Circuito Municipal de Cultura abre novo cadastramento de propostas artísticas
Chamamento contempla três eixos especiais da programação: Festividades Juninas; Programação para as Infâncias; e Semana do Patrimônio Cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 29 de abril, por meio de formulário on-line.
O Circuito Municipal de Cultura abre novo cadastramento de propostas artístico-culturais para as ações que vão se desdobrar entre os anos de 2025 e 2026. O chamamento é destinado a três eixos especiais da programação: Festividades Juninas, a serem realizadas nos Centros Culturais; Programação para as Infâncias, que irá ocupar os teatros públicos municipais; e Semana do Patrimônio Cultural, também nos Centros Culturais. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até às 17h do dia 29 de abril, por meio do preenchimento de formulário on-line (https://cadastramento.cmcbh.com/dl/a400f7). Podem participar pessoas físicas e jurídicas, residentes em Belo Horizonte ou região metropolitana, com propostas nas linguagens de artes cênicas, cultura popular, música e literatura. Mais informações sobre o regulamento estão no site do Circuito Municipal de Cultura: https://portalbelohorizonte.com.br/circuitomunicipaldecultura.
O Circuito Municipal de Cultura é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Odeon.
As propostas cadastradas vão compor o banco de dados do Circuito Municipal de Cultura e as atrações poderão integrar a programação dos 17 Centros Culturais Municipais da capital, além de agendas contínuas de projetos especiais como “Música de Domingo”, que acontece no Teatro Francisco Nunes; e “Quinta do Raul”, iniciativa que ocupa o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado. O banco de dados será válido até dezembro de 2026.
Uma comissão paritária composta por membros da sociedade civil e do poder público – irá analisar as propostas mensalmente, de acordo com a demanda artística do Circuito para o período. A seleção irá considerar critérios como: descentralização das atrações de modo a atender a todas Regionais da PBH; diversidade de linguagens artísticas; abrangência de público; qualidade artística; representatividade do trabalho para o setor ou para a comunidade onde atuam; originalidade e viabilidade da proposta dentro da programação. Com o objetivo de ampliar a diversidade e a representatividade nas atividades culturais, terão prioridade no processo de seleção as propostas que promovam acessibilidade e inclusão, bem como aquelas que envolvam a participação de artistas com deficiência (PCDs).
Eixos da programação
Festividades Juninas – Integram a agenda do Circuito Municipal de Cultura para celebrar as tradições populares dos festejos de junho e julho, incentivando a valorização das culturas regionais, das expressões comunitárias e das linguagens artísticas que compõem essa rica manifestação cultural brasileira.
Programação para as Infâncias – Busca promover experiências artísticas voltadas ao público infantil nos teatros públicos da cidade — Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília e Teatro Raul Belém Machado — por meio de apresentações que estimulem o brincar, a imaginação e o encantamento.
Semana do Patrimônio Cultural – Visa a difusão e fortalecimento das expressões, manifestações e bens culturais de Belo Horizonte, fomentando atividades que promovam a preservação, memória e salvaguarda do patrimônio cultural.
Sobre o Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura foi criado com o compromisso de oferecer uma programação contínua, em diversos formatos, a partir de ações descentralizadas nas nove regionais da PBH. Desde então, o projeto tem realizado shows, espetáculos cênicos, intervenções urbanas, exibição de filmes e mostras temáticas, além de atividades de reflexão e formação em diferentes linguagens artísticas, reforçando seu importante papel de fomento.
Entre dezembro de 2019, quando foi lançado, e setembro de 2024, data que marcou o fim do Ano IV, o Circuito Municipal de Cultura realizou 1150 atividades artísticas e culturais, que alcançaram um público estimado de aproximadamente 580 mil pessoas. Incluindo ações presenciais, virtuais e híbridas, a programação ocorrida durante esse período histórico do projeto movimentou a contratação de quase 7 mil artistas e profissionais técnicos da cadeia produtiva da cultura.
CIRCUITO MUNICIPAL DE CULTURA
Cadastramento de propostas artísticas
Quando. Até o dia 29 de abril
Onde. Formulário online disponível neste link.
Informações. cadastramento.cmc@institutoodeon.org.br