Economia e Negócios

Bitcoin atingiu menor preço desde 2020

Por volta das 7 horas desta quarta-feira, o Bitcoin atingiu menor preço desde 2020, chegando a marca de R$ 20.180. Nos últimos meses, vêm sendo registradas constantes baixas no mercado de criptomoedas. O mercado está tendo perdas consideráveis e continua ameaçando a cair. Essa queda é protagonizada pela maior moeda do mercado, o Bitcoin.

Bitcoin

Leia também em seguida? Caso Henry Borel: Dr Jairinho é interrogado

Essa fase é chamada de “Bear market”. Trata-se de uma constante queda de preços de determinado grupo de ativos, encorajando investidores a vendê-los para evitarem maiores prejuízos. É uma movimentação que faz parte de um ciclo de mercado. Nestes ciclos, os ativos são supostos a terem seus momentos de baixas e quedas.

De acordo com Glassnode, grupo especialista em blockchains e métricas de padrões gráficos, o mercado se aproxima da sua “mais profunda e sombria fase”. O motivo seria porque o Bitcoin está se quase rompendo seu Preço realizado (Realized price).

“Preço realizado” é um termo utilizado para definir o preço mínimo de negociação de ativos. Portanto, com o Bitcoin rompendo essa base de preço, torna-se um momento sombrio para investidores, de fato. Um rompimento de bases de preço em ativos é perigoso, pois perde-se a noção do quanto este pode desvalorizar.

Bitcoin
“Realized Price” do Bitcoin em USD (Reprodução/Glassnode.com)

Veja em seguida: Justin Bieber anuncia paralisia facial

Dessa forma, o mercado de criptomoedas caminha por uma rota estreita e cheia de empecilhos. Os investidores têm mais medo de colocar seu dinheiro em outros ativos, pois estes perdem valor constantemente. Junto com isso, o volume de negociações das moedas abaixa, contribuindo para as quedas.

“O preço realizado é raramente visitado fora dos mais profundos e tardios estágios dos bear markets. Em março de 2020, e também o fim do bear market de 2018, tiveram os últimos casos em que o mercado estava tendo esse tipo de perda em conjunto,” escreveu Glassnode em artigo sobre a queda.

Bitcoin traz perigo ou oportunidade para investidores?

Agora, o Bitcoin ameaça romper sua menor base de preço e entrar nos estágios finais do Bear market. Apesar de não ser uma certeza, há certamente um padrão nestas movimentações de preço. Isso significa tanto um perigo quanto uma oportunidade para os investidores, porém depende do contexto.

Investidores Holders são aqueles que compram ativos e não os vendem por longos períodos ou nunca vendem. Esse tipo de investidor está começando a ser afetado, principalmente o que está no mercado há mais tempo. Já que o Bitcoin chegou ao seu menor preço desde 2020, pessoas que o compraram neste ano e não venderam estão vendo seu valor inicial investido decair, ou seja, prejuízo.

Para investidores a curto prazo, vai depender se eles conseguem se manter na instabilidade do mercado e aproveitar as pequenas altas de preço. Apesar dos ativos estarem em queda, altas de até 20% acontecem constantemente.

Bitcoin
Meramente ilustrativo (Reprodução/Freerangestock)

Além disso, por se tratar da possível fase final de ciclo de baixa de preços, este pode ser o momento dos atuais investidores a longo prazo . Comprar ativos a um baixíssimo valor e esperar que estes voltem a seus preços originais pode vir a ser altamente lucrativo. Portanto, esta pode ser uma grande oportunidade para quem tem paciência.

Veja mais: Região de Donbass sob ataque e civis em perigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *