Instituto Atlântico lança o Praia Impacta e apresenta novas startups no PRAIÔ 2025
Conexões, empreendedorismo, inovação, tecnologia e impacto foram os valores que deram o tom da 2ª edição do PRAIÔ 2025, realizado pelo Instituto Atlântico, nesta terça-feira (dia 5 de agosto), em sua sede, em Fortaleza. O evento anual do PRAIA, Veículo de Venture Capital do Atlântico, reuniu gestores e colaboradores do Atlântico, representantes de startups e empresas parceiras para apresentar o Praia Impacta e as novas startups investidas pelo Atlântico, no ciclo 2025-2026.
Espaço aberto de conexão, troca de experiências e apresentação de resultados, o PRAIÔ 2025 começou com uma apresentação musical do Grupo Cabaçal, do Tapera das Artes, em Aquiraz, que trouxe um clima de alegria e descontração aos participantes – que puderam também acompanhar o evento ao vivo, pela internet, no YouTube do PRAIA.
“Tudo o que a gente cria com o propósito, querendo causar impacto, começa com a ideia, com o sonho. E já são cinco anos de realizações, com uma pandemia no meio, mas muitas conquistas. Tudo começou com uma provocação boa do nosso diretor, Francisco Moreto, que me questionou, durante uma viagem: ‘o que a gente pode fazer para apoiar o ecossistema de startups do estado?’ As ideias vieram, comecei a rabiscar num guardanapo e quando chegamos da viagem, estruturamos um planejamento para apoiar o ambiente de inovação dos empreendedores do Estado, baseado na colaboração, que é um dos valores do Atlântico”, recordou Luiz Alves, diretor de Inovação e Novos Negócios do Atlântico.
Startups
Um dos pontos altos do PRAIÔ 2025 foram as interações com as startups investidas pelo Instituto Atlântico. Na ocasião, as do ciclo 2024-2025 (Batch#5) tiveram sua atuação destacada e compartilharam um pouco de suas experiências: PureIA, Mandala Token, Yby e InSpace.
Além disso, foram apresentadas as novas startups, que passam a ser investidas pelo Atlântico, no ciclo 2025-2026 (Batch#6): Flake Flow, ChefPro e Sandora. Elas passaram por uma ampla seleção: das 175 inscritas, apenas 96 passaram na primeira rodada de avaliação, 25 foram identificadas com potencial de incentivo, mas apenas três foram selecionadas. Uma última vaga está em aberto e as startups podem se inscrever no site do PRAIA vemserpraia.com.br.
Praia Impacta
Outro destaque do PRAIÔ foi o lançamento do projeto “PRAIA Impacta”, uma jornada de aceleração que irá capacitar sete negócios de impacto com foco em soluções voltadas ao meio ambiente e à saúde. A proposta aprovada pela Coalizão pelo Impacto, iniciativa multissetorial que visa fortalecer ecossistemas locais para apoiar e potencializar negócios de impacto socioambiental, foi construída em parceria com o time ESG do Instituto Atlântico. O objetivo é mobilizar atores locais e gerar resultados reais para Fortaleza e região, a partir do fomento à inovação e ao empreendedorismo com impacto positivo.
“Na nossa jornada ESG, identificamos no PRAIA uma grande oportunidade de impulsionar negócios com viés de impacto. Foi com esse propósito que lançamos o Praia Impacta, uma nova vertente do programa, que amplia seu olhar para além das startups de alta densidade tecnológica. Agora, também abraçamos startups que geram impacto positivo nas nas áreas de meio ambiente e saúde”, disse Ana Sofia Marçal, Gerente Executiva de Operações e Head de ESG do Instituto Atlântico.
Inovação aberta
Reforçando o tom de inovação do PRAIÔ, no evento também foi apresentada oficialmente a Chamada Pública de Inovação Aberta com aporte financeiro a partir de R$ 4 milhões, voltada à transformação digital da indústria e startups em nível nacional. A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de soluções tecnológicas por meio da conexão entre startups e indústrias. A ação é viabilizada com recursos da Unidade EMBRAPII Atlântico, que poderá co-investir em até 85% do valor dos projetos aprovados, priorizando desafios que possam ser resolvidos com tecnologias emergentes como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Automação, Ciência de Dados e Gestão Energética, todas fundamentais à Indústria 4.0.
A chamada é um convite para que o setor produtivo inove com agilidade e baixo risco, aproveitando o potencial do ecossistema de inovação que construímos no Atlântico”, afirma Luiz Alves, diretor de Inovação e Novos Negócios do Atlântico.
Sobre o Atlântico
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) de natureza privada, sem fins lucrativos, que há mais de 20 anos atua no desenvolvimento de soluções inovadoras em Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, com foco nas áreas da indústria eletroeletrônica, energia e Indústria 4.0. Instituído pelo CPQD e pela Padtec, tem sede em Fortaleza (CE) e forte presença nacional e internacional. Sua atuação em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Educação (P,D&I+E) é impulsionada por programas de incentivo à inovação, como a Lei de Informática, Lei do Bem, P&D ANEEL e EMBRAPII. Expandindo sua presença para além do mercado nacional, o Atlântico Global oferece soluções tecnológicas inovadoras e de ponta, nos Estados Unidos e no Canadá, para pequenas e médias empresas de base tecnológica em rápido crescimento. Além disso, desenvolve iniciativas de apoio ao empreendedorismo, por meio da aceleração de startups; Corporate Venture Capital (CVC), direcionada para Venture Building, impulsionando o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica; Educação, por meio da marca AVANTI, apoiando o MCTI/SOFTEX na capacitação gratuita de pessoas em tecnologias emergentes, visando melhorar seus posicionamentos no mercado de tecnologia e, na linha de cursos pagos especializados, um repertório de cursos voltados para dotar pessoas com formação, de capacidades e saberes tecnológicos superiores.
Seu ecossistema de inovação conecta pesquisa e desenvolvimento ao mercado por meio de parcerias estratégicas com universidades, ICTs, empresas e startups. Com mais de 600 colaboradores altamente qualificados, possui um índice de satisfação interna acima de 88% e uma forte representatividade feminina em cargos de liderança (41%). Em 2024, pelo sétimo ano consecutivo, conquistou posição de destaque no ranking do GPTW, alcançando o 2º lugar no Ceará e um trust index de 91. Saiba mais: www.atlantico.com.br.