Destaque

Parceria entre Pague Menos, Juliette e Instituto Banco Vermelho promove conscientização sobre violência de gênero

Com presença em todo o país, rede de farmácias é a primeira marca do setor a se engajar na campanha

Recife, novembro de 2025 – A Pague Menos, segunda maior rede de farmácias do Brasil, firmou parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), iniciativa de combate à violência de gênero e ao feminicídio. A rede é a primeira do setor farmacêutico no país a se engajar na campanha de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher, intitulada “Você não está sozinha”. A ação conta com a participação da apresentadora, cantora, empresária e embaixadora da Pague Menos, Juliette, que protagoniza um vídeo de conscientização sobre o tema e a prevenção de relações abusivas.

Como parte da campanha, unidades da Pague Menos nas cidades de Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Paulo (SP), Cuiabá (MT) e Campina Grande (PB) receberão bancos pintados de vermelho, acompanhados de um QR Code que direciona para o vídeo com Juliette, no qual ela reforça a importância de identificar sinais de abuso e buscar ajuda por meio dos canais de denúncia, como o 180 – Central de Atendimento à Mulher. Os bancos começam a ser instalados no dia 25 de novembro, data que marca o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, instituído em 1999 pelas Nações Unidas.

“A Pague Menos tem o cuidado como essência e isso também significa acolher quem enfrenta situações de risco e vulnerabilidade. Nossas equipes já são preparadas para esse acolhimento e, com esta campanha, receberão um treinamento ainda mais sensível para atuar de forma empática e assertiva. A parceria com o Banco Vermelho amplia nosso compromisso com a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher”, destaca Rosi Puccetti, VP de Gente, Sustentabilidade e Estratégia da Pague Menos.

Fundado por Andrea Rodrigues e Paula Limongi após perderem amigas vítimas de feminicídio, o Instituto Banco Vermelho transformou uma homenagem em um movimento nacional de conscientização sobre a violência contra a mulher. Incorporado à Lei nº 14.942/2024, que integra as ações do “Agosto Lilás”, o projeto é responsável pela marca “Feminicídio Zero”, doada ao Ministério das Mulheres, e hoje, soma mais de 200 bancos vermelhos instalados em todo o país — incluindo exemplares no Senado Federal e em tribunais de justiça.

“Quando uma marca como a Pague Menos e uma personalidade como Juliette se unem ao Instituto Banco Vermelho nessa luta temos a certeza de que estamos construindo algo verdadeiramente potente para enfrentar um tema tão urgente no nosso país. Essa parceria mostra que estamos no caminho certo, ainda que a estrada seja longa, para frear essa epidemia chamada feminicídio. Neste mês, o IBV completa dois anos de existência lançando uma campanha de alcance nacional, focada na forma mais eficaz de salvar a vida de uma mulher: a prevenção”, ressalta Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho.

Embaixadora da Pague Menos e também do Banco Vermelho, Juliette tem usado suas redes sociais para chamar atenção ao tema após o assassinato de sua amiga, a enfermeira cearense Clarissa Costa Gomes, vítima de feminicídio em Fortaleza (CE) em julho deste ano. Desde então, tem alertado sobre os sinais de relações abusivas e incentivado mulheres a buscarem ajuda.

“A campanha nasceu da dor e da união de 4 mulheres (eu, Andrea Rodrigues, Paula Limongi e Monaliza Novaes), que perderam amigas para a violência. Os índices de feminicídio não param de crescer e não podemos normalizar! Precisamos falar, acolher, proteger… Lembrar que nossas vidas valem muito. Cada banco que será instalado será um lugar para sentar, refletir e agir – uma forma de reafirmar para todas as mulheres que elas não estão sozinhas”, diz Juliette.

A ação integra as iniciativas de responsabilidade social da Pague Menos, que busca fortalecer sua atuação como rede de cuidado integral, promovendo não apenas a saúde física, mas também o bem-estar emocional e social de seus clientes e comunidades.

Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma está presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Conta com mais de 1.650 lojas, distribuídas em mais de 400 municípios, com 27 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a rede é hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de 1.100 unidades de consultórios farmacêuticos em todas as regiões do país.

Sobre o Instituto Banco Vermelho
O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com a fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua nacionalmente para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades e já está presente com mais de 50 bancos gigantes espalhados em todas as regiões do Brasil e mais de 200 bancos vermelhos no país.
O Instituto Banco Vermelho (IBV) criou a marca Feminicídio Zero doada ao Ministério das Mulheres via um Acordo de Cooperação Técnica, assinado em agosto de 2024 que promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher. Conta também com uma Lei Federal (Nº 14.942), sancionada pelo Presidente da República em 31 de julho de 2024.

Instalações de bancos vermelhos
Recife/PE – Endereço: Avenida Conselheiro Aguiar, 4074. Boa Viagem.
Fortaleza/CE – Endereço: Rua Ildefonso Albano, 68. Meireles.
Salvador/BA – Endereço: Av. Manoel Dias da Silva, 1958. Pituba.
São Paulo/SP – Endereço: Rua Joaquim Távora, 887. Vila Mariana.
Sinop/MT – Endereço: Av. Governador Júlio Campos, 791. Jardim Glória I.
Campina Grande/PB – Endereço: Rua Maria Minervina de Figueiredo, 52. Catolé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *