AIB empossa Comissão de Inclusão e Diversidade em cerimônia histórica
Associação da Imprensa do Brasil cria primeiro grupo de trabalho voltado para equidade e representatividade em quase três décadas de existência.
A Associação da Imprensa do Brasil (AIB) realizou, na última segunda-feira (14), a cerimônia de posse da Comissão de Inclusão e Diversidade, marcando um momento histórico para a entidade. Em quase três décadas de existência, esta é a primeira vez que a AIB forma um grupo de trabalho específico voltado para a promoção da equidade e valorização da diversidade no jornalismo brasileiro. A solenidade aconteceu na sede da AIB, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, com a presença do presidente da Associação, Manuel Lopes, da vice-presidente Graça Paes, diretores da entidade e membros da nova comissão, que participaram presencial e virtualmente de diversos estados do país.
“Hoje é um ato histórico, porque em quase três décadas da Associação da Imprensa do Brasil, nós estamos apresentando a Comissão de Inclusão e Diversidade. É um avanço, principalmente por entender que a comunicação, ela evolui“, destacou o presidente da comissão, Rafael Gomes, durante a cerimônia.
A nova comissão reúne 11 membros que representam diferentes segmentos da sociedade: comunidade negra, mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, diversidade religiosa, pessoas com deficiência visíveis e ocultas, entre outros grupos historicamente sub-representados na mídia.
Fazem parte da Comissão de Inclusão e Diversidade da AIB: Ana Magal, Bárbara Maia, Davi Brandão de Paula, Gabriela Anastácia, Guilherme Santana, Jorge Luís Rodrigues, Lilian Seguim, Márcia Fernandes, Renan Francisco, Rodrigo T. Ribeiro e Wellington Gonçalves Silva de Andrade, sob a presidência do jornalista e assessor de imprensa, Rafael Gomes.
“Cada um que está nessa mesa tem uma história“, ressaltou Márcia Fernandes, advogada e membro da comissão. “É com imenso orgulho que a AIB (Associação da Imprensa do Brasil), celebra a posse do presidente Rafael Gomes, e dos membros da Comissão de Inclusão e Diversidade. Este é um passo fundamental no nosso compromisso com a equidade e o respeito às diferenças. Faz parte de uma ressignificação da Aib, que também tem pela primeira vez uma vice-presidente mulher. Que possamos agregar junto aos nossos colegas e promover à valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, de pessoas com deficiências e de outros grupos historicamente marginalizados, além de fomentarmos um ambiente mais justo e inclusivo no jornalismo e na comunicação como um todo“, ressalta Graça Paes, vice-presidente da AIB.
Missão e objetivos
A Comissão de Inclusão e Diversidade da AIB tem como missão promover a inclusão social e a valorização das diversidades no âmbito da associação e do jornalismo em geral. O grupo atuará por meio de ações afirmativas, produção de conteúdo educativo, combate à desinformação, articulação com instituições e incentivo à representatividade nos espaços da imprensa.
“Quando a gente fala em inclusão, é inclusão como um todo na sociedade. Quando a gente fala em diversidade… Todas as diversidades“, explicou Rafael Gomes, presidente da comissão, enfatizando que o trabalho vai além de causas específicas e abrange todas as formas de diversidade.
Entre as principais diretrizes de atuação estão a produção de conteúdo e campanhas de conscientização, apoio jurídico e acesso à justiça, além de articulação e parcerias com outras entidades. A comissão também estabelecerá colaborações internas com outras comissões da AIB e diálogo com mídia e veículos de comunicação.
Transformação social através da Comunicação
A iniciativa surge do reconhecimento de que a comunicação constitui uma ferramenta poderosa de transformação social. “Nós sabemos que, nos últimos casos, nós tivemos colegas que sofreram agressão, colegas mulheres que sofrem machismo dentro do ambiente de trabalho, colegas LGBTs que sofrem LGBTfobia, colegas negros que sofrem racismo etc“, destacou Rafael Gomes, ressaltando a necessidade de ampliar a representatividade no mercado de comunicação.
A advogada Márcia Fernandes, membro da comissão, reforçou a importância legal da iniciativa: “Como operadora do direito na esfera trabalhista e de segurança do trabalho, sei da relevância da Comissão de Inclusão e Diversidade no fortalecimento dos direitos dos profissionais. Além de ser uma questão de ética, a inclusão é uma obrigação legal“.
A comissão propõe-se a atuar de forma contínua na construção de ambientes mais justos, inclusivos e acessíveis, tanto no âmbito interno da AIB quanto em suas relações com a sociedade civil e o setor midiático. “A AIB trabalha institucionalizando suas ações junto à Classe jornalística e a Sociedade Civil. Criar a Comissão de Inclusão e Diversidades reflete nosso compromisso com a promoção na valorização dos profissionais da comunicação como um todo, sem diferenças, e com a defesa permanente da liberdade de expressão e de imprensa“, pontua Manuel Lopes, presidente da AIB.
A nova comissão reafirma o compromisso da AIB com uma sociedade mais justa e com a valorização de todas as vozes no jornalismo brasileiro, contribuindo para uma imprensa mais plural, ética, responsável e conectada com as realidades de todas as pessoas e comunidades.
Sobre a AIB
A Associação da Imprensa do Brasil é uma entidade representativa dos profissionais de comunicação, atuando na defesa dos direitos dos jornalistas e na promoção da liberdade de expressão e de imprensa no país. A AIB é presidida por Manuel Lopes, tendo Graça Paes como vice-presidente.
A diretoria da AIB conta com diversos diretores especializados: Edison Correa (Diretor Executivo), Marco Moreira (Diretor de Jornalismo), Ronaldo Gélio (Diretor Jurídico), Helena Hachem (Diretora Jurídica Adjunta), Marcus Soares (Diretor Jurídico Adjunto), Paulo Costa (Diretor de Operações), Marco de Cardoso (Diretor de Relações Internacionais, Comunicação e Defesa), Jansen Oliveira (Diretor de Relações Institucionais), Rafael Gomes (Diretor Social), Nilson Santos (Diretor de Eventos), Dil Melo (Diretora Comercial) e Marco Louro (Diretor Cultural).