Destaque

Prefeitura de Fortaleza apresenta plano operacional para o Ciclo Carnavalesco 2026

A Prefeitura de Fortaleza apresentou, na manhã desta quarta-feira (14/01), em coletiva de imprensa no Paço Municipal, o plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2026. A secretária da Cultura, Helena Barbosa, conduziu a apresentação, destacando o planejamento integrado entre os órgãos municipais e o modelo descentralizado da festa, que neste ano contará com 25 palcos distribuídos pelas 12 Regionais da cidade.

Apresentação do plano operacional do Ciclo Carnavalesco 2026

A coletiva reuniu representantes das secretarias e órgãos envolvidos na organização e execução do evento, que mobilizará mais de 8 mil agentes e contará com mais de 700 permissionários cadastrados nas 12 Regionais.

“Desde o início da gestão, a Prefeitura vem consolidando uma forma colaborativa de fazer política pública, reunindo diversas áreas para pensar cada ação de forma conjunta. É essa união de inteligências que nos permite garantir um Ciclo Carnavalesco seguro, organizado e acessível, respeitando as particularidades de cada território e assegurando à população a melhor experiência cultural, sem deixar de considerar o direito de ir e vir de quem vive a cidade de outras formas,” afirmou a secretária da Cultura Helena Barbosa.

Com o slogan Na Batida dos 300, o Ciclo Carnavalesco abre a agenda de celebrações dos 300 anos de Fortaleza e oferecerá ampla e diversificada programação, que contemplará todas as 12 Regionais, com atrações para todos os gostos e faixas etárias.

A expansão e a descentralização da festa têm impacto direto na economia da cidade, com a geração de mais de seis mil empregos diretos e indiretos, envolvendo artistas, profissionais técnicos, produtores e trabalhadores de diferentes áreas que fazem a festa acontecer. A expectativa de público para o Ciclo é de 1,6 milhão de pessoas.

Trânsito

Com o objetivo de facilitar o acesso do público aos eventos do Ciclo Carnavalesco, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) preparou uma operação especial de tráfego com a atuação de 180 agentes de trânsito e orientadores de tráfego a cada fim de semana. As equipes estarão distribuídas no entorno dos polos, monitorando o tráfego e realizando bloqueios e desvios viários, conforme o cronograma das festas.

Na Praça do Ferreira, haverá coibição de estacionamento na Rua Floriano Peixoto, no trecho entre a Travessa Pará e a Rua Pedro Borges, a partir das 6h. Às 14h, será isolado o entorno da praça e implementado pontos de bloqueio nos cruzamentos da Rua Floriano Peixoto com Rua Pedro Borges, Rua Major Facundo com Rua São Paulo, Rua Pedro Pereira com Rua Floriano Peixoto e Travessa Pará com Rua Floriano Peixoto.

No polo do Raimundo do Queijo, está previsto bloqueio no cruzamento da Rua General Bezerril com Rua Castro e Silva, das 7h às 18h, para a realização dos eventos realizados aos domingos.

No bairro Benfica, a partir das 6h, haverá coibição de estacionamento nas ruas Paulino Nogueira e Marechal Deodoro, no trecho ao lado da Praça da Gentilândia, onde o evento passa a ser realizado este ano. As interdições ocorrerão nos cruzamentos da Rua Paulino Nogueira com Av. dos Expedicionários, Rua Paulino Nogueira com Rua Marechal Deodoro, Rua Marechal Deodoro com Rua Costa Sousa e Rua Marechal Deodoro com Rua Jorge Dumar. Aos sábados, os bloqueios acontecem a partir das 14h, e aos domingos, a partir das 12h.

No entorno do Mercado dos Pinhões, na Praça Visconde de Pelotas, os bloqueios terão início a partir das 6h. As interdições contemplam as ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras ao lado da Praça, além dos cruzamentos da Rua Gonçalves Ledo com Rua Tenente Benévolo e da Rua Nogueira Acioli com Rua Pereira Filgueiras.

Os polos do Aterrinho da Praia de Iracema e Mocinha contarão com operação conjunta. No Aterrinho, estarão fechadas, a partir das 13h, a Av. Beira-Mar, entre a Rua Ildefonso Albano e Rua Arariús, e a Rua João Cordeiro, entre a Av. Historiador Raimundo Girão e Av. Beira-Mar. As avenidas Abolição e Historiador Raimundo Girão também serão interditadas entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano.

Para quem trafega pela Av. Historiador Raimundo Girão, no sentido Centro/Mucuripe, o desvio indicado é pela Rua Ildefonso Albano, seguindo pela Av. Monsenhor Tabosa. No sentido Mucuripe/Centro, a orientação é dobrar à esquerda na Rua Nunes Valente e à direita na Rua Deputado Moreira da Rocha ou utilizar a Rua Tenente Benévolo.

Também serão bloqueadas todas as vias que dão acesso ao Aterro, como Monsenhor Bruno, Camocim, Carlos Vasconcelos, Francisco Virgílio Vasconcelos e Barão de Aracati, a partir do cruzamento com a Av. Monsenhor Tabosa.

Na Mocinha, serão fechados os seguintes cruzamentos a partir das 12h: Rua João Cordeiro com Rua Tenente Benévolo; RuaAlfredo Prudente com Rua Tenente Benévolo; Rua Deputado Moreira da Rocha com Rua Padre Pita; e Rua Padre Climério com Rua Antônio Augusto.

Na Cidade da Criança, no Centro, agentes e orientadores controlam o tráfego e facilitam a travessia de pedestres nos acessos do equipamento.

No Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, a coibição de estacionamento no entorno ocorrerá a partir das 6h e as interdições serão implementadas a partir das 12h na Rua Edgar Falcão com Av. Parsifal Barroso e Rua Edgar Falcão com Rua Joaquim Marques.

Nos demais polos de festa, agentes de trânsito atuarão em viaturas para monitorar o tráfego, garantindo a travessia segura dos foliões e a fluidez dos veículos. Bloqueios e desvios temporários poderão ser adotados conforme a demanda de foliões.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforça a operação nos polos para atender a população durante o Pré-Carnaval, garantindo mobilidade e acessibilidade aos foliões nos diversos polos culturais espalhados pela Capital. A operação contará com reforço da frota regular, disponibilidade de ônibus reservas, além de ajustes e desvios temporários de itinerários nas vias que receberão programação carnavalesca.

Na abertura do Pré-Carnaval que acontece no dia 16/01, sexta-feira, no Polo Praça do Ferreira, os foliões poderão acessar o local por linhas que passam pelo Terminal Santuário da Fé (José de Alencar), Rua Castro e Silva, Rua General Sampaio, Rua Senador Pompeu, Av. Duque de Caxias, Av. Imperador, Av. Tristão Gonçalves e Terminal Coração de Jesus.

Já nos dias de folia aos sábados, no Polo Aterrinho da Praia de Iracema, a frota será reforçada com cinco (05) veículos, de 21h às 03h, de acordo com a demanda para a frota regular de sábado, com 976 veículos que operam em toda a cidade. Ao todo, 110 veículos/dia passam próximo ao Aterrinho, atendidos por 18 linhas regulares.
Todos os locais contam com linhas regulares que passam no entorno, garantindo o deslocamento da população por diferentes regiões da cidade.

Aos domingos, os usuários podem utilizar a Tarifa Social, com valor de R$ 4,80 para a tarifa inteira e R$ 1,50 para a tarifa estudantil, além de contar com a integração pelo Bilhete Único. Os horários e itinerários das linhas podem ser consultados pelo aplicativo Meu Ônibus, disponível para iOS e Android.

A operação especial também contempla os seguintes polos, com horários e dias específicos de programação: Polo Mocinha, Mercado dos Pinhões, Benfica, Praça dos Leões, Raimundo dos Queijos, Centro Cultural Belchior, Parque Rachel de Queiroz, Cidade da Criança, Praça das Flores (Aldeota), Barra do Ceará, Mercado da Aerolândia, Lago Jacarey, Lagoa Sapiranga (Coité), Parque Dois Irmãos, Lagoa do Novo Mondubim, Jangurussu, Complexo Bom Jardim, Praça do Henrique Jorge e Polo Lagoa do Opaia.

Saúde

Para garantir assistência rápida e qualificada no pré-carnaval e carnaval 2026, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, preparou um esquema especial de atendimento em saúde, incluindo a instalação de Postos Médicos Avançados (PMA) e ações de vigilância em saúde. Serão instalados PMAs durante todo período carnavalesco na Praia Iracema e no Benfica, além disso, a Domingos Olímpio também contará com a estrutura durante o carnaval. Cada um desses polos também terão ambulâncias, seja de suporte básico ou avançado, para transporte de pacientes caso necessário. A operação contará com 66 profissionais nos locais.

A assistência será reforçada ainda com ambulâncias de suporte intermediário nos polos Praça do Ferreira, Centro Cultural Belchior e Cidade da Criança.

Além da assistência direta, a SMS atuará ainda com plano monitoramento de agravos à saúde para adoção de medidas imediatas nos polos: Barra do Ceará, Mercado dos Pinhões, Mercado Aerolândia, Parque Rachel de Queiroz, Mocinha, Praça dos Leões, Parque dois Irmãos, Jangurussu, Lagoa do Novo Mondubim, Complexo do Bom Jardim, Praça das Flores, Praça do Henrique Jorge, Lago Jacarey, Sapiranga, Lagoa do Opaia, Centro Cultural Belchior, Raimundo dos Queijos, Cidade da Criança e Passeio Público.

Prevenção e saúde

No período de pré-carnaval e carnaval, também serão realizadas ações de combate ao tabagismo e prevenção a IST/Aids, com distribuição de preservativos, nos polos: Praça do Ferreira, Aterrinho da Praia de Iracema, Mocinha, Mercado dos Pinhões e Raimundo do Queijo.

Durante o carnaval, essas ações serão realizadas na sexta-feira (13/02) e no sábado (14/02) nas rodoviárias, com foco na orientação de viajantes e foliões. Já de domingo a terça-feira, serão no Aterrinho da Praia de Iracema e na Avenida Domingos Olímpio, locais de grande fluxo de pessoas ao longo dos dias de festa.

No Aterrinho da Praia de Iracema, também será ofertada testagem rápida para HIV e sífilis, garantindo acesso facilitado ao diagnóstico durante o período festivo.

Em média serão distribuídos nesse período cerca de 1 milhão de preservativos.

Atendimento em saúde

Os atendimentos de urgência, para adultos e crianças, serão realizados nas 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, todas funcionando 24 horas, além do Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) para urgências pediátricas.

Casos de emergência cirúrgica e traumatológica podem ser atendidos nos hospitais distritais Frotinha do Antônio Bezerra, Frotinha da Parangaba, Frotinha de Messejana e no Instituto Dr. José Frota (IJF), para ocorrências de alta complexidade.

O atendimento obstétrico e ginecológico de urgência será realizado nos Gonzaguinhas do José Walter, da Barra e de Messejana, além do atendimento obstétrico no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher).

Vacinação

Dos dias 14 a 17/02, período do Carnaval, a população de Fortaleza poderá atualizar a caderneta de vacinação, nos postos de saúde Geraldo Madeira Sobrinho (Pio XII) e Mattos Dourado, que funcionarão exclusivamente para aplicação de vacina, das 8h30 às 16h30.

Vacinas disponíveis
BCG, Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, VIP (Poliomielite), Pneumocócica, Meningocócica C, DTP, Hepatite A, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Febre Amarela, HPV, Meningocócica ACWY, dT, dTpa, Antirrábica, Influenza, Dengue e Covid-19.

Segurança

A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) estará presente na segurança do evento, com ações de patrulhamento realizadas por meio de viaturas, motos, bicicletas e a pé, além da atuação com videomonitoramento e ações de prevenção e salvamento aquático na orla da cidade.

Ao todo, 1.544 agentes estarão escalados na Operação Pré-Carnaval 2026, e 908 agentes atuarão durante o Carnaval, totalizando 2.452 profissionais ao longo de todo o Ciclo Carnavalesco, entre guardas municipais, subinspetores, inspetores e servidores da Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).

Os agentes também atuarão no apoio aos servidores de órgãos de fiscalização e controle, como Agefis, AMC, Samu, Funci e Etufor, nos locais onde ocorrerão os eventos festivos.

Na operação, serão utilizados equipamentos de radiocomunicação e câmeras de videomonitoramento, operadas por videoperadores da Central de Operações Integradas da Beira-Mar (COI-BM), do Centro de Comando e Controle de Fortaleza (CCCFor) e pelos agentes em campo. Os terminais de ônibus também contarão com reforço no efetivo.

O Ciclo Carnavalesco contará ainda com a atuação de cerca de 2.800 policiais militares, responsáveis pelo policiamento ostensivo, patrulhamento preventivo e apoio à segurança dos eventos, garantindo a tranquilidade do público e o bom andamento da programação em todos os polos. A Polícia Civil também atuará com 13 delegados e 94 oficiais de investigação policial, realizando atividades de polícia judiciária, plantões e investigações, com presença nos polos de eventos e atendimento em regime de plantão nas delegacias mais próximas.

Somando-se a esse esforço, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará estará mobilizado com equipes especializadas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento e ações preventivas. A operação contará com um superior e um coordenador de operações de operações, além de um efetivo total de 33 Bombeiros Militares empregados nas ações. Para garantir a segurança e o atendimento às ocorrências, serão utilizadas 17 viaturas, incluindo Carro Comando, viaturas de combate a incêndio, resgate, salvamento e equipes vistoriantes.

Limpeza urbana

A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), em articulação com a Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), organizou uma operação especial de limpeza urbana para todo o Ciclo Carnavalesco, contemplando todos os polos oficiais da programação. Ao todo, 560 profissionais, entre garis e fiscais, estarão mobilizados para garantir a recomposição e a conservação dos espaços públicos utilizados durante as celebrações.

As equipes atuam de forma integrada, reunindo profissionais da Cegor, das Secretarias Regionais e da Ecofor, com serviços de varrição manual e mecanizada, coleta regular e reforçada de resíduos e lavagem de áreas públicas. A limpeza é realizada antes e após o término das programações, com início imediato ao encerramento de cada evento, em horários ajustados conforme a dinâmica dos festejos.

A operação conta com 30 equipes mobilizadas, além de uma estrutura de coordenação formada por um gerente, um auxiliar e 12 fiscais. O efetivo inclui 305 garis distribuídos por Zonas de Limpeza, com quantitativo variável de acordo com o polo e a data, podendo chegar a até 31 profissionais em um único local nos dias de maior demanda, somados a 255 garis e fiscais destacados especificamente para os polos do Aterrinho e da Domingos Olímpio.

A ação busca manter os espaços utilizados pelas celebrações em condições adequadas ao público, com cobertura ao longo de todo o ciclo carnavalesco.

Comércio e fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente em todos os pólos do ciclo carnavalesco, com ações voltadas à coibição do comércio ambulante não autorizado e à prevenção de obstruções irregulares nos logradouros públicos. No período do pré-carnaval, a operação contará com 223 agentes, entre fiscais e auxiliares. Durante o Carnaval, 192 agentes atuarão diariamente para garantir o cumprimento do ordenamento urbano, totalizando mais de 400 trabalhadores mobilizados na fiscalização ao longo da programação.

Sustentabilidade

Durante toda a programação do Ciclo Carnavalesco, haverá atuação de centrais de coleta e da equipe do Re-Ciclo. Os materiais recicláveis recolhidos terão destinação adequada, sendo encaminhados às associações de catadores, promovendo a redução de impactos ambientais e o fortalecimento da economia solidária.

Direitos humanos

Abordagem social

A Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) participará dos eventos de Pré- Carnaval e Carnaval com o intuito de identificar de situações de vulnerabilidade, risco social ou trabalho infantil. Educadores sociais realizarão, nos diversos polos, abordagem social especializada de crianças, adolescentes e suas famílias presentes no espaço, orientando e fazendo os devidos encaminhamentos.

Paralelamente, é realizada a colocação de pulseiras de identificação nas crianças, como medida preventiva para casos de possível desaparecimento.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Fortaleza com a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que nenhum espaço seja cenário de exploração infantil.

Ao todo, serão 509 profissionais, sendo 301 durante o Pré-Carnaval e 208 no Carnaval.

Acessibilidade

O Ciclo Carnavalesco contará ainda com medidas essenciais de acessibilidade, reafirmando o compromisso com os direitos humanos e com a garantia de acesso pleno e inclusivo ao público. Estão previstas ações de acessibilidade física, comunicacional, cognitiva e psicossocial, além de medidas específicas de acesso e logística. Os espaços terão rampas adequadas, corrimãos e piso regular, em conformidade com a Norma ABNT 9050, circulação interna livre de obstáculos, com corredores e acessos compatíveis com cadeiras de rodas, banheiros acessíveis e área reservada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A programação contará ainda com intérpretes de Libras e audiodescrição, além da adoção de linguagem simples e direta na comunicação com o público. Será assegurado o direito de entrada, saída e retorno ao evento sem constrangimentos, bem como vagas reservadas próximas às entradas, embarque e desembarque acessíveis, priorização de filas preferenciais e atendimento adequado, garantindo conforto, autonomia e participação de todos.

Fortaleza por Elas

Durante a programação do Carnaval, a Prefeitura disponibilizará o Espaço de Acolhimento à Mulher – Fortaleza por Elas, iniciativa voltada à proteção, orientação e acolhimento de mulheres, reafirmando o compromisso do Município com a promoção dos direitos humanos e o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente em grandes eventos populares.

O espaço contará com a atuação de profissionais do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Francisca Clotilde (CRAMFC), com psicóloga e assistente social responsáveis pelo acolhimento humanizado, escuta qualificada, orientação e realização dos encaminhamentos necessários, conforme a demanda apresentada.

Pela primeira vez, a ação contará com a parceria da Câmara Municipal de Fortaleza, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, fortalecendo a articulação institucional e ampliando o acesso das mulheres às informações sobre seus direitos e aos serviços da rede de proteção.

Durante o Carnaval, também serão distribuídos kits com autoteste de HIV, preservativos e informativos, reforçando as ações de prevenção, cuidado com a saúde e promoção da autonomia das mulheres. A iniciativa integra a estratégia de ampliação do acesso à informação e aos serviços de saúde em contextos de grande circulação de pessoas.

O espaço contará ainda com o apoio do Grupo Especializado Maria da Penha (GEMP), garantindo a articulação com os órgãos de segurança pública e respostas rápidas às situações que demandem atendimento especializado.

Além disso, profissionais da Secretaria da Mulher atuarão no apoio, acolhimento e orientação ao público feminino durante o evento, assegurando um atendimento integrado, seguro e respeitoso.

A presença do Espaço Fortaleza por Elas no Carnaval reforça o compromisso da gestão municipal em promover uma festa democrática, segura, inclusiva e comprometida com a proteção, saúde e os direitos das mulheres.

Distribuição de 100 kits por dia.

Atuação no Mercado dos Pinhões/ Benfica / Ponto fixo no Aterrinho (duas profissionais do CRM fixas todos os dias), oito pessoas por dia da Secretária da Mulher na distribuição dos kits, 10 profissionais por dia atuando nos três pólos em forma de revezamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *