Ministério da Cultura e Petrobras apresentam em Belo Horizonte o espetáculo musical “A Sbørnia Kontr’Atracka” Com a concepção e direção de Hique Gomez, única
Foto: Nilton Santolin.
Com a concepção e direção de Hique Gomez, única apresentação acontece no dia 04 de novembro, no Teatro Sesi Minas
Os personagens da ilha fictícia e excêntrica de Sbørnia estarão em Belo Horizonte para única apresentação do espetáculo musical “A Sbørnia Kontr’Atracka”. Com direção e concepção de Hique Gomez, a montagem faz parte de um projeto nacional, selecionado pelo edital da Petrobras, que circula por sete capitais brasileiras. O show acontece no dia 04 de novembro, terça-feira, a partir das 20h, no Teatro SESI Minas, e promete encantar o público com sua mistura de humor, música e crítica social.
Através das aventuras dos exóticos habitantes dde Sbørnia, um lugar anárquico e flutuante, separado do continente após explosões nucleares mal-sucedidas, o espetáculo explora com humor e ironia, temas universais como identidade, cultura e a relação entre tradição e modernidade.
Estão de volta os personagens famosos de “Tangos e Tragédias” como o violinista Kraunus Sang (Hique Gomez), a pianista Nabiha (Simone Rasslan), o professor, tocador de gaita de foles e hipnotizador das montanhas MenThales (Tales Melati), Pierrot Lunaire (Gabriella Castro), a grande sapateadora do Ballet Hiperbølico da Sbørnia.
Uma montagem
“Os nove anos de desenvolvimento do projeto nos trouxeram possibilidades infinitas, expandindo o conceito para áreas como audiovisual, as artes visuais no telão, a interação do filme como espetáculo, as invenções com os novos personagens e as interações com os coros locais. E também a capacidade da produção, em fluir com ótima energia pelos principais palcos do país.”, conta Hique Gomez.
A montagem traz canções originais e instrumentos exóticos para o universo de Sbørnia, que transita entre teatro, concerto e delírio cênico. Além dos atores-cantores-músicos, há um grande coro de meninas vestidas como colegiais, que interagem e comentam de forma bem-humorada toda a ação. Elas serão recrutadas e preparadas em cada capital por onde passará o espetáculo.
Um telão de alta resolução ao fundo ilustra as canções com artes e animações originais criadas por Rique Barbo, além de cenas do já lançado filme de animação “Até que a Sbørnia nos Separe”, que compõem o cenário de algumas canções. O som surround, pelo engenheiro de som Edu Coelho, junto com o desenho de Iluminação de Heloiza Averbuck, completa a imersão no universo da Sbørnia.
REINVENTANDO A SBØRNIA
O trabalho do grupo dá continuidade ao sucesso nacional conquistado pela dupla satírica de atores-músicos do espetáculo musical “Tangos e Tragédias”, formada por Hique Gomez e Nico Nicolaiewsky, este último falecido em 2014.
É o próprio Hique quem conta: “Após o final do ‘Tangos e Tragédias’, quando o Maestro Pletskaya (Nico Nicolaiewsky) voltou para nossa querida Sbornia, estivemos por dois anos em recesso. Mas o público nos pedia muito com mensagens recorrentes que ficavam ecoando na minha cabeça: ‘não deixa a Sbornia morrer!’ Foi então que, em 2016, resolvemos montar o espetáculo ‘Kraunus e Convidados’, com artistas que fizeram parte da nossa trajetória. Daí pra diante, a química entre outros personagens veio fluindo até que, para a série de TV ‘Sbornia em Revista’, criamos o novo mapa da Sbornia, com oito regiões definidas e histórias distintas para cada região. Tem sido uma luta após a outra, e todas vencidas até o momento. Enfrentamos a pandemia e saímos com uma série de oito capítulos, vencedora de três prêmios importantes no RioWebFestival. Enfrentamos a grande enchente, mas fomos premiados com o edital da Petrobrás para esse tour nacional. O povo da Sbornia não se entrega!!!”
“A Sbørnia Kontr’Atracka” foi apresentada também em Curitiba (27 de julho), Florianópolis (9 de agosto), Campo Grande (16 de outubro), e ainda passará por Rio de Janeiro (30 de outubro), Belo Horizonte (04 de novembro) e Brasília.
TRAJETÓRIA
Além dos palcos, a Sbørnia também conquistou outras linguagens artísticas. Em 1990, acontecia a publicação dos quadrinhos “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, e em 2013, o longa de animação “Até Que a Sbørnia nos Separe”, dirigido por Otto Guerra e Ennio Torrezan, hoje membros da academia de cinema de Hollywood. E, mais recentemente, a série “Sbørnia em Revista”, vencedora de três prêmios no Rio Web Festival – Melhor Websérie Nacional, Melhor Web Série Internacional e Melhor Performer de Musicais para Simone Rasslan. O filme é atualmente transmitido pela PrimeBoxBrasil no BoxBrasilPlay.
A Gestão Cultural e Produção é do Escritório de Produção Marilourdes Franarin, produtora de “Tangos e Tragédias” há 28 anos.
FICHA TÉCNICA
Criação e Direção Geral: Hique Gomez
Arranjos e Atuação: Hique Gomez e Simone Rasslan
Elenco de Apoio: Tales Melati e Gabriella Castro
Projeções Visuais: Rique Barbo
Desenho de Iluminação: Heloiza Averbuck
Operação de Iluminação: Marga Ferreira
Engenharia de Som: Edu Coelho
Assistente de Produção: Kauê Mallmann
Assistente Técnico: Rafael Pacheco
Redes Sociais: Pamela Batú
Administração Projetos de Lei: Daniela Ramirez
Direção de Produção: Marilourdes Franarin
Patrocínio: PETROBRAS
Realização Ministério da Cultura – Governo Federal
Produção local: Silvio Ferreira Produções
*SERVIÇO*
APRESENTAÇÃO ÚNICA: dia 04/novembro – 20h (terça-feira)
ONDE: Teatro SESI MINAS
INGRESSOS: R$ 120,00 e R$ 60,00 (meia)
VENDAS ONLINE: https://bileto.sympla.com.br/event/111150/d/340437
CAPACIDADE: 648 cadeiras numeradas
DURAÇÃO: 1h45
GÊNERO: Musical
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre