SESI Museu de Artes e Ofícios celebra 20 anos com feira de design, arte e artesanato que ocupa prédio histórico em BH
Evento inédito transforma o museu em palco da economia criativa e dos saberes manuais, com entrada gratuita |
A Feira da Estação reúne cerca de 70 expositores com foco nos saberes manuais e na economia criativa, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, com entrada gratuita. O SESI Museu de Artes e Ofícios segue celebrando seus 20 anos de história com um evento inédito: a Feira da Estação. A iniciativa ocupa, pela primeira vez, todos os espaços do prédio principal do museu, localizado nas antigas Estações Ferroviárias da capital mineira, na Praça da Estação, entre os dias 3 e 5 de outubro.
Em parceria e com curadoria de Mary Arantes, a feira reunirá cerca de 70 expositores e designers que trabalham com cerâmica, bordado, obras têxteis, marcenaria e diversos outros materiais e técnicas artesanais. Mais que uma mostra de produtos autorais, a Feira da Estação é um convite à imersão nos saberes manuais e nos ofícios tradicionais que moldaram a identidade cultural do Brasil e que compõem a essência do próprio museu. Para este primeiro evento, Mary Arantes dará voz a artistas e artesãos mineiros.
“Além das exposições e vendas dos produtos, a programação inclui oficinas e bate-papos com os artistas, visitas mediadas pelo educativo ao museu, área gastronômica e atrações musicais, reforçando a proposta de unir arte, memória e patrimônio em uma experiência acessível e sensorial”, destaca Mariana Theodorica, supervisora do museu.
O prédio das antigas estações, inaugurado em 1922 e que hoje abriga o SESI Museu de Artes e Ofícios, também será homenageado com criações inspiradas em sua arquitetura. O evento marca a abertura da instalação Pano Território, um trabalho desenvolvido pelo Estúdio Veste, de Dane e Luisa Luz, que destaca, em flâmulas bordadas, as plantas arquitetônicas do edifício e os 20 anos do museu.
“A expografia da Feira da Estação foi pensada de forma a promover instalações como a do arquiteto Sylvio de Podestá e o Pano Território, que ocuparão o primeiro andar, logo na entrada”, ressalta Mary Arantes. Lembrando o escritor Alcione Araújo, ela sugere “o SESI Museu de Artes e Ofícios como o Museu dos Gestos, o museu corpo, do feito à mão, do suor, uma receita do repasse dos saberes ancestrais tão necessários para a perpetuação da arte que existe no ofício artesanal dos trabalhadores”.
Outros espaços contemplam a moda, na Galeria dos Vestíveis, e o melhor da cerâmica de BH, Nova Lima, Brumadinho e Vale do Jequitinhonha, na Galeria de Cerâmica. A Feira terá ainda ourivesaria e acessórios em um mix de expositores primorosamente selecionados pela curadora. O público infantil também foi contemplado e contará com oficinas formativas e produtos voltados para a criançada.
A exposição Innovar, que ocupa uma das salas expositivas do museu e que tem como objetivo a valorização e difusão da cultura brasileira, também estará aberta para visitação durante todo o final de semana. A iniciativa de Goiânia conta com obras de artistas brasileiros que abordam os eixos Cerrado, Sustentabilidade e Contemporaneidade, e tem, entre suas ações formativas, palestras, oficinas e debates que dialogam com o compromisso socioeducativo do SESI Museu de Artes e Ofícios e com a Feira da Estação.
Os projetos reforçam o papel do SESI Museu de Artes e Ofícios como referência na valorização do trabalho manual e dos ofícios tradicionais. Em tempos de consumo acelerado e digitalização extrema, o evento surge como uma celebração da produção artesanal e do contato humano por trás de cada peça.
Serviço
Feira da Estação – SESI Museu de Artes e Ofícios
Datas: 3, 4 e 5 de outubro de 2025
Horários:
3 e 4 (sexta e sábado), das 10h às 19h
5 (domingo), das 10h às 17h
SEXTA-FEIRA, 3 DE OUTUBRO
• 15h – Workshop de Gestão Sustentável de Empreendimentos Criativos, com Lucas Andrade (Projeto Innovar) e Mary Arantes
• 17h – Palestra “Modelando e Costurando histórias de mulheres empreendedoras: a história do Corte Centesimal”, com Carolina Franco
SÁBADO, 4 DE OUTUBRO
• 10h – Oficina de Artesanato, com Valmir Neves (Projeto Innovar)
• 11h – Oficina de Bordado, com Aline Bagre (Projeto Innovar)
• 14h30 às 17h – Mesa: Bordado, memória e território
- “A poética e a política de panos de prato: enlaces e rupturas pelo fazer”, com Thiago Flores
- “Sobre o tempo e o lugar: as histórias invisíveis que constroem os prédios e grandes monumentos”, com Daniela Luz (Estúdio Veste)
- “Bordado como prática de preservação de memórias, fortalecimento identitário e resistência cultural”, com Aline Bagre
• 17h30 – Exibição de filmes Matula: “Canastra, o queijo de ouro” e “Documentário Três Marias”, seguida de conversa com Daniela Fernandes
DOMINGO, 5 DE OUTUBRO
• 10h – “Encontrinho”, com Ateliêf e Studio Andorinha
• 10h – “Encontro para desenhar”, com USK Sketch
• 14h – Palestra “Imaginário popular no Brasil e em Minas”, com Luis Matuto
• 15h – Palestra “Avessos da História: tradições têxteis na arte contemporânea”, com Natalia Rezende
• 16h – Exibição do filme “Xakriabá: Relato feito de Barro”, seguida de conversa com Geisa Buzelin
Local: Praça Rui Barbosa, 600 – Centro, Belo Horizonte – MG
ENTRADA GRATUITA
Acesso: Recomenda-se o uso de transporte público ou por aplicativo devido à localização central do evento.
A agenda de palestras, bate-papos, oficinas e visitas mediadas também será divulgada nas redes sociais:
museudearteseoficiossesi | coisasdamary
Acessibilidade: As palestras e bate-papos contarão com intérprete de Libras.