Pequenos gênios no quadro do programa Domingão
Pequenos Gênios é um quadro do programa Domingão apresentado por Luciano Huck. A inteligência e Rapidez de raciocínio dos participantes vem chamando atenção dos telespectadores e até mesmo do apresentador, que durante o quadro, não contém a euforia diante de tamanha capacidade das crianças. ” Impressionante” disse Luciano Huck em performance do jovem Daniel, de apenas 9 anos, no ultimo domingo, dia 17.
Antes transmitido aos sábados, a competição migrou para os domingos, logo após o apresentador Luciano Huck assumir o comando do antigo programa: Domingão do Faustão que agora leva o nome de Domingão com Huck. O quadro já recebeu diversos meninos e meninas com extrema capacidade de fazer contas complexas e responder rapidamente perguntas difíceis.
Leia também: CEUB oferece atendimento jurídico gratuito à população do Distrito Federal
Pequenos gênios como entretenimento para a telinha dos domingos
Além de um entretenimento para telinha dos domingos da rede globo, o intuito do quadro é dar uma atenção especial para crianças com altas habilidades. Já foram revelados diversos talentos durante o período de pouco mais de 1 ano de exibição. O quadro vem tentando despertar curiosidade dos pais que não conseguem identificar as habilidades dos filhos. Muitos não conseguem diferenciar um bom desempenho escolar do que de fato é uma criança com alta performance.
Segundo os especialistas, as características variam de criança para criança, mas existem alguns traços que chamam mais a atenção.
- Rapidez e facilidade para aprender
- Curiosidade e senso crítico
- Facilidade para resolver problemas
- Habilidade diferenciada para esportes, arte outros.
- Idealismo e senso de justiça, que aparecem precocemente
- Vulnerabilidade acentuada às críticas feitas pelos outros com alto nível de necessidade de sucesso e reconhecimento.
Os especialistas também destacam a importância de mesmo que identificada, uma criança com altas habilidades, ela deve ser tratada normalmente como uma criança e deve seguir sua infância normalmente. Não pular etapas de desenvolvimento e trabalhar essas habilidades junto as instituições de ensino.
Elas explicam que por muitas vezes, o preconceito na escola com os amigos podem atrapalhar o desenvolvimento. A falta de entendimento da família ou dos professores também pode prejudicar. Muitas famílias não entendem as necessidades da criança e muitos acabam negando essas capacidades. Já outras, pecam pelo excesso, ressaltando excessivamente a capacidade acima da média apresentada pelo(a) filho(a), o que pode gerar uma pressão em corresponder às expectativas dos pais. Dessa forma, é importante perceber o potencial acima da média desde cedo.