Economia e Negócios

Apple voltou a ser a marca mais valiosa do mundo

Apple voltou a ser a marca mais valiosa do mundo em ranking publicado essa semana. Ela superou a Amazon e Google em valor, firmando sua liderança na lista das empresas mais valiosas do mundo. O levantamento foi feito pela Kantar BrandZ, divulgado em um artigo no dia 15 de junho.

Apple logomarca

Veja mais: Filme com Harry Styles ganha trailer

No artigo publicado pela Kantar, foi divulgado um ranking das 100 empresas mais valiosas. Nele, é mostrado a taxa de crescimento e o valor de cada marca. Junto com isso, explicaram quais foram os setores mais lucrativos e as categorias mais fortes do mercado.

De acordo com a Kantar, a Apple está no topo da lista, com um valor de $947,06 bilhões. Em relação a 2021, cresceu 55% e está em seu caminho para ser a primeira marca do mundo de 1 trilhão de dólares. No artigo, Kantar explica brevemente sobre: “A Apple se destaca por seu alto nível de diferenciação e contínua diversificação em seu portfólio de hardware, software, e serviços.”

Em segundo lugar, a Google. O valor da marca atingiu $819,57 bilhões. Ela foi uma das empresas que mais se valorizou no último ano. Seu crescimento foi de 79%.

“O conjunto de aplicativos de trabalho e produtividade da Google tornou-a uma parte essencial da vida dos consumidores em todo o mundo,” declarou Kantar BrandZ.

Em contrapartida, a Amazon só se valorizou 3% em 2022. A empresa ficou em terceiro lugar, com valor de $705,64.

Ainda, foi levantado o valor combinado de todas as 100 marcas. Todas elas teriam crescido 23%, alcançando a marca de $8.7 trilhões no total. Além disso, Kantar destacou que cerca de 37 marcas subiram sua classificação este ano.

Apple
Rank 10 marcas mais valiosas (Reprodução/Kantar.com)

Veja mais: Fed aumenta juros em 0,75%, maior alta desde 1994

Quais categorias mais se valorizaram?

A Kantar também levantou quais categorias de marcas mais se valorizaram ao longo do último ano.

Como mostrado acima, foi levantado que todas as 100 empresas acumularam um valor de $8.7 trilhões. Kantar BrandZ destacou que 50% desse valor é tido por três categorias. Elas são: Mídia e entretenimento, provedores de soluções para negócios e tecnologia, e varejo. Isso mostra que esses tipos de marca dominam em valor, mas não são as que mais cresceram em 2022.

A empresa enfatizou que: “Marcas de tecnologia e luxo foram as que mais cresceram; 46% para tecnologia de consumo e 45% para luxo. Bancos e automotivos também demonstraram crescimento impressionante; Automotivos subiram 34% e bancos mais de 30%.”

Como exemplo de marca de luxo, a francesa Louis Vuitton entrou no top 10 do ranking. O valor da marca é de $124,27 bilhões e se valorizou 64% nesse ano.

Apple
Louis Vuitton Logomarca (Reprodução/Instagram)

Veja mais: Copa de 2026 trará mudanças e 16 cidades-sede

Por fim, a Kantar explica o crescimento acelerado do setor de varejo: “A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce na categoria de varejo, portanto marcas com forte conexão com os consumidores têm conseguido manter seu cresimento online além.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *