Alta performance dos alunos do Gabarito no ENEM reflete projeto pedagógico com foco na formação acadêmica e socioemocional
Com uma proposta educacional rigorosa e carinhosa, escola oferece suporte acadêmico e socioemocional aos estudantes.
No cenário da educação atual, destacar-se não é somente um objetivo, mas uma busca incessante pela excelência acadêmica. Nesse contexto, os alunos do Gabarito Educação têm elevado os padrões de desempenho e, em 2024, iniciam o ano comemorando aprovações nas melhores universidades do país, entre elas USP, UFU, UNB, UNESP, UFTM e Unicamp.
Com um currículo pautado no protagonismo estudantil e na preparação abrangente para os desafios acadêmicos, o Gabarito tem sido um catalisador para o sucesso de seus estudantes. Cada aprovação em instituições de prestígio representa não apenas uma conquista individual, mas também um reflexo do compromisso coletivo com a produção de conhecimento.
Para o professor Julio Abdalla, idealizador e mantenedor do Gabarito, esse desempenho excepcional é resultado de uma conquista compartilhada entre alunos, professores e equipes pedagógicas. “O Gabarito Educação já é reconhecido por sua tradição de alto índice de aprovações no ENEM e nos vestibulares das melhores universidades do país, e estar na liderança reafirma que a escola está no caminho certo, priorizando não só o conteúdo, como também a formação integral dos estudantes”.
A alta performance dos alunos do Gabarito é resultado de um conjunto de fatores. Destaca-se o acompanhamento escolar pelas equipes pedagógicas, o corpo docente altamente qualificado, que assim como transmitem conhecimento, inspiram e orientam os estudantes em sua jornada acadêmica. “O desempenho dos nossos alunos é a somatória de todo esforço, dedicação e o compromisso com os estudos de cada um deles, mais o trabalho realizado pela equipe de professores, o acompanhamento da coordenação e uma metodologia de trabalho e ações pedagógicas com mais de 20 anos de experiência”, afirma o diretor do Pré-vestibular do Gabarito Educação, Saulo Oliveira Campos.
Além disso, o Gabarito adota metodologias de ensino inovadoras, que estimulam o pensamento crítico, a criatividade e a resolução de problemas, habilidades essenciais para o sucesso, tanto nos processos seletivos quanto na vida acadêmica e profissional.
A cultura de excelência e o ambiente de aprendizado colaborativo também desempenham papéis fundamentais no sucesso dos alunos do Gabarito. A instituição valoriza o esforço, a determinação e o trabalho em equipe, criando uma atmosfera que motiva os estudantes a superarem seus limites e alcançarem resultados extraordinários. “Acreditamos no aproveitamento máximo e acima do padrão, portanto nossos alunos são estimulados e assistidos para oferecerem sempre o seu melhor. Além da preocupação constante com os conteúdos acadêmicos, desenvolvemos um trabalho cuidadoso com as questões socioemocionais, oferecendo atendimentos individuais com psicólogos e cuidando para que as inseguranças diante dos processos seletivos não comprometam seus resultados”, reforça Saulo.
Como consequência desse compromisso com a qualidade e a excelência, os alunos do Gabarito têm sido consistentemente aprovados nas melhores universidades do país, conquistando vagas em cursos disputados e consolidando suas trajetórias acadêmicas de sucesso. É o caso da aluna do terceiro ano do Ensino Médio da unidade Uberaba do Gabarito Educação, Maria Eliza Munhoz Ferreira, aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). “Eu acho importante frisar que sempre fui boa aluna, desde o Ensino Fundamental. Além da base teórica, conhecer o formato do Enem é essencial e fazer muitos simulados ajudam a dar segurança para fazer a prova”, diz a estudante.
Renato de Souza Ferreira, pai da Maria Eliza, lembra que colégio oferece um excelente ambiente para estudar, além de proporcionar liberdade para o desenvolvimento. “Mas acho importante destacar que a quantidade de aulas e cargas horárias extensas não são determinantes para a aprovação, podendo prejudicar o desempenho e afetar a saúde física e mental. O aluno precisa estar bem consigo mesmo, com sono adequado, descansado, praticando atividades físicas e se alimentando bem para enfrentar o ano do ENEM. Agradeço ao Gabarito por tudo que tem feito, pois até nas minhas dúvidas ou nas queixas sempre me ouviu e parabenizo todos os profissionais envolvidos”, diz Renato.
Outro aluno que comemora o primeiro lugar em Medicina é Lucas da Silva Castro, que vai cursar a Unimontes, estadual de Montes Claros. “O Gabarito foi fundamental para a minha aprovação. A qualidade e a parceria dos professores foram essenciais para o resultado, o ambiente é acolhedor e muito interessante para desenvolver os estudos, pois contei com total apoio dos coordenadores e psicólogos. E agora, com a aprovação, vou poder realizar meu sonho de ajudar a vida das pessoas, ser luz para aqueles que precisam, sobretudo as crianças”.
Uma dupla também comemorou excelentes resultados. Os irmãos Enzo Oliveira Batista e Victor Oliveira Batista, de 17 anos, passaram em 1º e 3º lugar, respectivamente, em Ciência da Computação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). “O Gabarito contribuiu para nossa aprovação não apenas ensinando o conteúdo, mas também nos auxiliando em outras questões, especialmente os coordenadores do 1ª e 2ª série do Ensino Médio, que trabalharam duro para mitigar os efeitos da pandemia no ensino dos alunos, e os coordenadores do 3º colegial, que deram continuidade e apoio para que nós tivéssemos bons resultados”, afirma Victor.
Para Enzo, ter o irmão ao seu lado durante o Ensino Superior vai ser uma experiência incrível, já que, além de poderem continuar unidos como irmãos, poderão se ajudar ao longo e após o curso.
Em um contexto em que a educação superior está cada vez mais valorizada como um investimento focado no projeto de vida de cada estudante, o Gabarito destaca-se como uma referência de proposta pedagógica rigorosa e carinhosa, onde utiliza o rigor para manter a rotina de estudos e acompanhamento individualizado da evolução do aprendizado e ao mesmo tempo o carinho que promove o acolhimento do aluno a partir das questões emocionais e psicológicas que envolvem a vida escolar de cada aluno. A ideia central é preparar os alunos não só para os desafios do presente, como também para as oportunidades do amanhã.