DestaqueEspecial Eleições 2022Política

Candidato a presidência 2022 Luiz Inácio Lula da Silva

Dando continuidade a apresentação dos candidatos à presidência, o de hoje será a vez de Luiz Inácio Lula da Silva.
Nascido no interior de Pernambuco na cidade de Garanhuns em 27 de outubro de 1945, sendo o sétimo filho de Aristides Inácio da Silva e Eurídice Ferreira de Mello.

Lula durante discurso a candidatura a presidência 2022
Lula durante discurso a candidatura a presidência 2022. (Foto: Reprodução/Twitter)

Em Dezembro de 1952 migrou com a família para o litoral Paulista, viajando por treze dias em um caminhão “pau de arara” indo morar em um bairro pobre do Guarujá chamado Vicente de Carvalho.


Em 1956 mudou para São Paulo com a família indo morar em um único cômodo atrás de um bar. Ele foi alfabetizado no grupo escolar Marcilio Dias. Trabalhou em tinturaria, foi engraxate e office-boy.

Leia mais :O tênis tem um novo numero 1 do mundo


Com 14 anos teve sua carteira assinada pela primeira vez, foi trabalhar em uma fábrica de parafusos e foi conseguiu uma vaga no curso de torneiro mecânico no Senai, estudou por três anos e se tornou metalúrgico.


Após o golpe militar de 64, começou a ter contato com movimentos sindicais por intermédio de seu irmão Frei Chico. Em 1969 o sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema fizeram eleição e Lula foi eleito como suplente.

Inicio da carreira politica a presidência

Na eleição seguinte em 1972 foi eleito primeiro secretário e em 1975 foi eleito presidente com 92% dos votos. Em 1978 foi reeleito presidente. Em 79, 100 mil metalúrgicos pararam o ABC Paulista, com a repressão polícia, começou a criar o partido dos trabalhadores.

Lula em discurso com  chapa
Candidato a presidência, Lula em discurso com a nova chapa. (Foto: Reprodução/Twitter)

Em 1980 uma nova greve, provocou a intervenção do Governo Federal no sindicato, que culminou na prisão de Lula. Em 1982º PT já estava criado, e ele disputou o governo do estado, em 1983 participou da criação da CUT, e em 1984 participou da campanha das diretas já, e em 1986 foi eleito deputado federal mais votado do país para Assembleia Constituinte.

Disputa pela presidência

Em 1989, após 29 anos sem eleição direta para o cargo, ele se lançou a candidato a presidência, e perdeu no segundo turno por uma pequena diferença de votos. Em 1994 e 1998 voltou a se candidatar a presidência e perdeu para Fernando Henrique Cardoso.


Em 2002, foi eleito presidente do Brasil em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos foi eleito com quase 53 milhões de votos, pela primeira vez.
Seu primeiro mandato colocou o Brasil em ordem, preparando o país para o crescimento econômico, com avanços sociais e melhora significativa na distribuição de renda, com a política de valorização do salário mínimo e distribuição do Bolsa família.


Uma das marcas de seu primeiro mandado foi a redução da desigualdade social, em média 7 milhões de brasileiros foram para classe média. Ele terminou seu primeiro mandato com 57 % de aprovação popular.


Em 29 de outubro de 2006 foi reeleito para seu segundo mandato como presidente, obtendo a maior votado história do Brasil, com 58 milhões de votos.
Apesar das denúncias contra o PT, Lula foi reeleito com 60,83% dos votos. E foi responsável pela alta da exportação de soja, Minério de Ferro. E houve uma criação de 10 milhões de empregos e crescimento do salário mínimo.

Casos de corrupção no governo


Os casos de corrupção renderam muitas críticas ao governo do PT, com avanço das investigações da Lava Jato e vários acordos de delações premiadas, destrincharam vários esquemas de corrupção. Em 2011, após o fim do mandato como presidente, a polícia federal confirmou a existência do mensalão.

Esse documento tem mais de 332 páginas, e foi importante para a investigação da polícia federal averiguar o desvio de dinheiro público para compra de políticos. Em fevereiro de 2011 o Ministério público Federal entrou com uma ação contra Lula por improbidade administrativa.

Em 7 de abril de 2018, Lula foi preso, após se entregar na polícia federal no Sindicato dos metalúrgicos do ABC de São Bernardo do Campo e ficou preso por 580 dias. Em 12 de julho de 201, Sérgio Moro, Juiz de primeira instância condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na ação penal envolvendo o triplex do Guarujá.

5G é liberado pela Anatel em mais sete capitais: Candidato a presidência 2022 Luiz Inácio Lula da Silva

Na segunda instância a pena aumentou para 12 anos de prisão, em 5 de abril Moro expediu o mandato de prisão e por decisão unânime a 5° turma do STJ decidiu por manter a condenação porém reduziu a pena para 8 anos e 10 meses de prisão.

Cumprimento da sentença e anulação das condenações do ex-presidente

Lula cumpriu pena em Curitiba no prédio da Polícia Federal. Em 8 de março de 2021 o ministro Edson Fachin anulou as condenações de Lula no âmbito da Lava Jato, pois considerou que o tribunal regional Federal da 4° região julgou o processo fora de sua área de atuação.

E o caso do triplex foi arquivado pela justiça. Em 28 de abril de 2022 o comitê de direitos humanos da ONU publicou uma conclusão de que houve parcialidade do Juiz Sérgio Moro no julgamento de Lula.

De acordo com o comitê Lula teve seus direitos políticos violados em 2018, após ser impedido de participar das eleições.
Em 20 de maio de 2021 ele afirmou para a revista francesa Paris Match, que seria candidato a presidência em2 2022. Em 13 de abril de 2022 o PT aprovou a indicação do ex-governador de SP Geraldo Alckmin para ser vice de Lula.

A chapa Lula-Alckmin foi oficializada em 7 de maio, em uma coligação que abrange os partidos PT, PSB, PC do B, Solidariedade, PV, Rede e Psol.
Várias celebridades já declararam apoio a Lula, como: Anita, Caetano Veloso, Camila Pitanga entre outros.
Entre as principais propostas dessa nova campanha estão:

  • Reconstrução do país diante da crise econômica
  • Desenvolvimento Econômico
  • Combate à pobreza.
  • Implantação de um sistema nacional de Cultura
  • Ampliação dos programas de moradia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *