Confira a programação completa da Feira do Conhecimento 2025, que acontece de 6 a 8 de novembro no Centro de Eventos do Ceará
Evento gratuito celebra a ciência e a inovação no Ceará e reúne nomes como Renata Saldanha, Gabriela Prioli, Felipe Castanhari, Amyr Klink, grupo Ciência em Show, e mais atrações
De 6 a 8 de novembro, o Centro de Eventos do Ceará será palco de uma imersão em ciência, tecnologia, empreendedorismo e inovação. A Feira do Conhecimento 2025 (FdC) reúne estudantes, pesquisadores, startups e o público em geral em uma programação gratuita e diversa. Realizada pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), a FdC se consolida como o maior evento de popularização científica do Estado, promovendo o diálogo entre conhecimento, criatividade e futuro.
Confira a programação completa
Quinta-feira – 6/11
A programação tem início a partir das 14h, com a Solenidade de Abertura, que contará com a presença do governador Elmano de Freitas e o espetáculo Mobilis, do Balé da Edisca, unindo arte, movimento e inspiração.
Na sequência, às 16h, Renata Saldanha, bailarina e vencedora de reality show nacional, conduz o público com a palestra “Da escola para o palco da vida”. Logo depois, às 17h, a jornalista e comentarista Gabriela Prioli apresenta “IA e o Futuro em Transformação”, refletindo sobre os impactos da inteligência artificial no mundo contemporâneo. Encerrando o primeiro dia, às 18h, o navegador e escritor Amyr Klink sobe ao palco com a palestra “Viagem de polo a polo”, compartilhando experiências de superação e descobertas vividas em suas expedições.
Nos palcos temáticos, o público poderá acompanhar debates e experiências voltadas à ciência e tecnologia. No Palco POP, as discussões giram em torno do empreendedorismo científico e do protagonismo feminino na área de tecnologia. No Palco TEC, a pauta se volta para temas como sustentabilidade, energia limpa e o futuro dos profissionais de tecnologia. Já o Palco Conexão destaca o papel das universidades, a interação entre grandes corporações e startups, e as soluções socioambientais que impulsionam uma nova economia.
Sexta-feira – 7/11
Na sexta-feira, o evento segue com uma programação que une ciência, cultura digital e criatividade. Às 14h, o criador de conteúdo e divulgador científico Felipe Castanhari apresenta a palestra “Histórias que ficam: o segredo do conteúdo que atravessa o tempo”. Logo depois, às 15h, o mágico Jardel Beck traz o espetáculo “A mágica do amanhã”, misturando ciência e entretenimento.
Às 16h, ocorre a Premiação Ceará Faz Ciência e Olimpíada Cearense de Relatividade e Quântica, celebrando jovens talentos da pesquisa e da inovação. O dia se encerra às 17h30 com o Ceará Awards, conduzido pela personalidade cearense Aurineide Camurupim, em reconhecimento a iniciativas transformadoras do Estado.
Os palcos paralelos da sexta-feira apresentam debates e painéis com nomes como Inácio Arruda (MCTI), Mayara De Bona Hack (Globo/ViU, Rubem Paulo (AWS), Eiran Simis (CESAR Ventures), Fábio Ortiz (Hub de Inovação Claro), entre outros, discutindo temas como popularização da ciência, marketing de influência, mercado de games, cultura de inovação, segurança cibernética e inteligência artificial. As conversas refletem a força do Ceará como um polo criativo que conecta tecnologia, educação e impacto social.
Sábado – 8/11
No sábado, a Feira do Conhecimento encerra sua programação celebrando o aprendizado de forma lúdica e inspiradora. O dia começa às 10h30 com a Premiação OBMEP 2024, seguida, às 12h30, pelo espetáculo infantil “O barquinho e o pescador”, de Evan Teixeira.
Às 15h, o grupo Ciência em Show sobe ao palco com o espetáculo “Loucos por Ciência”, misturando diversão e aprendizado de forma interativa. Às 16h, a empresária e fundadora da Pardal Sorvetes Joselma Oliveira, apresenta “Empreendedorismo Motivacional”, e às 17h acontece a Premiação Robótica, Salão do Inventor e Games.
O encerramento fica por conta do Bloco do Baqueta, às 17h30, com um show que celebra o talento e a cultura cearense. Os palcos temáticos do último dia trazem ainda oficinas, workshops e trilhas sobre propriedade intelectual, cultura oceânica, software livre, audiovisual e empreendedorismo.
“A Feira do Conhecimento 2025 reafirma o papel do Ceará como um dos principais polos de inovação do Nordeste. Essa gama de atividades reforça a proposta de democratizar o acesso ao conhecimento e estimular o pensamento crítico, criativo e inovador. Em três dias de intensa programação, o evento nos inspira novas ideias, conecta talentos e mostra que o conhecimento é o caminho para transformar o futuro”, enfatiza a Secretária da Secitece, Sandra Monteiro.
Sobre a Feira do Conhecimento
A FdC 2025 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e está marcada para os dias 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, com entrada gratuita. O evento se consolida como um rico espaço de popularização da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo no estado, reunindo público de todas as idades em experiências imersivas e educativas.
A Feira do Conhecimento 2025 conta com patrocínio master do Sebrae; patrocínio mega do SenaiCE, Banco do Nordeste, Horizon e Funcap; e patrocínio top de Wissen Tech, Supera, Unifor, Pardal e Zeiss. O evento tem apoio institucional de Ascende Jogos, Assespro/Seitac, Cagece, Etice, Fiocruz, Iris/LabGov, IFCE, Labomar/UFC, Loucos por Games, Pixels, UCEG e UniAri.
As inscrições e a programação geral podem ser acessadas no site oficial da Feira do Conhecimento:https://feiradoconhecimento.com.br.

