Destaque

Na Batida dos 300: Pré-Carnaval de Fortaleza reúne cerca de 60 mil foliões e chega às 12 Regionais no segundo fim de semana

Teresa Cristina emocionou o público no Aterrinho; novos palcos estrearam em diferentes bairros e reforçaram a descentralização do Ciclo Carnavalesco 2026

Fortaleza seguiu em clima de festa no segundo fim de semana do Pré-Carnaval 2026. Entre sexta-feira (23/1) e domingo (25/1), o Ciclo Carnavalesco reuniu cerca de 60 mil pessoas em 15 palcos distribuídos por oito Regionais, ampliando a ocupação cultural da cidade e reafirmando a proposta de descentralização da folia sob o slogan Na Batida dos 300, em celebração aos 300 anos da capital cearense e homenagem ao Mestre Macaúba do Bandolim.

Além da aguardada atração nacional, a programação dos palcos contou com cerca de 50 atrações fortalezenses, entre elas cinco baterias e três tradicionais blocos de palco. A agenda contou ainda com 30 blocos de rua independentes, que começaram as apresentações ainda na quinta-feira (22/1), contemplando bairros de dez Regionais. Pensada para públicos diversos, a programação fortalece o Carnaval como política pública de cultura, inclusão e acesso democrático aos espaços da cidade, com atrações que vão de blocos carnavalescos ao forró romântico, para públicos de todas as idades e gostos musicais.

Samba, tradição e emoção no Aterrinho

O grande destaque do sábado (24/1) foi a apresentação da cantora Teresa Cristina, que levou ao palco do Aterrinho da Praia de Iracema o show “Jessé: As canções de Zeca Pagodinho”, em um tributo ao sambista brasileiro. O público acompanhou em coro clássicos do gênero, em uma noite marcada pela emoção, pela valorização da música popular e pela forte conexão entre artista e plateia. O show foi precedido das apresentações da DJ Bugzinha, de Mona Mendes e do Grupo Essas Mulheres, e o encerramento ficou por conta do Bonde Batuque. 

Novos palcos e mais territórios no mapa da folia

Assim como o Aterrinho, outros polos tradicionais também movimentaram o Pré-Carnaval, como o Mercado dos Pinhões, que recebeu os shows de Luxo da Aldeia, Vanessa A Cantora, DJ Maria Tavares, Dujambu e Baba de Camelo, e o Centro Cultural Belchior, com Vannick Belchior e participação especial do bloco Esse Ano Eu Não Morro, seguida do bloco Iracema Bode Beat. No Benfica, na Praça da Gentilândia, subiram ao palco Dj Kinas, Banda da Nega, Di Ferreira, Shirlene Aguiar, Dj Lola Mel, Montage, Luiza Nobel com seu Baile Preto Carnaval, e Gabvic. 

A programação também chegou ao Mercado da Aerolândia, com Diana Franco, Vanin e Nicinha e Banda Amor de Cristal; Raimundo do Queijo, com os grupos Murmurando, Samba de Roda e Fervilhando; à Mocinha, com o bloco Num Ispaia Senão Ienchi; e ao Parque Rachel de Queiroz. 

O segundo fim de semana também foi marcado pela estreia de quatro novos espaços no circuito do Pré-Carnaval, ampliando o alcance da festa e aproximando a programação dos bairros. Entraram no mapa da folia o Passaré, na divisa com o Parque dos Irmãos, que contou com a apresentação de Gildomar Marinho, Fabinha Varela e Jean Dumont e Banda Farra Dusbins; a Praça do Cuca Jangurussu, com Parahyba e Cia Bate Palmas, Iago Gouveia e Couros e Metais; a Praça dos Leões, com Raízes do Griô, Caravana Cultural, Maracatu Solar e Concentra Mas Não Sai; e a Lagoa do Mondubim, com Gilson Duty, Allan Brasil e Robertinho do Acordeon. 

Para a secretária da Cultura de Fortaleza, Helena Barbosa, o segundo fim de semana confirma o impacto positivo da descentralização. “Levar o Pré-Carnaval para novos territórios é reconhecer que a cultura acontece em toda a cidade. A ocupação dos espaços públicos, a diversidade de públicos e a participação das comunidades mostram que estamos construindo um Carnaval mais democrático, afetivo e conectado com a história e a identidade de Fortaleza”, destacou.

Agenda dos pequenos foliões

O fim de semana marcou ainda a abertura da programação carnavalesca para o público infantil, levando música, brincadeira e atividades lúdicas para diferentes espaços da cidade. No Parque Rachel de Queiroz, o público conferiu a apresentação do projeto Carambola, que une ludicidade e arte, em uma agenda pensada especialmente para crianças e famílias. O palco também recebeu os músicos Betto Lins, Meu bloco vai sair na rua, de Fábio Daniel, e Bárbara Sena e o Bloco das Sardinhas. 

Já na Cidade da Criança, a diversão ficou por conta das apresentações de Gal Saldanha e Cantakids, por meio das atividades do “Infância Viva Folia”. O programa integra o Infância Viva Fortaleza, um dos eixos do Plano Fortaleza Inclusiva, voltado ao fortalecimento do direito de brincar, da convivência comunitária e do acesso das famílias às políticas públicas. 

Descentralização, investimento e inovação

Ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco, o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026 contará com 25 palcos distribuídos pelas 12 Regionais, contemplando territórios tradicionais e novos espaços da cidade. Entre as novidades desta edição está a instalação de um palco com atrações nacionais na Avenida Domingos Olímpio, circuito histórico dos desfiles carnavalescos, que receberá nomes como Jorge Aragão e Chico César.

O Carnaval 2026 registra um aumento de aproximadamente R$ 4 milhões em investimentos, totalizando cerca de R$ 23 milhões aplicados em todo o Ciclo Carnavalesco. Os festejos fortalecem a cadeia produtiva da cultura e geram mais de seis mil empregos diretos e indiretos, com expectativa de impactar mais de 1,6 milhão de pessoas ao longo de toda a programação.

Farol da Cultura

A agenda completa está disponível por meio do Farol da Cultura, aplicativo gratuito para Android e iOS. A ferramenta permite acompanhar a programação em tempo real, localizar eventos por geolocalização, buscar atrações por nome, montar roteiros personalizados e disponibiliza recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *