Destaque

Arte Cearense ganha destaque no maior congresso de educação católica no Brasil

Exposição “Há Mar”, do artista visual Ivan Guimarães, será uma das atrações da EXPOANEC em Fortaleza.

Fortaleza será palco, em 2025, do VII Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), na celebração de seus 80 anos de fundação. O evento reunirá mais de 2.500 congressistas do Brasil e da América Latina, contará com 300 estandes expositores e oferecerá mais de 80 horas de formação, no Centro de Eventos do Ceará.

A ANEC, que hoje reúne 901 escolas associadas e 117 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, é referência nacional na articulação entre educação, espiritualidade e compromisso social. Entre os destaques culturais e educativos da EXPOANEC, estará a exposição “Há Mar”, do artista visual e sociólogo Ivan Guimarães, com curadoria de Francisco Ivo e Jane Ivo.


Curadores Francisco Ivo e Jane Ivo com Ivan Guimarães

A presença da mostra reafirma a importância da arte como linguagem essencial no processo formativo, trazendo à tona temas como existência, resistência e fluidez da vida, em diálogo direto com a natureza, a cultura e a memória do povo brasileiro.

Nascido no litoral leste do Ceará, na cidade histórica de Aracati, Ivan Guimarães traduz em suas obras as paisagens, cores e experiências de sua infância junto ao mar. A exposição Há Mar convida o público a um mergulho sensível nos mares do Ceará e do Brasil, articulando linguagens como pintura em relevo, xilogravura, colagem, óleo e pastel — técnicas que evocam tanto o fazer ancestral quanto a contemporaneidade poética da arte nordestina.

Com o tema “Há Mar – Educar, Cuidar e Esperançar”, a exposição integra o espaço de convivência da EXPOANEC como uma proposta de contemplação e reflexão sobre o papel da arte no desenvolvimento humano. A curadoria destaca que cultura e educação caminham juntas na construção de sentido, cidadania e beleza, ampliando o repertório de todos aqueles que, como educadores, também são cultivadores da esperança.

A participação da mostra no evento representa não apenas o reconhecimento da força criativa das artes visuais, mas também a valorização do vínculo entre arte, espiritualidade e formação integral — valores que perpassam o propósito da educação católica no Brasil e que estarão no centro das discussões do Congresso.

A exposição Há Mar estará aberta à visitação durante todos os dias da EXPOANEC, sendo um dos espaços mais convidativos à pausa e à contemplação no meio da intensa programação do congresso.

Serviço

Exposição Há Mar – Ivan Guimarães
Durante o VII Congresso Nacional de Educação Católica – De 02 a 04 de julho de 2025
Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza, CE
Curadoria: Francisco Correia Ivo e Janne Mary Fonseca Ivo
Tema: Educar, Cuidar e Esperançar
Visitação gratuita para os participantes do congresso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *