DestaqueEspecial Eleições 2022Política

Apuração 2022: Eleição do novo presidente

No dia, 30 de outubro marcado para a eleição, o brasileiro novamente foi as urnas, para enfim decidir quem vai governar o país pelos próximos quatro anos.
Com a votação ocorrendo no mesmo horário em todo território nacional, assim como foi no primeiro turno.

Eleitor votando em 2º turno
Eleitores votando em 2º turno. (Foto: Reprodução/brasiliantimes)


Os candidatos novamente aproveitaram para votar na parte da manhã. Lula chegou em seu local de votação em São Bernardo do Campo, e falou após seu voto:
“Hoje, possivelmente, seja o 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro porque hoje o povo está definindo o modelo de vida que ele quer.”

Leia também: Rihanna lança amanhã música para o filme ‘Pantera Negra’
Já Bolsonaro que vota na capital Fluminense, chegou cedo em seu local de votação, e também falou após o voto:
Expectativa de vitória, pelo bem do Brasil. Só tivemos boas notícias nos últimos dias. Se Deus quiser seremos vitoriosos hoje à tarde. Ou melhor, o Brasil será vitorioso hoje à tarde.”
A votação correu tranquila até o fim, sem grandes intercorrências. As urnas foram encerradas as 17:00. Onde começou a espera pelo resultado.

A apuração dos votos nesta eleição para presidente

No fim da tarde os resultados das urnas foram sendo liberados, a começar pelo Sul do país , que deu uma vantagem nos resultados para Jair Bolsonaro, cada estado em que os resultados iam sendo divulgados, a diferença entre Lula e Bolsonaro diminuía. A virada nas urnas começou quando os Estados do nordeste foram sendo apurados. Além disso o candidato eleito venceu no estado de Minas Gerais.

O resultado da apuração das urnas

As primeiras parciais começaram a ser divulgados às 17h10, com pouco mais de 3% das urnas apuradas. O resultado oficial só foi liberado às 19h57, quando um total de 98,77% das urnas apuradas, Luiz Inácio Lula da Silva se elegeu presidente pela terceira vez, com 50,90% dos votos. Se tornando o 39° presidente do Brasil.

Transição de governo


A transição de governo, pautada pela lei 10.609/2002 prevê que essa transição ocorra de forma transparente, e garante ao candidato eleito o direito de construir uma equipe com 50 cargos especiais de transição governamental.


O objetivo da transição é se inteirar da situação do governo em exercício, e preparar os atos do novo presidente.
Os membros que o presidente eleito nomear para os cargos, irão ter acesso às informações sobre contas públicas, programas e projetos do Governo Federal. Essa equipe de transição é coordenada por um supervisor que faz a medição entre a nova equipe e a administração pública.


Todos que compõe a equipe do candidato derrotado, ficam obrigados a fornecer toda a informação solicitada e prestar apoio técnico e administrativo à nova gestão.


O presidente eleito falou sobre sua preocupação com a transição:
“Eu gostaria de estar só alegre, mas eu estou alegre e metade preocupado. Porque a partir de amanhã, eu tenho que começar a me preocupar como é que a gente vai governar esse país. Eu preciso saber se o presidente que nós derrotamos vai permitir que haja uma transição, para que a gente possa tomar conhecimento das coisas. Eu quero dizer pra vocês que eu tenho dois meses apenas para montar o governo, conhecer a máquina como está, e eu preciso escolher bem cada pessoa que vai participar da nova democratização do nosso país.”

Primeiro discurso de Lula após sua eleição para presidente


Seu primeiro discurso, aconteceu em um hotel no bairro dos jardins, na capital paulista, ele falou ao lado do seu vice Geraldo Alckmin, do deputado eleito Guilherme Boulos, dr Dilma Rousseff, Simone Tebet entre outros apoiadores.
A partir de 1° de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somos um único país, um único povo e uma grande nação. Tenho fé em Deus que com ajuda do povo nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente e que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias, entre os divergentes, para que a gente possa construir o mundo que nós precisamos e o Brasil.”

Lula ao lado de Dilma Rouseff comemora a vitória na eleição 2022 para presidente
Lula ao lado de Dilma Rousseff discursando. (Foto: Reprodução/Twitter)


Ele falou também sobre economia e democracia, e falou que sua vitória foi escolhida pelas urnas.

É assim que eu entendo a democracia, não apenas como uma palavra bonita escrita na lei, mas como algo palpável que sentimos na pele e que podemos construir no dia a dia. Foi essa democracia, no sentido mais amplo do termo, que o povo brasileiro escolheu hoje nas urnas. É com essa democracia que vamos buscar cada dia do nosso governo, com crescimento econômico repartido com toda a população, porque é assim que a economia deve funcionar, como instrumento para melhorar a vida de todos, não para perpetuar desigualdades.”

Luiz Inácio Lula da Silva

Eleitores comemoram vitória de Lula na Paulista


No fim da noite de domingo, Lula foi ao encontro dos eleitores, cerca de 58 mil, que já tomavam conta da Avenida Paulista, em um discurso eufórico de agradecimento ao povo, e de promessas.


Em uma parte de seu discurso ele falou:
“De todas as vitórias que eu tive, essa é a vitória mais consagradora, porque derrotamos o autoritarismo e o fascismo. A democracia está de volta ao Brasil. A liberdade está de volta ao Brasil. O povo vai poder sorrir outra vez.”

Apoiadores do presidente eleito se reúnem na Paulista para comemorar
Eleitores comemoram na Paulista a vitória de Lula para presidente. (Foto: Reprodução/Twitter)

E emocionado ele afirmou que:
A tarefa mais essencial é garantir que cada criança, cada mulher, cada adolescente, cada homem possam todo dia tomar café, almoçar e jantar às calorias e proteínas necessárias.”

Impacto Internacional com o resultado das eleições


Indo para sua terceira vez ao comando do Brasil, o presidente te eleito com mais de 60 milhões de votos foi parabenizado por líderes internacionais como:
Joe Biden o parabenizou por meio de uma rede social que diz:
Envio meus cumprimentos a Luiz Inácio Lula da Silva em sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil por meio de eleições livres, justas e confiáveis. Espero que trabalhemos juntos para continuarmos a cooperação entre os dois países nos meses e anos a seguir.”

Entenda sobre a renúncia de Liz Truss: Apuração 2022: Eleição do novo presidente


O presidente francês Emmanuel Macron também parabenizou por meio de rede social:
“Parabéns, caro Lula, por sua eleição que dá início a um novo capítulo da história do Brasil. Juntos vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países.”


O presidente argentino Alberto Fernández também o parabenizou:
“Parabéns Lula! Tua vitória abre um novo tempo para história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida para nossos povos.”


Entre outros líderes que o parabenizaram.
Até o fechamento dessa matéria o presidente Jair Bolsonaro não se pronunciou sobre sua derrota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *