16/2 – Quarto dia de Carnaval em BH traz mais dois blocos e programação diversificada na Casa do Carnaval, com patrocínio da Cemig
Cemig garante mais um dia de muita folia e ritmos variados
com patrocínio a mais blocos nesta segunda (16)
O carnaval de Belo Horizonte se consolida como um dos maiores do país e, com incentivo total de R$12 milhões da Cemig para a temporada 2026 na capital e em mais 25 cidades de Minas, os blocos Havayanas Usadas e Gandahia fizeram um lindo desfile pelas ruas e agitaram os foliões nesta segunda-feira (16/2). A Casa do Carnaval também traz apresentações gratuitas do Samba Queixinho, com os DJs Aida, Fe Lins e Little Sil, até as 0h.
No início da manhã, a Avenida dos Andradas recebeu o cortejo do Havayanas Usadas, que celebrou 10 anos de trajetória com o tema “Brasil de Pé”, e propôs uma travessia musical por diferentes ritmos e territórios do país, reforçando o caráter plural da festa e a ocupação das ruas como espaço de encontro e diversidade cultural. O desfile trouxe participações especiais de Aline Calixto, Dé Lucas, Pai Ricardo e Iza Reis, além da condução da Bateria Chinelada, formada por cerca de 200 ritmistas e dançarinos. O cortejo teve patrocínio da Cemig, que distribuiu picolés e água para hidratar os integrantes, além de encantar o público com a apresentação de divertidos artistas circenses pernaltas.
Emocionante, a edição comemorativa foi marcada pela homenagem à produtora cultural Cris Gil, fundadora do bloco e referência na construção do Carnaval de Belo Horizonte. Ela foi reverenciada ao longo do desfile em reconhecimento à sua trajetória e contribuição para a cultura na cidade.
Já na Casa Floreana, acontece mais um dia de programação gratuita da Casa do Carnaval. O espaço recebeu uma estrutura para atender às necessidades do público que circula na região, com pontos de recarga de celular, chuveirão, banheiros e bebedouros, além da venda de comidas e bebidas. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo Sympla.
A casa abre todos os dias às 16h e conta, ainda, com programação musical gratuita. Hoje (16), o Samba Queixinho se apresenta, com os DJs Aida, Fe Lins e Little Sil. Encerrando a programação, na terça-feira (17), o Orgulho Tilelê — formado por Luiza Brina, Luiz Gabriel Lopes e Débora Costa — se apresenta, junto aos DJs Namel, Sandri e JJBZ. Quem chega na Casa do Carnaval encontra conforto sem perder a animação, com uma operação especial de segurança, limpeza e cenografia para viver a melhor experiência da festa em BH.
Também na manhã desta segunda, o Buritis recebeu o cortejo do Bloco Gandahia. O público se divertiu no trio elétrico comandado por Bruna Lipiani, Geisa Carneiro, que trouxeram os sucessos do Axé, e Banda Duzoto que trouxe o melhor do Rock para os foliões. O desfile se encerrou às 18h e arrastou milhares de pessoas pela rua Moisés Kalil.
Cemig: Energia do Carnaval
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edições do Carnaval da Liberdade, desde a primeira, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Neste ano de 2026, a companhia está destinando, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, cerca de R$12 milhões, beneficiando mais de 60 atrações culturais ligadas ao carnaval em várias regiões de Minas.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.

