Camaleão Grupo de Dança encerra temporada de “Recriar” neste sábado(08/11), na Praça da Liberdade
A nova montagem tem direção coreográfica de Inês Amaral e Vanilton Lakka, e foi concebida em parceria com os cinco bailarinos que estão em cena. A temporada de estreia de “Recriar” é viabilizada graças ao patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Veminas Caminhões e Ônibus e da Mason Holdings, e o apoio da Coreto Cultural.
A “Recriar”, a mais nova criação do Camaleão Grupo de Dança, vem ocupando praças de Belo Horizonte e Contagem. A temporada de estreia da montagem encerra neste sábado com a apresentação na Praça da Liberdade. Com direção coreográfica de Inês Amaral e Vanilton Lakka, o espetáculo é um resultado de um processo de pesquisa e de criação coletiva que contou com a participação dos cinco bailarinos que estão em cena.
Pensado para ser apresentado em espaços públicos, “Recriar” nasce do desejo de retomar o convívio e a escuta em tempos de distanciamento e velocidade. A obra propõe um mergulho na urgência do encontro e da presença, convidando o público a reaprender a estar junto — de forma leve, criativa e consciente.
Cinco intérpretes — Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais e Mariana Chalfum — exploram, por meio do corpo e do jogo, a potência do lúdico, da simplicidade e da atenção ao outro. O espetáculo convida à prática viva da convivência, como exercício de escuta, cooperação e criação compartilhada.
“A criação coletiva é a essência do Recriar. Cada intérprete trouxe suas vivências, corpos e percepções para a cena, onde juntos construímos uma obra que reflete o diálogo, o respeito e a escuta como fundamentos da dança e da convivência humana”, destaca Inês Amaral, uma das diretoras.
“Apresentar a dança em espaços públicos é também uma escolha política e poética: queremos levar a arte para lugares onde as pessoas passam, trabalham e vivem, rompendo as fronteiras entre o palco e a rua, entre o artista e o cidadão. A cidade torna-se palco e o encontro da Arte”, complementa Marjorie Quast, diretora geral e fundadora do grupo.
Este Projeto também contempla oficinas ministradas durante seis meses pelo grupo para bailarinos em formação. As oficinas foram gratuitas e direcionadas a jovens bailarinos que buscam aperfeiçoar sua técnica e desenvolvimento artistico e contou também com a participação especial de bailarinos do “Grupo Somos” do Projeto “Somos Comunidade”. “Encontro” é o momento em que o grupo apresenta a expressão final desse percurso, revelando ao público a força criativa e transformadora das ações formativas vivenciadas. É uma semente de tudo o que está por vir. Um convite a seguir juntos, recriando não apenas o que vemos, mas o modo como escolhemos estar no mundo.
SOBRE O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA
Fundado em 1984 pela diretora Marjorie Quast, o Camaleão Grupo de Dança é um dos mais importantes e longevos coletivos de dança contemporânea do Brasil, com 41 anos de trajetória. Reconhecido como patrimônio cultural de Minas Gerais, o grupo soma 21 montagens assinadas por 14 coreógrafos nacionais e internacionais e mais de 50 prêmios ao longo de sua história.
Em parceria com o NÚCLEO ARTÍSTICO, escola criada em 1978, criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais. Parceiros do Instituto Unimed-BH no Projeto Escola de Artes desde 2007, desenvolvem cursos de balé clássico, Jazz e Danças Urbanas para crianças e jovens na comunidade Morro das Pedras. O projeto atende por volta de 200 jovens e crianças de comunidades carentes, cumprindo seu compromisso com a educação e a difusão da dança.
O Projeto Recriar é viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio de do IUBH ( Instituto Unimed -BH), Mason Holdings e Veminas Caminhões e Ônibus.
Ficha Técnica espetáculo Recriar
Direção geral: Marjorie Quast
Direção artística: Inês Amaral
Direção Coreográfica: Inês Amaral e Vanilton Lakka
Intérpretes Criadores: Dalton Walisson, Isabela Guerra, Ivo Igino, John Morais e Mariana Chalfum
Edição e montagem de trilha sonora: Glaydson Oliveira (Índio) e Luiz Camporez
Elaboração e confecção de figurino e adereços: Priscila Gouthier
Assistente de figurino: Katarina Gabriela de Souza
Equipe de costura: Júlia Arruda e Joyce Teodoro
Tingimento: Paulo André Ferreira
Produção executiva: Marjorie Quast e Alexandre Chei
Assistente de produção: Luciana Nunes e Marlon Castro
Assessoria de comunicação: Fábio Gomides – A Dupla Informação
Relação Institucional |Jacqueline Castro
Gestão de Redes Sociais: Gabriela Bianco
Projeto gráfico: Renato Campos – Destileria de Ideias
Fotografia artística: Glaydson Oliveira (Índio) – Reverso Filmes
Assistente de fotografia artística: Maria Cheib – Reverso Filmes
Registro fotográfico: Maria Cheib – Reverso Filmes
Registro videográfico: Glaydson Oliveira (Índio), Alexandre Mayrink, Maria Cheib, Pedro Sampaio, Ivo Igino – Reverso Filmes
Sobre o Camaleão Grupo de Dança
@camaleaogrupodedanca / www.facebook.com/camaleaogrupodedanca
O CAMALEÃO GRUPO DE DANÇA possui 41 anos de história e é um patrimônio histórico e cultural de Minas Gerais. O Grupo tem em seu repertório 21 montagens assinadas por 14 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Omar Carrum, Oswaldo Montenegro, Vladimir Rodriguez, Jorge Garcia, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano, Carlota Portela e Tuca Pinheiro. Em parceria com a escola NÚCLEO ARTÍSTICO (fundada em Belo Horizonte em 1978), criam, incentivam, e divulgam a dança, cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, se tornando o berço de renomados artistas nacionais. Como parte desse compromisso desenvolve também um projeto social de formação em dança que atende mais de 200 jovens e crianças de comunidades carentes. É uma companhia de grande importância para o país, por seu aspecto plural: da formação consistente em dança com a realização de espetáculos de estilos variados, a produção de obras com renomados artistas. O CAMALEÃO transforma o pensamento e a dança investindo em novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções, somando mais de 50 prêmios ao longo desses anos.
Serviço
Camaleão Grupo de Dança encerra temporada de estreia do espetáculo “Recriar” – Última apresentação!
08/11 – 11h – Praça da Liberdade (Belo Horizonte)
Entrada gratuita

