Entretenimento

Primeiro Ato circula espetáculo Quebra-Cabeça pela região metropolitana de BH 

O Grupo de Dança Primeiro Ato inicia circulação do espetáculo Quebra-Cabeça pela região metropolitana de Belo Horizonte, passando por Mateus Leme (22 de novembro), Confins (23 de novembro), Brumadinho (28 de novembro) e Caeté (data em 2026 a definir), em apresentações gratuitas e abertas ao público. Remontada especialmente para esta temporada, a montagem retoma sua proposta original de ocupar praças e espaços públicos com uma mistura de dança, teatro, circo e mímica — linguagem que marcou o espetáculo desde sua estreia, em 1989.

Leve, divertido e interativo, Quebra-Cabeça é considerado um dos trabalhos mais emblemáticos do Primeiro Ato e constrói, com humor e gestos do cotidiano, uma conexão imediata com espectadores de todas as idades. Desde sua primeira montagem, já percorreu capitais e cidades do interior de todo o país, além de ter realizado temporadas em Sevilha (Espanha) e Buenos Aires (Argentina). Agora, retorna às ruas em uma circulação voltada para democratizar o acesso à arte fora dos grandes centros urbanos.

“O Quebra-Cabeça nasceu do desejo de encontrar o público no espaço da vida cotidiana. Levá-lo novamente às ruas é reafirmar a essência do Primeiro Ato, que sempre acreditou na dança como encontro, comunidade e afeto”, afirma Suely Machado, diretora artística do grupo.

A circulação integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – Edital 10/2024 – ID 136 Primeiro Ato – Quebra-Cabeça – Secretária de Estado da Cultura e Turismode Minas Gerais. 

A direção artística de Quebra-Cabeça é de Suely Machado; direção, concepção, figurino e cenário de Paulinho Polika; pesquisa coreográfica dos bailarinos do Primeiro Ato; e pesquisa musical do Grupo Primeiro Ato em parceria com Paulinho Polika. O espetáculo possui classificação livre, duração de 35 minutos, é gratuito e conta com acessibilidade em Libras.

Serviço – Apresentações do espetáculo Quebra-Cabeça

Mateus Leme

Data: 22 de novembro de 2025 (sábado), às 20h
Local: Praça Benedito Valadares – Centro
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras

Confins

Data: 23 de novembro de 2025 (domingo), às 14h
Local: Praça João Daher
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras

Brumadinho

Data: 28 de novembro de 2025 (sexta-feira), às 19h
Local: Feirinha da Praça Orides Parreiras
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras

Caeté (2026)

Data: A definir
Local: A definir
Entrada: Gratuita
Acessibilidade: Libras

Mais informações: @grupo_primeiro_ato


Imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro | 31 99204-6367 | jozane@luzcomunicacao.com.br

Sobre o Grupo de Dança Primeiro Ato

O Grupo de Dança Primeiro Ato, sob a direção de Suely Machado, realiza um trabalho em dança contemporânea diverso e singular. Desde o seu início, em 1982, tem por objetivo investigar e ampliar o universo da dança em espetáculos expressivos através de processos colaborativos de pesquisa, encenação e produção entre bailarinos, coreógrafos, artistas plásticos, arquitetos, músicos, videoartistas e atores. A participação ativa dos bailarinos no processo de criação, como coautores dos espetáculos, traz um resultado consequente para o desenvolvimento do processo criativo. Suely Machado, como diretora-encenadora, analisa cada cena dentro do todo, lapida, dá tempo e clareza à obra, trazendo a assinatura do Primeiro Ato a cada espetáculo criado. Essa clareza na direção confere à estrutura uma linguagem que caracteriza o grupo como uma companhia que subverte padrões e conceitos, sem perder suas origens. O Primeiro Ato passeia por temas polêmicos, ao mesmo tempo em que brinca com o imaginário, tendo o humor como mola-mestra da maioria de seus espetáculos. O grupo investe no diálogo entre as artes e não se prende apenas aos palcos, equilibrando os espaços privilegiados com a força caótica das ruas. Em 2013, o grupo foi condecorado com a Ordem de Mérito Cultural pelo Ministério da Cultura, em reconhecimento às suas relevantes contribuições à cultura brasileira. Além da companhia, a família Primeiro Ato é composta também pelo Centro de Dança e por ações especiais, como os projetos Dançando na Escola e Garimpo das Artes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *