Inscrições para o programa de fotografia gratuito terminam no dia 28
“Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica” encerra capacitações na Pampulha
O programa de capacitação “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica” abre as inscrições para a quarta oficina. Ao todo são 25 vagas e a próxima edição acontecerá na Pampulha. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura / 2024.
Já foram realizadas oficinas em Venda Nova e Barreiro, sendo que as exposições podem ser conferidas nos centros culturais de cada região. Atualmente, a oficina é realizada no Padre Eustáquio e as aulas na Pampulha começam em setembro.
“É uma grande satisfação que vamos formar a última turma do Foto&Tal deste ano. Ao longo dos últimos meses, temos testemunhado como a fotografia vai muito além da técnica, se revelando como uma poderosa ferramenta de expressão pessoal, construção de identidade e transformação social. Esta é uma oportunidade única para que novas vozes encontrem, por meio da imagem, maneiras autênticas de narrar suas histórias e percepções de mundo. O Foto&Tal está de portas abertas para acolher, incentivar e caminhar ao lado de quem deseja se descobrir nesse processo criativo”, destaca Mônica Veiga, coordenadora geral do projeto.
Para Dalila Pires, proponente e produtora do programa, mais do que um espaço físico, o bairro, a rua ou a casa onde se vive são carregados de significados, afetos e memórias e é justamente essa complexidade que os participantes são convidados a explorar por meio da fotografia. “Ao registrar os cenários do cotidiano, cada participante passa a refletir sobre a relação entre identidade e lugar, entendendo que eles não apenas habitam esses espaços, mas também os constroem e transformam com suas histórias”, afirma. Para ela, a chegada da quarta e última turma em 2025 simboliza o amadurecimento de um projeto que amplia percepções e abre caminhos criativos.
Podem participar da Oficina maiores de 18 anos, havendo prioridade para os moradores de periferias ou favelas, pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e PcD (com espectros de deficiência física). Ao final, haverá exposição fotográfica e cada participante recebe um certificado. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, por meio do Edital Multilinguagens – Fundo Municipal de Cultura / 2024.
Serviço
Abertura de inscrições para a oficina “Foto & Tal: Oficina de Narrativa Fotográfica”
Período: até o dia 28 de agosto
Local: Centro Cultural Pampulha, rua Expedicionário Paulo de Souza, nº 185, Urca
Quem pode participar: maiores de 18 anos, sem necessidade de experiência prévia
Aulas: em agosto, terças e quintas, entre 19h e 22h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/SGmU72gd8puSamvWA
Instagram: @fotoetalartevisual