica e carimbó

Os apaixonados por gastronomia poderão degustar sabores típicos do Pará com o restaurante e espaço cultural amazônico Flor de Jambu, nos dias 19 e 20/07, das 12h às 14h e das 17h às 19h, sujeito à disponibilidade do estoque. No cardápio estão iguarias como tacacá, açaí, creme de cupuaçu e cachaça de jambu.

Com sede em Belo Horizonte, o Flor de Jambu foi criado por mulheres paraenses, que carregam no fazer a memória, o sabor e a força da Amazônia. Através da comida, da arte e do encontro, o projeto leva a cultura alimentar paraense para outros territórios, criando experiências afetivas e sensoriais.

Para os amantes da música e da dança, acontecem rodas de carimbó com o grupo Flores de Minas, no dia 19/07, das 17h30 às 18h, e no dia 20/07, das 13h às 13h30. Por meio de ritmos vibrantes, movimentos fluidos e muita alegria, o grupo leva ao público a energia contagiante do carimbó, preservando sua essência e celebrando suas raízes. Com uma identidade própria, o Flores de Minas realiza um tributo à força e à beleza do carimbó, com sotaque mineiro e coração paraense.

Sob orientação da professora Raquel Santana, idealizadora e líder do projeto, o grupo busca difundir o carimbó em Minas Gerais com sensibilidade, respeito e pesquisa. Raquel é responsável por conduzir os ensaios e promover um espaço de acolhimento e aprendizado, onde dança e cultura caminham lado a lado.

As atividades acontecem no Pátio, e a entrada é gratuita, sem necessidade de ingresso (sujeito a lotação).

Visita mediada e bate-papo com a curadora Sissa Aneleh

No dia 19/07, sábado, das 16h às 17h, a curadora Sissa Aneleh comanda uma visita guiada pela exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, percorrendo os espaços que abrigam as cerca de 170 obras da mostra. Na ocasião, Sissa abordará recortes artísticos presentes nos trabalhos exibidos no CCBB, apresentando os vetores culturais e identidades amazônicas que inspiraram o olhar das fotógrafas para as temáticas das obras retratadas.

A atividade é gratuita e para participar é necessário retirar o ingresso na bilheteria do CCBB BH, a partir de uma hora antes da atividade. As vagas são limitadas ao número de 20 pessoas. Após a visita, os participantes receberão o catálogo da exposição.

Já no dia 20/07, domingo, das 17h às 18h, Sissa Aneleh irá participar de um bate-papo aberto ao público. Neste encontro, a curadora irá falar sobre a proposta da exposição, vertentes artísticas e estilos da fotografia amazônica, além da construção da memória e da história da fotografia feminina no Pará.

A atividade acontece gratuitamente no Pátio do CCBB BH e é limitada ao número de 50 pessoas. Os interessados em participar devem colocar o nome na lista no dia da ação. Após o bate-papo com a curadora, os participantes receberão o catálogo da exposição.

IMAGENS DE DIVULGAÇÃO

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.    

SERVIÇO

Degustação de sabores típicos paraenses, com Flor de Jambu

Data: 19 e 20/07 (sábado e domingo), das 12h às 14h, e das 17h às 19h

Local: Pátio – CCBB BH

Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso (sujeito a disponibilidade do estoque)

Roda de Carimbó, com Flores de Minas

Data: 19/07 (sábado), das 17h30 às 18h, e 20/07 (domingo), das 13h às 13h30

Local: Pátio – CCBB BH

Entrada: Gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso (sujeito a lotação)

Visita mediada à exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, com a curadora Sissa Aneleh

Data: 19/07 (sábado), das 16h às 17h

Local: Galerias do 3º Andar e Pátio – CCBB BH

Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso na bilheteria do CCBB BH, a partir de uma hora antes da atividade (sujeito a lotação)

Bate-papo com a curadora da exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”, Sissa Aneleh

Data: 20/07 (domingo), das 17h às 18h

Local: Pátio – CCBB BH

Entrada: Gratuita, sem necessidade de ingresso. O controle de participantes será feito por meio de lista de participantes, sujeito a lotação.

Exposição “Vetores-Vertentes: Fotógrafas do Pará”

Data: Até 28/07, de quarta a segunda, das 10h às 22h.

Local: Galerias do 3º Andar e Pátio – CCBB BH

Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso pelo site ccbb.com.br/bh e pela bilheteria do CCBB BH.

CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG    

Funcionamento – de quarta a segunda, das 10h às 22h    

Telefone: 31 3431-9400    

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Site: ccbb.com.br/bh

Redes sociais: facebook.com/ccbbbh | instagram.com/ccbbbh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *