Economia e Negócios

Empreendedorismo cearense movimenta lojas do Assaí no São João

Clientes do Assaí Atacadista intensificam os preparativos para as festas juninas e apostam no período para impulsionar os negócios

Barraca junina em loja do Assaí Atacadista no Ceará (Foto: divulgação/Assaí Atacadista)

Fortaleza, junho de 2025 – No Nordeste, o São João aquece o comércio e transforma o ritmo de quem vive da venda de comida. O cheiro de milho cozido e bolo já está no ar e embala o ritmo dos pequeno e micro comerciantes que se preparam para vender mais com o preparo de quitutes e receitas típicas. Esse é o caso da empreendedora Araly de Albuquerque, de 52 anos, proprietária da Vila da Pizza, localizada no bairro Vila União. Cliente do Assaí desde 2012, ela realiza suas compras na loja do Montese, próxima ao seu negócio. “Eu acompanhava a obra da loja e torcia para que ficasse pronta logo. Ter uma unidade perto facilita demais a nossa logística”, conta. O estabelecimento funciona todos os dias da semana e atende clientes de diferentes bairros da cidade, como Centro, Aldeota, Passaré e São Geraldo. Cerca de 40% dos insumos da pizzaria, como trigo, margarina, calabresa, lombinho canadense, presunto, verduras e bebidas, vêm das prateleiras do Assaí.

Neste São João, Araly decidiu valorizar um sabor já tradicional do seu cardápio: a pizza de paçoca de amendoim, preparada com chocolate, queijo mussarela e paçoca. “A pizza de paçoquita já está no nosso menu, mas neste mês ela ganha mais espaço especial como uma homenagem à tradição junina. É uma forma de entrar no clima da festa com um toque regional que os clientes adoram”, afirma a empreendedora, que também oferece opções como lasanha, pastel, calzone e beirute no cardápio da casa.

Embora o período seja um momento estratégico para crescer a renda, a empreendedora ressalta que não é para esquecer da economia e do cuidado com os gastos no período. Nesse sentido, Araly cita o atacarejo como uma facilidade real para quem trabalha com alimentação. “Hoje consigo encontrar quase tudo o que preciso no Assaí, com preços acessíveis e variedade. Isso ajuda muito na hora de manter o estoque alto sem reverter em aumento de custo, principalmente em períodos como o São João, quando o movimento aumenta”, comenta. Para ela, tanto negócios maiores quanto os pequenos, como a sua pizzaria, conseguem aproveitar as vantagens do atacarejo no dia a dia.

Para atender essa demanda, em junho, o Assaí Atacadista aumentou o seu estoque nas lojas da região do Ceará. No comparativo com os meses anteriores, as unidades reforçaram em cerca de 30% o volume de estoque em itens típicos, como milho, amendoim, paçoca e flocão de milho, além de trazer ofertas e promoções exclusivas para a data, posicionando o atacarejo como o local para combinar economia, variedade e praticidade nas compras para as festas juninas.

PRESENÇA DO ASSAÍ NO CEARÁ

O Assaí conta com 15 lojas no Ceará, distribuídas nas cidades de Fortaleza, Sobral, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte e Maracanaú. O estado foi o primeiro a receber investimentos da rede fora do eixo São Paulo-Rio, ainda em 2008, e hoje é o segundo estado do Nordeste com maior número de unidades. Desde 2021, foram abertas seis novas lojas, todas na capital. A Cia. também é patrocinadora oficial do campeonato cearense há três anos e da Copa do Nordeste há cinco. Além disso, Fortaleza foi a cidade escolhida para introduzir o seu circuito nacional de corridas em comemoração aos 50 anos da rede. O evento, realizado na Av. Beira Mar, em novembro do ano passado, contou com um kit atleta de mais 60 produtos – providenciados por mais de 30 fornecedores locais.

Para o Diretor Regional do Assaí no Ceará, Denilson Costa, “o São João tem um peso cultural enorme para o Nordeste e, a cada ano, funciona como um importante incentivador da economia local. No Assaí, operamos de forma regionalizada, o que significa olhar praça a praça e ajustar sortimento e operação conforme as preferências de cada público. Por isso, todas as nossas 15 lojas no estado já estão abastecidas com um mix completo para o período de, incluindo carnes, petiscos a bebidas diversas, sempre com muita variedade e preços competitivos. Nosso papel é estar ao lado dos(as) clientes que fazem o São João acontecer: do pequeno comerciante que se prepara para vender mais à família que se reúne para celebrar e manter viva essa tradição.”

Neste ano, todas as unidades do Ceará também participam da campanha de São João “Preço Baixo Assaí é Arraiá até o Sol Raiá!”, estrelada por Michel Teló e Raphaela Santos. A ação, que conta com um vídeo promocional e jingle personalizado interpretado pelos cantores, ressalta aspectos da tradição junina e o compromisso da Companhia com a cultura e a economia popular nordestina. A campanha também comunica as ofertas exclusivas disponíveis no aplicativo Meu Assaí e as condições de pagamento do cartão Passaí, bandeira de crédito próprio da rede. Durante o São João, Clientes cadastrados(as) no app encontram descontos personalizados por região e, por meio do cartão, ainda conseguem parcelar as suas compras em até 3x sem juros e comprar itens de unidade com preço de atacado.

Sobre o Assaí Atacadista

O Assaí Atacadista é uma Corporation (empresa sem um único controlador), que opera no setor de atacarejo há 50 anos e a rede alimentar com a maior presença nos lares brasileiros (NielsenIQ Homescan). É ainda a melhor empresa de atacado e varejo do Brasil (Melhores e Maiores 2024 da Exame) e a marca mais lembrada do varejo físico e digital (Branding Brasil). Fundado em São Paulo (SP), o Assaí atende comerciantes e consumidores(as) que buscam maior economia na compra a varejo ou a atacado, liderando a proposta de inovação no formato. Atualmente, tem mais de 300 lojas em todas as regiões do país (24 Estados + DF) e mais de 87 mil colaboradores(as), sendo reconhecida pela GPTW como a melhor empresa de varejo alimentar para se trabalhar (companhias com mais de 10 mil colaboradores). As ações do Assaí são as únicas de uma empresa de atacarejo negociadas na B3 (ASAI3). Forte geradora de caixa, cresce ano após ano e, em 2024, registrou faturamento de R$ 80,6 bilhões. Reconhecida pelo seu forte trabalho social, conta com o Instituto Assaí que, desde 2022, atua com ações de impacto social nas frentes de apoio ao empreendedorismo, incentivo ao esporte e segurança alimentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *