Saúde

Casa de Cuidados do Ceará lança grupo para pacientes com intuito de conscientizar sobre cuidados com AV

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade de desospitalização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), implementou um grupo para os pacientes assistidos no equipamento de saúde, com o intuito de promover orientações importantes sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC). Atualmente, mais de 50% dos pacientes do equipamento possuem alguma sequela da doença.

“Este é um projeto de educação em saúde que tem o objetivo de capacitar pacientes com sequelas de AVC e os cuidadores que acompanham os internados, fornecendo conhecimento teórico e prático necessário para que se tornem participantes ativos e informados em sua própria reabilitação”, explica a coordenadora de terapias multidisciplinares da CCC, Aryadne Marques. A unidade já conta com grupos para pacientes com tuberculose, cuidados com a saúde mental, estímulo à mobilidade, dentre outros.

Casa de Cuidados lançou grupo com foco em orientações sobre AVC

O grupo teve início na última quarta-feira (7) e será realizado semanalmente. A cuidadora Maria da Silva Holanda, 47, que já sofreu AVC, gostou bastante da experiência. “Tive AVC há quatro anos e até hoje tenho dificuldade em mexer o braço esquerdo, tenho que pedir ajuda para vestir uma blusa, por exemplo. Já estou há três meses na Casa, não como paciente, mas busco acompanhar as atividades, sempre aprendo algo novo e repasso o conhecimento para outras pessoas”, conta.

Hoje ela acompanha uma paciente na Casa de Cuidados que tem tumor cerebral e, para ela, momentos como esse colaboram para a troca de experiências. “Quando a profissional falou no grupo sobre sintomas de AVC, me senti à vontade em falar do que eu passei e também interajo com minha paciente sobre isso, inclusive também já acompanhei outros pacientes aqui na Casa. Aprendo cada vez mais graças aos profissionais, que fazem um trabalho incrível”, elogia.

A fisioterapeuta Lucilene Cirino, que conduziu a primeira edição do grupo, relata que a criação do projeto também foi impulsionada devido às dúvidas dos pacientes e cuidadores. “A gente sabe que o AVC é possível de prevenir, então estamos trabalhando em cima dos fatores de risco de prevenção, mas também para quem já teve. O familiar sempre pergunta se o paciente vai ficar sempre restrito e dependente de cuidados”, explica.

Fisioterapeuta Lucilene Cirino ministra primeira edição do grupo “Educa AVC”

“Aqui na Casa de Cuidados, a reabilitação visa recuperar a funcionalidade dentro das possibilidades de cada paciente. Então, a gente tenta recuperar a funcionalidade com a equipe multiprofissional, pois ninguém trabalha sozinho, juntamente com o cuidador, que é a pessoa que está mais próxima do paciente, e assim surgiu essa necessidade”, conclui.

Casa de Cuidados

A Casa de Cuidados do Ceará já abordou o tema em outubro de 2025, durante o evento “Semana de conscientização sobre AVC: da prevenção à reabilitação” para os pacientes e cuidadores. O equipamento destaca-se pela proposta de humanização, transição de cuidados e desospitalização. Atualmente, a unidade conta com 130 leitos e o perfil dos pacientes da Casa envolve aqueles que possuem sequelas graves de eventos agudos como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e traumas, além de doenças crônicas como esclerose lateral amiotrófica (ELA), demências, câncer e tuberculose.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *