Uncategorized

Filipe Ret lança álbum ‘Ao Vivo no Sonastério’ 

Gravado no lendário estúdio mineiro, disco de 12 faixas mostra o amadurecimento do rapper carioca em versões atemporais que mesclam groove, swing e atitude

Capa de ‘Filipe Ret Ao Vivo no Sonastério’ – Foto Steff Lima/arte: Moving Comunicação

Fotos de divulgação do álbum estão disponíveis no link

Filipe Ret está de volta em sua jornada inventiva e original com o lançamento do disco ‘Filipe Ret Ao Vivo no Sonastério’. No álbum, que vem na sequência de ‘Nume – Epílogo’, Ret mergulha a fundo em 12 versões de canções do álbum ‘Nume’ e de seu epílogo. O álbum chega em todas as plataformas digitais no próximo dia 23 de outubro.


Com arranjos inéditos, que mesclam orquestra, metais e linhas instrumentais orgânicas, o rapper proporciona uma experiência cativante e ímpar ao seu público. Faixas como “Grama Verde”, “Acima de Mim Só Deus”, “Da Onde Eu Venho”, “Cena de Cinema”, “Quando o Tempo Fechar” e “Emoções” são apresentadas em um formato autêntico em registro no Estúdio Sonastério, lendário estúdio de gravação mineiro. O disco também reafirma a consolidação do rapper no cenário nacional trazendo à tona sua originalidade e atemporalidade.


Em fevereiro, o rapper já apresentou a primeira parte do trabalho em registro audiovisual, exclusivamente lançado no canal do artista no YouTube.


Em ‘Filipe Ret Ao Vivo no Sonastério’, impera a organicidade dos grooves de cordas, metais, vocais e percussão que se integram harmoniosamente à lírica afiada do trap e do rap. O projeto, em sua essência, capta a versatilidade do artista como ente transgressor e original, trazendo os ouvintes para uma imersão na energia de Ret ao vivo, ao mesmo tempo em que eleva o teor dos arranjos de suas canções naturalmente a um formato novo, mas que soa íntimo à expressão do artista. O impacto das canções— que têm a direção musical de Matheus Falcão, Dudu Castilhol e Kojo Yeboah—, mostra como Filipe Ret se desafia a romper as fronteiras de sua própria arte a todo tempo.


O lançamento das doze faixas ao vivo reforça o momento especial da carreira de Filipe Ret. O rapper encerrou o ano de 2024 como um dos artistas mais ouvidos do Brasil no Spotify, sendo o número 1 em capitais como Rio de Janeiro e Salvador. Lançado em novembro de 2024, ‘Nume’ rapidamente conquistou o Disco de Ouro após ultrapassar 115 milhões de plays nas plataformas digitais. Em 2025, Ret dá sequência ao sucesso de ‘Nume’ com o lançamento do disco ‘Nume – Epílogo‘, consolidando sua trilogia etérea, iniciada com Imaterial (2021) e seguida por Lume (2022).


‘Nume’ e ‘Nume – Epílogo’ são trabalhos que marcam a fase mais pessoal e madura de Ret, se caracterizando como manifestos que sintetizam sua visão sobre trajetória, espiritualidade e identidade. Os álbuns reafirmam sua autonomia artística e o compromisso com uma estética sonora própria. O próprio nome do disco carrega um significado profundo: nume vem do latim e significa divindade ou poder sagrado, expressando a busca do artista pelo seu núcleo intocável e incorruptível.


Com ‘Filipe Ret Ao Vivo no Sonastério’, o rapper reafirma sua capacidade de transformar suas próprias criações em roupagens inusitadas que buscam incessantemente a originalidade. O novo disco também demonstra a incansável busca do artista pela reinvenção e pelo desafio — elementos que o acompanham desde o começo de sua trajetória nas ruas do Catete, no Rio de Janeiro.

Ret, que também está a plenos pulmões com sua turnê ‘Nume’ por todo Brasil, pavimenta, portanto, sua posição no topo do rap e do trap nacionais.

Ficha técnica ‘Filipe Ret – Ao Vivo no Sonastério’

 

Direção Musical:

Matheus Falcão

Dudu Castilhol

Kojo Yeboah

Autotune: Dallass

Bateria: Matheus Falcão

Guitarra/Violão: Dudu Castilhol

Synth Bass/Contra Baixo: Kojo Yeboah

Sax: Levy Silva

Trompete: Luiz Alves & Filipe Moura

Trombone: Leonardo Ramiro

Back Vocals:

Vitu Voz

Evy Souza

Rebecca Soares

Produção Técnica: Henrique Silva

Produção Executiva: Thiago Tico & Ney Junior

Op. Playback: Bruno Romaguera

Op. Audio Monitor: Diego Lima

Op. Iluminação: Douglas Porkott

Coordenador de RF: Matheus Souza

Eng. de Mixagem & Gravação de Áudio: Rodrigo Vidal

Roadies:

Kodé Ker (Bateria)

Anderson Engel (Cordas)

Realização: Elemess e Vivaz Produções

Direção de Projeto: Marcos Passarini

Gestor de Projeto: Robson Caetano

Produtora Audiovisual: Lordbull Filmes

Direção: Rômulo Menescal

Gaffer: Lucas Vacare

Edição de video e Colorgrading: Anderson Junior

Op. de Câmera: Gustavo Fuly, Mauro Cominato e Denis Freitas

Assistente de Arte: Rodrigo Marques

Direção de Arte: Keilah

Eng. de Gravação: Bruno Barros & Gabriel Fernandes (Sonastério)

Assist. de Gravação de Áudio: Victor Gama (Sonastério)

Técnico de Mixagem: Bruno Barros & Johnny Monteiro

Técnico de Masterização: Johnny Monteiro

Foto: Steff Lima

Videomaker RET: Gabriel Bossois

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *