Dia do Pão de queijo: paixão mineira e dos Méqui Lovers
Tradição de Minas Gerais, é protagonista nos cafés da manhã do McCafé
Belo Horizonte, agosto de 2025 — No Dia do Pão de Queijo, celebrado em 17 de agosto, a iguaria símbolo de Minas Gerais ganha destaque especial na rotina da capital mineira. E até o McDonald’s entra na comemoração: clientes do programa de fidelidade Meu Méqui poderão resgatar um pão de queijo tradicional por apenas 6 mil pontos no app. A promoção é válida até 28 de agosto, para resgates realizados até as 11h.
Nos restaurantes da rede com menu de café da manhã e unidades de McCafé – como do Minas Shopping -, os consumidores encontram além do pão de queijo tradicional, um pão de queijo em formato de waffle, quentinho e macio, ao longo de todo o dia. Em qualquer formato, o pão de queijo é sempre uma boa pedida, especialmente acompanhado de um McCafé de alta qualidade, com grãos premium, 100% arábica.
História e evolução desse clássico brasileiro
O pão de queijo, ícone da culinária mineira, teria surgido por volta de 1750, em Minas Gerais, quando o leite e seus derivados já eram abundantes na região e o polvilho de mandioca passou a substituir a escassa farinha de trigo. Essa origem é documentada por historiadores da gastronomia e confirmada por registros do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG) e da Fundação João Pinheiro.
Hoje, Minas responde por cerca de 70% da produção nacional, segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do estado (SIP), e abriga grandes marcas que levam o produto para todo o Brasil e para o mundo — como o fornecedor oficial do pão de queijo servido no McDonald’s, que também é mineiro.
O mercado de pão de queijo congelado, que surgiu nos anos 1980, possibilitou que o produto deixasse de ser apenas regional para chegar a supermercados de todo o país e, posteriormente, a outros mercados internacionais, conforme dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Em 2021, o Brasil exportou cerca de 201 mil toneladas de pães e bolos industrializados, categoria que inclui o pão de queijo, registrando crescimento de 27% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).
Sobre a Arcos Dorados
A Arcos Dorados é a maior franquia independente do McDonald’s do mundo e a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe. A companhia conta com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias locais de restaurantes McDonald’s em 21 países e territórios dessas regiões. Atualmente, a rede possui mais de 2.400 restaurantes, entre unidades próprias e de seus franqueados, que juntos empregam mais de 100.000 funcionários (dados de 15/07/2025). A empresa também está comprometida com o desenvolvimento das comunidades em que opera com a oferta de oportunidades de primeiro emprego formal aos jovens e com o impacto ambiental positivo por meio de sua Receita do Futuro. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO). Para saber mais sobre a Companhia por favor visite o nosso site: www.arcosdorados.com