Metrô BH promove reflexão sobre saúde mental em ação do Setembro Amarelo
Campanha distribui cartas com mensagens motivacionais em estações e reforça o papel da concessionária como espaço de cuidado coletivo
O Metrô BH vai além do transporte e se torna palco para reflexões sobre saúde mental neste Setembro Amarelo. No dia 29 de setembro, a concessionária promove uma ação especial que pretende sensibilizar os passageiros para a importância do cu idado emocional, trazendo o tema para o dia a dia e incentivando o diálogo em um dos ambientes mais movimentados e diversos da capital.
A iniciativa tem início na Estação Central, das 8h às 11h30, e seguirá por outras estações. Funcionários do Metrô BH e voluntários do Projeto Help distribuirão cartas com frases motivacionais, um gesto simbólico que pretende despertar empatia, incentivar a conversa e reduzir estigmas relacionados à saúde mental.
Com a mensagem “Não te julgo, te ajudo!”, o Projeto Help já distribuiu mais de 7 milhões de cartas em todo o Brasil, alcançando cerca de 1,5 milhão de pessoas, reforçando que ninguém precisa enfrentar seus desafios emocionais sozinho.
Para a colaboradora da Saúde Ocupacional do Metrô BH, Amanda Santos, levar essa discussão para um espaço público é fundamental. “O metrô conecta diariamente milhares de pessoas, de diferentes idades e realidades sociais. Tornar esse ambiente um ponto de encontro para reflexões sobre o bem-estar é estratégico para democratizar o debate e mostrar que saúde mental deve ser cuidada com a mesma seriedade que a saúde física”, afirma.
Com a ação, o Metrô BH reforça seu compromisso social de ir além da mobilidade, utilizando seus serviços para promover informação, acolhimento e conscientização em benefício da população, transformando suas estações em espaços de convivência, cuidado coletivo e acesso democrático a iniciativas que valorizam a saúde e o bem-estar.
Entrevistas: o Gerente de Operação do Metrô BH, Frank Coelho Ferreira, estará na Estação Central, das 09 às 10h, na próxima segunda-feira, dia 29/09, para falar com a imprensa sobre a campanha. Os meios de comunicação que desejarem credenciar, devem enviar para o e-mail imprensa@metrobh.com.br com nome e identidade da equipe presente.