Prêmio Osmundo Pontes encerra inscrições no dia 25 de setembro
A literatura cearense tem encontro marcado com a tradição e a renovação. O Prêmio Osmundo Pontes de Literatura, em sua 19ª edição, segue fortalecendo o legado de um dos maiores incentivadores da cultura do Estado e abrindo espaço para novas vozes.
As inscrições, iniciadas em agosto, entram na reta final: os interessados têm até a quinta-feira, 25 de setembro, para enviar suas obras. O edital contempla trabalhos inéditos nos gêneros poesia (mínimo de 80 páginas) e conto (mínimo de 100 páginas), escritos por autores naturais ou residentes no Ceará. A entrega pode ser feita presencialmente ou via Correios, na sede da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz, Rua do Rosário, nº 1 – Centro, Fortaleza/CE, CEP 60055-090).
Dois vencedores serão contemplados com um prêmio de R$ 15 mil em dinheiro, além de consultoria editorial, 1.000 exemplares impressos e a versão em áudiolivro da obra. Parte da tiragem será distribuída gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições culturais, ampliando o alcance da literatura cearense. A cerimônia de entrega acontecerá em 4 de novembro, data simbólica que marca o nascimento de Osmundo Pontes.
Idealizado por Cybele Valente Pontes, o prêmio é realizado pela Alma do Minho, pela Academia Cearense de Letras, pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, com patrocínio do Grupo Marquise via Lei Rouanet. Ao longo de quase duas décadas, já revelou talentos, consagrou autores e consolidou-se como o mais longevo prêmio literário do Nordeste.
“Criado para abrir caminhos e dar voz a autores que buscam seu espaço, este prêmio transforma histórias individuais em patrimônio coletivo. Ele é memória, oportunidade e compromisso com a literatura cearense. Em um momento em que o mundo está cada vez mais digital, iniciativas como esta ganham ainda mais relevância por fomentar a cultura e fortalecer a literatura do nosso Estado. É uma imensa satisfação poder contribuir com essa missão”, afirma Cybele.