Adoçantes sem calorias alteram aumento da glicose , diz estudo
Sacarina e sucralose aumentaram a quantidade de glicose no sangue , condição associada a diabetes tipo 2, é oque diz a pesquisa.

Um estudo feito e publicado na revista Cell apontou que os adoçantes não nutritivos – os sem calorias podem alterar os microbiomas dos consumidores de uma maneira que podem alterar seus níveis de açúcar no sangue.
Acreditava -se que os substitutos dor açúcar não tinham efeitos no corpo humano, porem, foi comprovado recentemente o contrário, nos estudos feitos por pesquisadores dos Estados Unidos, Alemanha, e Israel .
Leia também: São Paulo chega a semifinal da Copa do Brasil pela quinta vez na história
EM 2014 o autor principal do estudo ERAN ELINAV, imunologista e pesquisador de microbiomas do instituto WEIZMANN de ciência e do centro nacional do câncer Alemão (DKFZ) , e sua equipe, descobriram que adoçantes não nutritivos afetavam os microbiomas de camundongos, de maneira que poderia afetar suas respostas glicêmicas .
Glicose e o método de pesquisa
A equipe estava interessada em saber se esses resultados também seriam encontrados em humanos. Para saber essa importante questão , a equipe de pesquisa selecionou 120 voluntários que evitavam o consumo de adoçantes não nutritivos para testar as mudanças que esses produtos poderiam provocar em seus organismos.
Esses participantes foram divididos em seis grupos : dois sob controle, e quatro que ingeriram doses diárias abaixo das recomendadas pela Food and Drug Administration (FDA, órgão regulados de saúde nos estados unidos ) . os adoçantes não nutritivos escolhido foram os sintéticos ,sacarina ,Sucralose ,e aspartame, e o natural Estévia .
“Em indivíduos que consumirem os adoçantes não nutritivos ,podemos identificar mudanças muito distintas na composição e função dos micróbios intestinais no corpo humano são bastante responsivos a cada um desses adoçantes ,quando analisamos os consumidores de adoçantes descobrimos que dois dos adoçantes não nutritivo sacarina e sucralose ,impactaram significativamente a tolerância á glicose em adultos saudáveis curiosamente ,as mudanças nos micróbio foram altamente idêntico com as alterações observadas nas respostas glicêmica das pessoas “, disse ELINAV em comunicado.
Biden garante investimento histórico contra inflação: Adoçantes sem calorias alteram aumento da glicose , diz estudoo estudo aponta que a sacarina e a sucralose aumentaram a resposta glicêmica dos indivíduos , isso significa que havia mais ” açúcar ” circulando pelo sangue deles ,uma das condições que aumentam o risco para diabetes tipo 2.
Para estabelecer a causa ,os pesquisadores transferiram amostras microbianas dos sujeitos do estudo para camundongos livres de germes, eles foram criados em condições completamente estéreis e não possuam Microbiomas próprios, os resultados foram surpreendentes diz ELINAV.
Enquanto isso precisamos continuar procurando soluções para nosso desejo por doces ,evitando o açúcar ,que é claramente mais prejudicial á nossa saúde metabólica ” disse ELINAV . ” na minha opinião pessoal , beber apenas água parece ser a melhor solução.”