Saúde

OMS prevê alta global de 77% na incidência de câncer até 2050; especialista alerta para necessidade da adoção de estilo de vida saudável

A Organização Mundial da Saúde (OMS) projeta que a incidência do câncer na população global deve aumentar 77%, até 2050, passando de 20 milhões de casos, em 2022, para 35,3 milhões. As previsões são preocupantes e já há sinais de concretização dos números. No Brasil, em 2023, o câncer superou as doenças cardiovasculares como principal causa de morte em 670 municípios, o equivalente a 12% das cidades brasileiras.

Conforme os dados divulgados pelo Observatório de Oncologia, que analisou 26 anos de registros do Ministério da Saúde, houve um crescimento de 30% nos números, no intervalo de oito anos. Além disso, a expectativa é que o Brasil registre, pelo menos, 704 mil novos casos de câncer por ano, podendo ultrapassar a marca de 1 milhão anuais, até 2040.

Entre os fatores que influenciam essas previsões, estão: o envelhecimento populacional e fatores de risco comportamentais, como tabagismo e obesidade, com maior impacto em regiões de baixa e média renda. Já entre os casos mais comuns, estão: o câncer de pele, de mama feminina, de próstata, de cólon, reto e pulmão.

Com a proximidade do dia 4 de fevereiro, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a nutróloga da Afya Fortaleza, Patrícia Fonseca, reforça que o risco iminente pode ser reduzido caso a população passe a adotar um estilo de vida saudável, com práticas como a manutenção de um peso corporal adequado, a realização de atividades físicas, a limitação no consumo de álcool e a adoção de uma dieta rica em alimentos naturais, sobretudo vegetais e fibras.

“Não fumar, evitar a exposição exagerada e desnecessária ao sol, evitar a ingestão de ultraprocessados, priorizar uma alimentação saudável, além de atentar para a importância da vacinação, mantendo a caderneta atualizada. Tudo isso ajuda a prevenir eventuais casos de câncer. Mas, não podemos esquecer da necessidade de acompanhamento médico e da realização de exames preventivos com vistas ao tratamento rápido e adequado de possíveis doenças, incluindo o câncer. Estima-se que ao menos 30% de todos os casos de câncer poderiam ser evitados com mudanças no estilo de vida”, destaca Patrícia.

Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.653 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers.

Em Fortaleza, a Afya Educação Médica dispõe de educação continuada em 19 especialidades: Clínica em Dor, Psiquiatria, Cardiologia, Dermatologia, Medicina Intensiva Adulto, Psiquiatria da Infância, Reumatologia, Pediatria, Geriatria, Endocrinologia, Ultrassonografia, Valvopatia, Nutrologia, Gastroenterologia, Neuropediatria, Ginecologia, Pneumologia e Ecocardiografia. A Afya Educação Médica Fortaleza está localizada na Rua Vicente Linhares, 500, Térreo, Loja 01 – Aldeota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *