Meninas do Brasil são octacampeãs da copa América
Na noite de sábado(30/07), na Colômbia as Meninas da seleção feminina de futebol ganhou seu oitavo título de copa América. Esse título foi de forma invicta, a defesa brasileira não levou um gol.
Quando o Brasil venceu a semifinal contra o Paraguai por 2×0,garantiu não só a vaga para final, como também vaga para a copa do mundo na Austrália e Nova Zelândia em 2023 e vaga para as Olimpíadas de Paris em 2024.
A seleção não teve uma atuação de gala, como nos outros jogos da copa América, mas foi o suficiente para vencer o jogo e a final.
Leia também: Futebol feminino: Show de solidariedade no litoral paulista
O primeiro tempo, a Colômbia que estava sendo empurrada por sua torcida que estava em peso no estádio Alfonso López. A seleção colombiana começou criando mais chances, e dominando a seleção brasileira que estava jogando na defesa.
O Brasil só chegou ao gol aos 39 do primeiro tempo, quando Debinha foi derrubada na área e a juíza marcou pênalti, Debinha mesmo cobrou e abriu o placar. O primeiro tempo o Brasil terminou na frente.
Segundo tempo coma seleção feminina do Brasil
No segundo tempo, as meninas do Brasil começaram pressionando e quase que Antônia aumenta o placar, a goleira colombiana teve que se esticar para defender o belo chute da lateral brasileira.
Após esse começo de segundo tempo de pressão sobre a Colômbia, o Brasil sumiu no jogo, jogando atrás da linha do meio campo, a defesa trabalhando.
Aos 30 do segundo tempo, quase que Linda Caicedo empata o jogo, no seu chute ela tira tinta da trave brasileira.
O Brasil só voltou a assustar a goleira colombiana, nos acréscimos finais, com um chute Luana, que vai para fora.
A arbitra encerra o jogo e o Brasil é octacampeão invicto da Copa América.
Após a partida, a autora do gol brasileiro falou:
“Nota 10. Conseguimos o que precisávamos, que era a vitória. Estou muito feliz pela equipe. Claro que sempre temos que melhorar. Vamos trabalhar até o mundial, mas a equipe está de parabéns.”
O que ficou dessa copa com as meninas da seleção brasileira
A defesa brasileira foi a surpresa agradável da copa, passou todos os jogos ilesa, sem sofrer um gol.
Pia, a técnica brasileira falou sobre a defesa e os próximos desafios da seleção:
“Acho que foi impressionante não sofrer gols. Antes de tudo, acho que é sobre o aspecto tático. Temos que mudar as táticas. Algumas jogadoras vem do banco e mudam a partida como gostaríamos, às vezes não. Temos que estar juntas e saber mudar taticamente. É um desafio para as mais jovens, porque jogam com muita emoção. É um desafio junta-las as mais experientes.”
Pia também falou sobre o resultado da partida:
“Nos vencemos por 1 a 0. Eu não acho que foi bonito, mas foi eficiente. A Colômbia criou mais chances, mas nós mantivemos o 1 a 0. Então, sim, eu acho que fomos o melhor time.”
Promessa de investimento
O presidente da CBF Ednaldo Rodrigues esteve no estádio para acompanhar a final, e após a partida ele falou sobre o jogo e sobre a renovação da seleção:
“O jogo foi um jogo super difícil, jogo tenso e que ficou sempre em aberto. Mas as atletas brasileiras estavam muito conscientes do trabalho e dificuldade que iriam encontrar da torcida e seleção colombiana. Mas o entrosamento delas é também a autoestima e a confiança delas foram importantes para que o Brasil saísse vencedor.
A gente parabenizou tanto ela como a comissão técnica e todo pessoal de apoio porque realmente foram muito bravos. Importante e tem que levar em consideração que a seleção hoje que venceu, está em renovação. Várias atleta, acredito que de todo elenco tem 18 atletas que não tinha jogado ainda a copa América. Isso tem que ser levado em consideração para saber que está no caminho certo.”
No gramado, ele ainda disse que a meta para 2023 é “Trabalhar em conjunto com as federações estaduais, para promover competições de base, para que haja uma renovação”. E que o trabalho não é só para formação de atletas, mas também de treinadores, supervisoras para que o futebol feminino de uma alavancada.
Os próximos desafios da seleção de Pia, é saber lidar com as emoções, focar na parte tática, ter atletas experientes e enfrentar grandes adversários, um dos adversários vai ser o vencedor da Eurocopa em fevereiro.