“Cântico de Moisés” marca novo tempo na carreira de Ton Carfi
O cantor e compositor Ton Carfi lança no próximo dia 7 de outubro seu primeiro single independente, por seu selo Rocket Music Brazil, que conta com a parceria de distribuição da Labidad Music, mas promete um super videoclipe como spoiler, provocando reflexões profundas sobre a negritude e o poder de Deus.
Livremente inspirado na mensagem do filme “Pecadores”, de Ryan Coogler, que traça um paralelo entre a segregação racial vivida na região do Delta do Mississippi, no início da década de 1930, nos EUA, e a própria busca espiritual dos negros pós-escravidão, Ton Carfi debuta sua fase independente com o single autoral “Cântico de Moisés”, versando sobre a quebra de amarras de um povo, que se descobre livre em Cristo Jesus.
A provocação estética do período histórico ultrapassa a sonoridade do soul e do blues, que parturejam a música gospel, e desemboca nas belíssimas cenas do videoclipe dirigido por Dig Jam com a participação do elenco da Cia Nissi de Teatro, cujo tema central também é tratar da evolução da própria música negra.. com o blues das senzalas, os corais dos anos 2000 e a inserção da música eletrônica pós 2010.
Trata-se de um manifesto político-espiritual que, ao revisitar o passado do povo negro, desvela o cenário contemporâneo de pouquíssimas conquistas, onde o número de mortos negros, no Brasil, por causas violentas, por exemplo, é 76% maior que o de brancos, de acordo com a Agência Brasil.
Sem contar os inúmeros casos de injúrias raciais protocolados todos os dias ou mesmo a baixa adesão de pessoas pretas à altos cargos na sociedade brasileira. Num contexto como este, só nos resta crer no Rei dos Reis, o Único Digno da Paz e da Salvação, capaz de libertar seu Povo e galardoá-lo com a justiça que vem dos céus.
Ton Carfi lança mão de seu lugar de fala como homem negro, e enseja com a metáfora deste novo lançamento o seu momento profissional, lançando-se por um percurso mais “livre”, ao tomar as rédeas de sua própria carreira musical no mercado independente, como dono de sua própria gravadora, após mais de uma década como artista do casting de uma major. “Não se trata de me considerar aprisionado na minha antiga casa, mas de enaltecer a liberdade de trilhar meu caminho de modo mais autônomo agora”, destaca Carfi que teve o insight da composição da canção, que tem produção assinada por Felipe MusicMaker, nos bastidores de uma entrevista para o Fantástico, da TV Globo.
Confira ao videoclipe de “Cântico de Moisés”: https://www.youtube.com/watch?v=LJS4v0P5s8M
Faça o pré-save para ouvir na sua plataforma de áudio favorita: https://rocketmusicbrazil.lnk.to/canticodemoises