Release: IFMG promove audiência pública para debater oferta de cursos no Campus Belo Horizonte
Evento será aberto ao público, mas é preciso se inscrever gratuitamente para participar. Reunião está marcada para o dia 6 de outubro, segunda-feira, às 18h30, em escola do Barreiro.
(01/10/2025) O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) realiza na próxima segunda-feira, 6 de outubro, a partir das 18h30, audiência pública para debater a oferta de cursos de seu novo campus em Belo Horizonte, a ser construído na região do Barreiro. O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do Poeint (Escola Municipal Polo de Educação Integrada), localizado na Praça Modestino de Sales Barbosa 50, no bairro Barreiro de Cima. É preciso se inscrever gratuitamente pela internet (clique aqui) para participar, já que as vagas são limitadas à capacidade do local.
A audiência tem como principal objetivo apresentar o plano inicial de oferta de cursos da unidade. Serão mostrados os resultados de levantamentos feitos pelo IFMG e haverá espaço para que a comunidade esclareça dúvidas e faça questionamentos. Será um momento de diálogo aberto, no qual a população poderá contribuir com sugestões e apontamentos para que a futura oferta formativa esteja alinhada às necessidades locais e regionais. “É importante destacar que a audiência não tem caráter deliberativo, mas representa uma etapa fundamental do processo de implantação do campus”, explica a professora Flávia Siqueira, que integra a comissão responsável pelo Campus Belo Horizonte.
De acordo com a docente, a Pró-reitoria de Ensino conduziu um estudo preliminar para identificar as necessidades de formação profissional da região. Esse levantamento, que foi apresentado ao Ministério da Educação em 2024, apontou o Eixo Tecnológico da Saúde e Meio Ambiente como uma demanda real da região.
A reunião será presidida pelo reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira, e contará com a participação do pró-reitor de Extensão, José Roberto de Paula, do pró-reitor de Ensino, Mário Alvarenga, e de integrantes da comissão de implantação do campus, formada por um grupo de nove docentes. Foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião; o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes; o representante do movimento “IF no Barreiro”, Vinícius Venades Monteiro; além de autoridades e lideranças locais.
Ensino federal no Barreiro
A implantação do campus do IFMG em Belo Horizonte faz parte da política de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, em execução pelo Governo Federal desde março de 2024. Foi nessa época que o presidente Lula anunciou a criação de 100 novos campi de Institutos Federais em todo o Brasil. O IFMG foi contemplado com três unidades, nos municípios de Bom Despacho, João Monlevade e na capital mineira.
No caso de BH, um passo importante foi dado em 28 de agosto, data em que o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve na cidade para assinar o termo de compromisso da Operação Urbana Simplificada (OUS) que permitirá a instalação da unidade acadêmica no Barreiro. O documento propõe a articulação das secretarias municipais com o fim de agilizar a construção do campus e foi viabilizado pela Prefeitura após o aval da Câmara Municipal, que aprovou o projeto de lei autorizando a OUS.
A área destinada ao Instituto Federal está localizada na Avenida Waldyr Soeiro Emrich, conhecida como Via do Minério, entre as ruas Alfredina Amaral e Maria Letícia, no bairro Novo das Indústrias. É um terreno de 206 mil metros quadrados, sendo que a maior parte será mantida pela instituição como área de preservação permanente e espaço livre de uso público. Caberá ao IFMG preservar e gerir o perímetro ambiental do local, além de realizar os investimentos em infraestrutura e manutenção necessários para garantir o funcionamento da unidade. O Campus Belo Horizonte deverá ocupar cerca de 50 mil metros quadrados do terreno.
Os projetos e licenciamentos já estão sendo providenciados junto à Prefeitura para agilizar o início das obras. O planejamento prevê a construção de um bloco didático e administrativo, com salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e instalações para professores e técnicos administrativos. Em uma segunda etapa, será construída uma área de vivência e alimentação, com refeitório e lanchonete, além de um ginásio poliesportivo e outra edificação dedicada ao ensino. O processo licitatório está em andamento e é conduzido pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento.
Serviço:
Audiência Pública “Oferta de cursos pelo IFMG no Campus Belo Horizonte”
Data: 06/10/2025
Horário: 18h30
Local: Auditório do Poeint – Praça Modestino de Sales Barbosa 50, Barreiro
Outras informações neste link: https://www.ifmg.edu.br/portal/noticias/ifmg-promove-audiencia-publica-para-debater-oferta-de-cursos-no-campus-belo-horizonte-barreiro