Pão quentinho a cada 40 minutos: receita é sucesso de empreendedor em distrito de Ouro Preto
Matheus Rocha Gonçalves é sócio-proprietário da Padaria Casa Verde. Foto: Divulgação
O aroma e o sabor do tradicional “pãozinho”, recém-saído do forno, torna o item indispensável na mesa do café, especialmente, dos mineiros. Por outro lado, para uma padaria ser lucrativa é preciso ir além da tradição, e buscar soluções inovadoras, que somem ao fato de servir pão quentinho todos os dias. Este é um dos desafios de Matheus Rocha Gonçalves, sócio-proprietário da Padaria Casa Verde, localizada em Cachoeira do Campo, um charmoso distrito de Ouro Preto.
A história do empreendedor com as fornadas de pães começou em 1980. Na época, o pai dele, Francisco Gonçalves, até então caminhoneiro, comprou uma padaria em sociedade com um sobrinho. O negócio funcionou até o ano de 2007, e precisou ser encerrado por falta de rendimento. No mesmo período, o irmão de Matheus, Francisco, havia inaugurado um sacolão.
“Eu comecei a ajudar o Chiquinho na empresa e, em 2010, a transformamos no Multimercado Casa Verde, com itens de supermercado, sacolão e padaria. Oito anos depois, quando estava me formando em Engenharia de Controle de Automação, meu outro irmão, o Rodrigo, que hoje é meu sócio, somou ao negócio e ajudou a remodelar a empresa, com foco exclusivo na panificação”, lembra Matheus.
De 2018 até os dias atuais, o faturamento da empresa foi ampliado em sete vezes. A padaria conta com 25 colaboradores e, com localização estratégica, à beira da rodovia, consegue atender além da população do distrito, principalmente, com serviços de lanchonete. “O atendimento no sistema de delivery também já funciona, mas esbarra na dificuldade de mão de obra para ficar mais estruturado”, explica.
Receita familiar com cerca de 45 anos
A história da Padaria Casa Verde demonstra como a tradição e a inovação podem construir um negócio eficiente e de sucesso. Grande parte do sucesso da empresa está no reconhecimento e valor conferidos a uma tradicional receita da família. O pão francês é o “queridinho” dos consumidores da região graças ao padeiro Luiz Antônio Santana, que trabalha com a família há 45 anos, compartilhando diversas receitas. A fornada do ‘pãozinho’ sai a cada 40 minutos.
“Vendemos, em média, 80 mil pães, por mês, na padaria. Minha grande missão é transformar a nossa padaria numa extensão da cozinha do meu cliente. Ele precisa ter a experiência de comer uma broa, e lembrar daquela preparada pela sua avó, ou um bolo com o sabor do que a sua mãe fazia. Queremos que ele se sinta em casa em nossa padaria”, frisa.
Apoio e qualificação
Ainda que tenha passado boa parte da sua vida dentro da padaria, um dos caminhos encontrados pelo empreendedor para melhorar os processos do seu negócio, e acessar novos mercados, foi investir em capacitação. No Empretec, seminário realizado pelo Sebrae Minas para desenvolver características empreendedoras, Matheus refinou o perfil para a gestão da padaria. Já com a participação no Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), promovido pelo Sebrae, em parceria com a Gerdau, tem conseguido qualificar a gestão, fomentar a geração de negócios e aumentar a competitividade.
Por meio do programa Sebraetec, o empreendedor planeja atualizar o layout da fachada da padaria. E com o programa Prepara Padaria, projeto que busca oferecer soluções e ferramentas gerenciais para potencializar o segmento da panificação, começou a trabalhar de forma mais constante na criação de conteúdos para as redes sociais, que geram proximidade com os clientes. Hoje, o foco de Matheus está em reformular o espaço para transformar a padaria em uma loja modelo.
“Recentemente, participei de uma missão técnica realizada pelo Prepara Padaria à FIPAN – maior feira de panificação e confeitaria do país. Foi primordial para conhecer as diversas possibilidades deste mercado, e modelos de negócios que funcionam e servem de inspiração. Fazer gestão é se atualizar a todo momento. Na padaria do meu pai, por exemplo, o produto era bom, mas a gestão não evoluiu. Não tem receita mágica! É preciso se atualizar e estar perto de pessoas que ajudem a alavancar o seu negócio”, afirma.
Conheça o negócio de Matheus Gonçalves por meio de sua página no Instagram: @casaverdepadaria