Economia e Negócios

Pesquisa Fecomércio MG: Comércio Mineiro otimista para o Natal

A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2025, realizada pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG, entre os dias 03 e 10 de novembro, aponta que os comerciantes mineiros estão animados para o Natal.Mais da metade, 52%, esperam vendas melhores do que as do ano passado e 19,2% mantêm expectativas de vender tal como venderam em 2024.

Os comerciantes que se mostraram satisfeitos com o faturamento do Natal passado somam 56,3% e os insatisfeitos, 40%. O Natal é a data mais importante para o comércio afetando o desempenho das vendas de 89,0% das empresas ouvidas na pesquisa.     

Os empresários também foram ouvidos sobre a expectativa para o último trimestre de 2025 e 50,6% disseram acreditar que será melhor que o último trimestre do ano passado, sendo que25,9% esperam resultado igual ao de 2024 quando 78,7% obtiveram fechamento satisfatório.

Os motivos para a expectativa positiva da maioria dos empresários para o Natal de 2025 são, nesta ordem: expectativa/confiança, valor afetivo da data, aquecimento do comércio e décimo terceiro salário. As vendas a crédito devem prevalecer somando 37,9% das respostas dos empresários e, em relação ao tíquete médio, não houve destaque para uma faixa de preço determinada.

Para 17,7% que esperam vendas piores, as justificativas para o mau desempenho seriam o comércio fraco/queda nas vendas, o endividamento do consumidor, a situação econômica do país e oconsumidor mais cauteloso, entre outras.

Com o intuito de melhorar os resultados esperados para o período, os comerciantes deverão investir em propagandas e promoções/liquidações, com adesão de 29,5% entre os impactados pela data sendo que 29,0% apostarão no atendimento diferenciado. Há ainda 7,8% que não irão realizar ações de venda, de acordo com a pesquisa.

Os pedidos para o Natal já foram feitos por mais da metade (50,4%) dos empresários, que ainda não receberam as encomendas. Já 23,5% estão preparados para as vendas da data com as encomendas recebidas.

Com exceção dos produtos atribuídos à linha alimentícia, que tradicionalmente têm as vendas estimuladas no Natal, a pesquisa mostra que roupas e acessórios são os que devem ter maior saída, na opinião do empresário do comércio.

Os segmentos de móveis e eletrodomésticos, supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, o de livros, jornais, revistas, papelaria e o de tecidos, vestuário e calçados são os mais impactados pelo período de vendas do Natal.

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