Entretenimento

Instituto Mantelli representa o Brasil na Conferência Global em Bogotá sobre o Fim da Violência Infantil

Em um momento histórico de grande importância, o Instituto Mantelli participou da 1ª Conferência Ministerial Global sobre o Fim da Violência Contra Crianças, realizada no Centro de Convenções Agora, em Bogotá, na Colômbia. Organizado pelo governo colombiano e com o apoio da ONU, UNICEF, OMS e do governo da Suécia, o evento reuniu líderes mundiais, ministros, presidentes e representantes da sociedade civil para discutir a urgente necessidade de erradicar a violência infantil globalmente. Mais de 110 países e 1400 pessoas se uniram em prol desse objetivo na ocasião.

A Presidente do Instituto Mantelli, Dra. Erica Mantelli, e a Diretora Patrícia Leal, ao lado da Ministra dos Direitos Humanos do Brasil, Macaé Evaristo, representaram o país e a sociedade civil, sendo convidadas pela OMS e UNICEF para participar deste marco internacional, reforçando o compromisso do país em atuar contra a violência infantil.

A conferência focou em questões fundamentais para a proteção das crianças, incluindo o papel das políticas públicas, a alocação de recursos e a implementação de estratégias eficazes de prevenção. Um dos pontos centrais debatidos foi como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem contribuir para eliminar a violência contra crianças até 2030.

Emocionada, Dra. Erica Mantelli comentou sobre a relevância de sua participação: “Foi com muita honra que recebemos o convite para participar dessa conferência tão importante que, pela primeira vez, reuniu centenas de países com o mesmo objetivo. O Instituto Mantelli tem como premissa social a cooperação com as camadas menos favorecidas da sociedade e iremos nos empenhar para o fim da violência sexual infantil como prioridade máxima.”

Durante a conferência, foram apresentados dados alarmantes sobre a violência que atinge milhões de crianças ao redor do mundo. De acordo com estimativas do UNICEF, 50% das crianças globais sofrem algum tipo de violência, seja abuso sexual, castigos físicos, violência online ou trabalho forçado. Além disso, cerca de 400 milhões de crianças menores de cinco anos, ou seja, seis em cada dez, sofrem agressões psicológicas ou castigos físicos dentro de suas casas. De acordo com o levantamento, aproximadamente 330 milhões de crianças dessa faixa etária são punidas fisicamente.

Este encontro não só marcou um passo importante na luta global pela segurança infantil, mas também foi uma oportunidade para líderes de diferentes nações compartilharem experiências, iniciativas e soluções para garantir que crianças em todo o mundo cresçam em ambientes livres de abuso e violência.

O Instituto Mantelli

Fundado pelos médicos Domingos e Erica Mantelli, o Instituto Mantelli é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cuja missão é prestar assistência médica gratuita e de excelência às comunidades vulneráveis. A experiência dos fundadores no Sistema Único de Saúde (SUS) expôs as lacunas no atendimento às mulheres de baixa renda, o que os motivou a criar uma instituição comprometida com a transformação social e o cuidado integral à saúde.

Dra. Erica Mantelli, ginecologista, obstetra e especialista em saúde sexual, lidera o Instituto com uma trajetória de dedicação e compromisso. Formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, Dra. Erica é especialista em Ginecologia, Obstetrícia, Medicina Legal, Perícias Médicas pela USP, além de ser formada em Sexologia e Sexualidade Humana, e Programação pelo Elsever Institute. Sua visão de transformar a saúde pública e oferecer cuidados médicos dignos para as populações mais vulneráveis segue sendo uma das principais motivações do Instituto Mantelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *