Destaque

14ª Edição do Festival Popular de Teatro de Fortaleza rompe fronteiras e chega a Redenção e Baturité

O Festival Popular de Teatro de Fortaleza (Feptef), em sua 14ª edição, rompe barreiras geográficas e sociais. Além de consolidar-se como um dos maiores movimentos culturais de rua, o evento amplia suas ações formativas com o apoio do Instituto Cultural Vale, não apenas nas cidades de Baturité e Redenção, mas também em bairros de Fortaleza, como: Boa Vista, Passaré, Mondubim, Jardim Iracema, Antônio Bezerra, Parque Dois Irmãos, Barra do Ceará e Jardim Guanabara. Ao todo, estão sendo realizadas 16 oficinas de formação artística para crianças e jovens das escolas públicas, que já estão em andamento e seguem até 6 de dezembro.

O objetivo é impactar aproximadamente 400 crianças de 16 escolas públicas, despertando nelas o interesse pelas artes cênicas. Sob a orientação da Companhia Prisma de Artes, as oficinas oferecem uma imersão criativa e divertida, indo além do ensino de técnicas teatrais ao estimular a imaginação e a sensibilidade artística.

Entre os temas trabalhados estão:” Teatro na infância: narrar e atuar”, conduzido por Ana Patrícia Moura; “É só para escutar com atenção e viajar nas asas da imaginação”, ministrado pela produtora Rebeka Lúcio; e “Quanto mais errado, mais certo: a palhaçaria como estado de presente”, sob o comando de Neto Holanda.

As ações contam com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio cultural da Enel e suporte do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secult Ceará e da Lei do Mecenato. O projeto também recebe recursos da Lei Rouanet, via edital Rouanet Favelas, destacando o esforço conjunto de instituições públicas e privadas para levar a arte aos mais diversos cantos do estado.

“O objetivo dessas oficinas é estimular essas crianças para o hábito da leitura, da imaginação, da criatividade, da arte. Muitas delas nunca tiveram contato com o teatro, nunca viram uma cortina abrir ou fechar. Esta é uma oportunidade de democratizar essa arte e levá-la onde o povo está”, destaca Raimundo Moreira, coordenador geral do Festival Popular de Teatro.

Cultura nas ruas: o festival em Fortaleza

O ponto alto do evento acontece em Fortaleza, onde o Feptef transforma a cidade em um gigantesco palco a céu aberto. A abertura oficial será na Praça José de Alencar, às 8h30 do dia 10 de dezembro, marcando o início de cinco dias de intensa programação cultural, totalmente gratuita.

Ruas, praças e até terminais de ônibus serão ocupados por dezenas de espetáculos teatrais, apresentados por companhias vindas de diversos estados do Brasil. O festival encerra-se no dia 14 de dezembro, reafirmando seu compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento da arte popular como ferramenta de inclusão e transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *