Saúde

Fortaleza se destaca na área médica com avanço da cirurgia plástica robótica

A capital cearense, já reconhecida pelo seu crescimento acelerado e relevância econômica, agora se firma também como referência em inovação médica. Se antes pacientes precisavam se deslocar para centros como São Paulo e Rio de Janeiro em busca do que havia de mais moderno, hoje encontram em Fortaleza recursos de ponta que antes estavam restritos ao Sudeste.

Embora a cirurgia robótica esteja consolidada em especialidades como urologia, ginecologia, coloproctologia, cirurgia torácica e do aparelho digestivo, na cirurgia plástica ela ainda é novidade no Brasil e no mundo.

A tecnologia oferece vantagens claras: maior precisão e destreza para o cirurgião, recuperação mais rápida, menos dor e cicatrizes, menor risco de infecções e perda de sangue, além de visão tridimensional ampliada e instrumentos mais flexíveis, que permitem atuar em áreas de difícil acesso.

No mês passado, a primeira cirurgia plástica robótica do Nordeste foi realizada pelo cirurgião plástico Dr. Érico Brasil, no centro cirúrgico do Hospital São Carlos/Rede D’Or. O procedimento, uma abdominoplastia robótica, contou com a colaboração de especialistas de São Paulo como a Dra Débora Galvão e Dr. Renato Barretto, além da participação online de referência internacional, como o Dr. Marco Aurélio Corrêa, de Singapura, regente do capítulo de Cirurgia robótica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pioneiro na técnica.

“Foi um orgulho muito grande poder trazer essa inovação para Fortaleza. A abdominoplastia robótica permite corrigir o afastamento dos músculos da parede abdominal com incisões mínimas, sem o corte extenso da técnica clássica. É um marco para a cirurgia plástica brasileira poder contar com o suporte do robô DaVinci e entregar resultados ainda melhores aos pacientes”, destaca o Dr. Érico Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *