Gestão profissional ainda é desafio para escritórios de advocacia; especialista aponta as soluções para driblar essa crise
A profissionalização da gestão em departamentos jurídicos e escritórios de advocacia ainda é um desafio no Brasil. Em pesquisa recente da consultoria Bold HRO com sócios e diretores de grandes escritórios, 32% indicaram a gestão de pessoas como um dos principais obstáculos enfrentados. Além disso, 72% declararam ter intenção de investir em tecnologia jurídica nos próximos dois anos, apontando para a necessidade de modernização operacional.
Neste cenário de transformação e demanda por maior eficiência, a advogada cearense Sílvia Letícia consolida-se como uma das referências nacionais em gestão e controladoria jurídica. Com mais de 15 anos de atuação em departamentos jurídicos e mais de uma década em funções de liderança, atualmente ocupa o cargo de Gerente Nacional de Controladoria Jurídica, com expertise em Legal Operations.
“Quando tudo precisa passar por você, o crescimento trava. A liderança não está em centralizar, mas em estruturar processos, delegar com direcionamento e permitir que a operação funcione com autonomia e previsibilidade”, afirma Sílvia Letícia.
Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Sílvia Letícia possui ainda dois MBAs em Gestão e Liderança e uma pós-graduação em Direito Processual Civil. É coautora de seis obras técnico-acadêmicas, atua como professora em cursos de pós-graduação e integra a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE) na Comissão de Gestão Jurídica e Estratégica e na Comissão da Advocacia Corporativa.
“Minha proposta é convidar advogados, sócios, gestores e controllers a adotarem um ‘olhar 360º’ sobre sua operação jurídica, com foco em governança, indicadores, tecnologia e cultura data driven, para que deixem de apenas reagir e passem a gerir estrategicamente”, destaca a advogada.

